Mulher que descobriu gestação aos 7 meses dá à luz bebê de quase 6 kg
Conecte-se conosco

Brasil

Mulher que descobriu gestação aos 7 meses dá à luz bebê de quase 6 kg

Especialistas concluíram que Tales é um bebê macrossômico, ou seja, acima da curva em relação ao peso, considerando a idade gestacional.

Publicado

em

Atualizado há

Mulher e bebê em hospital
Mãe e bebê passam bem e devem receber alta neste sábado (Foto: Divulgação/Ascom HMS)

Na manhã desta quinta-feira (30), o Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, em Santarém, oeste do Pará deu as boas-vindas a um “superbebê”, com a ajuda de dois cirurgiões obstétricos, que precisaram trabalhar juntos na cirurgia do parto.

Lidiane Pereira Ferreira, mãe do “pequeno” Tales, só descobriu a gestação aos 7 meses. A criança nasceu com 5,660 kg e 62 centímetros. De acordo com Lidiane, que tem outros quatro filhos, todos nasceram com peso entre 4 e 5 quilos.

Foto: Divulgação/Ascom HMS

“Descobri que estava grávida aos 7 meses. Eu era uma gorda normal e a barriga da gestação não aparecia. Eu não tinha enjoo e estava menstruando todos os meses. Quando fui no posto de saúde e fazer um exame veio a primeira surpresa: eu estava grávida. Já comecei o pré-natal dos 8 para os 9 meses, mesmo assim eu continuava menstruando”, contou Lidiane ao G1.

“Tales era um bebê que não mexia muito, não chutava. A barriga só apareceu depois que eu descobri que estava grávida”, disse.

A mãe só descobriu que Tales estava com peso acima da média depois de dar entrada no hospital, já em trabalho de parto. “Eu nunca imaginei que iria ter um bebê tão grandão como o Tales. Só no hospital eu soube que o bebê era muito grande e que um parto normal poderia ter complicações. Então o médico perguntou se eu aceitaria fazer a cesárea e eu aceitei, pra não ter risco pra mim e nem para o bebê. Eu olho pra ele e acho lindo, mas a ficha parece que ainda não caiu. É um bebê enorme”, disse Lidiane.

Bebê Macrossômico

A médica obstetra Leiliane Almeida explicou ao G1 que Tales é um bebê macrossômico. Ou seja, a criança nasceu acima da curva, quando relacionado peso a idade gestacional. Dessa forma, quando nasce um bebê mascrossômico, os cuidados devem ser maiores, para evitar riscos de saúde, em decorrência do peso.

“Como a mãe não tinha feito o pré-natal completo, a gente aguarda resultados de exames para que bebê e mãe recebam alta. O bebê está sendo monitorado para que não venha a ter hipoglicemia. Foi tudo bem no parto, mas foi um susto também para toda a equipe e todo um cuidado por se tratar de um bebê assim, tão grandinho”, explicou a obstetra.

Equipe completa

Para a cirurgia do parto de Tales, participaram dois cirurgiões, uma pediatra, um médico residente da obstetrícia, um médico residente da pediatria, um anestesista, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. Um total de oito profissionais.

Depois de 1h30 de cesárea, o bebê nasceu. Tanto Lidiane quanto Tales passam bem, e devem receber alta hospitalar neste sábado (2).

Brasil

São Paulo envia mais 2 helicópteros para auxiliar no resgate de vítimas no Rio Grande do Sul

Equipes de SP chegam ao RS para auxiliar vítimas de temporais, com ações de resgate e suporte logístico em andamento.

Publicado

em

Por

O Águia 33 e o Águia 24 vão decolar neste sábado, junto com dez policiais, incluindo pilotos, tripulantes, mecânicos e um enfermeiro. (Foto: Governo de SP)

Mais de 290 pessoas já foram resgatadas pelas equipes de São Paulo Dois novos helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, os Águia 33 e 24, decolaram na manhã deste sábado (4) do Aeroporto Campo de Marte com destino ao Rio Grande do Sul. As aeronaves, que se juntam ao Águia 12 já presente no local desde quarta-feira…

Continuar lendo

Brasil

Chuva de meteoros formada por rastros do cometa Halley será visível no Brasil neste domingo

Publicado

em

Por

Chuva de meteoros
Saiba como observar a chuva de meteoros Eta Aquáridas no Brasil (Foto: ARMAN ALCORDO JR./Pexels)

Ativo desde 19 de abril e com pico no dia 5 de maio, os céus do Brasil serão agraciados com a Chuva de Meteoros Eta Aquáridas, um evento astronômico imperdível para apaixonados por estrelas e observadores casuais. Visível até o dia 28 de maio no Hemisfério Sul, essa chuva de meteoros promete ser um dos destaques do céu noturno em…

Continuar lendo

Brasil

‘ENEM dos Concursos’ é adiado devido às fortes chuvas no Rio Grande do Sul

Governo busca “saída jurídica” para garantir que ninguém seja prejudicado pelo adiamento.

Publicado

em

Por

O Governo adiou as provas do CNU em todo o país devido às chuvas no RS. Nova data ainda não foi definida (Foto: Reprodução/g1)

O Governo Federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos", que aconteceria neste domingo (5) em todo o país. A gestão tomou a decisão em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul, que alagaram cidades, destruíram moradias e deixaram pelo menos 37 mortos até o momento. Cerca de 2,5…

Continuar lendo

Brasil

Corpo de Bombeiros de São Paulo disponibiliza curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco

Publicado

em

Por

Foto: Fernando Nascimento/Governo do Estado de São Paulo

O Corpo de Bombeiros de São Paulo implementou uma plataforma online e gratuita, oferecendo cursos e orientações de segurança em apoio à Lei Lucas. Esta legislação, estabelecida para proteger crianças em ambientes escolares, tem como objetivo principal garantir que alunos e funcionários estejam preparados para lidar com situações de risco. Mais de 100 mil pessoas, entre alunos e colaboradores, já…

Continuar lendo

Brasil

Chuvas deixam ao menos 32 mortos e 60 desaparecidos no Rio Grande do Sul

Estado sofre uma das maiores tragédias climáticas de sua história; governador decretou estado de calamidade pública por 180 dias

Publicado

em

Por

Temporal histórico causou estragos em cerca de um a cada três municípios gaúchos. Foto: Reprodução/g1

O Rio Grande do Sul enfrenta uma das maiores tragédias climáticas de sua história, com temporais que já impactaram cerca de um terço dos municípios do estado. As fortes chuvas, que começaram no início desta semana, resultaram em pelo menos 32 mortes confirmadas e 74 pessoas desaparecidas até agora, além de milhares de desabrigados, centenas de ilhados e inúmeros danos…

Continuar lendo
Publicidade