Connect with us

Brasil

Novo RG será digital e obrigatório; veja o que muda e como emitir

O documento tem como objetivo simplificar a vida dos cidadãos criando um cadastro único para os brasileiros

Published

on

Atualizado há

Foto: @jcomp / freepik - divulgação / TSE

O governo federal anunciou o novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CID), que reunirá diversos documentos como CNH, CPF, RG, PIS/Pasep dentre outros. O “novo RG” servirá também como um documento de viagem pelos países do Mercosul, tendo em vista que o novo documento estará seguindo o padrão internacional.

O documento tem como objetivo simplificar a vida dos cidadãos criando um cadastro único para os brasileiros, utilizando o CPF e um QR Code para que seja realizada a identificação eletrônica de forma online e offline dos brasileiros.

Logo, a partir da emissão do novo documento, os brasileiros estarão livres da necessidade de andar tanto com o RG quanto com o CPF ou ainda qualquer outro documento que seja apresentado no novo RG digital.

A documentação será constituída através de dados pessoais e biométricos do cidadão (foto do rosto e digitais de todos os dedos das mãos). O RG digital terá um visual único para todos os cidadãos do país, o documento também deve ter um tamanho reduzido e será emitido tanto em papel como temos atualmente nos outros documentos como uma versão digital.

Outra vantagem para o novo documento é a implementação de diversas camadas de segurança, sendo assim, além de simplificar a vida do brasileiro, o novo documento também reduzirá significativamente o número de falsificações de documentos.

A emissão do novo RG digital será expedida pelas secretarias de Segurança Pública dos estados e Distrito Federal, que serão responsáveis pela distribuição do documento de forma gratuita à população.

As secretarias têm o prazo de até 3 de março de 2023 para implementar todas as mudanças para a emissão do novo RG digital. O governo já desenhou como funcionará o processo de emissão do novo RG digital, que deve recolher as impressões digitais dos brasileiros que serão inseridos na BDCN (Base de Dados de Identificação Civil Nacional), em seguida, após cadastramento biométrico, o cidadão deverá baixar o aplicativo DNI (Documento Nacional de Identidade), para realizar um pré-cadastro, e a operação será finalizada em um ponto de atendimento físico ou virtual das secretarias de Segurança Pública.

O documento de identidade atual ainda será valido, validade esta que será de 10 anos para os cidadãos que possuam até 60 anos de idade. Já para os idosos acima dos 60 anos, o atual RG continuará valendo por um período de tempo indeterminado.

Brasil

Fenômeno raro: Lua de Morango encanta o Brasil às vésperas do Dia dos Namorados

Com brilho intenso e baixa elevação no horizonte, o evento será acompanhado por Antares e atinge o auge às 4h46 com rara paralisação lunar.

Published

on

Nesta quarta-feira (11), véspera do Dia dos Namorados, o céu reserva um espetáculo especial para os apaixonados: a chamada “Lua de Morango” poderá ser observada com nitidez em todo o Brasil. O fenômeno ocorre durante a Lua Cheia, que estará particularmente visível, criando o cenário perfeito para uma noite romântica. Apesar do nome curioso, a “Lua de Morango” não tem…

Continue Reading

Brasil

Soltar balões nas Festas Juninas aumenta o risco de incêndios, alerta CPFL Piratininga

Confira as orientações da campanha Guardião da Vida para evitar acidentes e apagões durante as celebrações.

Published

on

Durante o período das festas juninas, a soltura de balões — prática ilegal, porém ainda comum em diversas regiões do país — ganha força e acende o alerta da CPFL Piratininga. Por meio da campanha Guardião da Vida, a distribuidora reforça os riscos que os balões representam, principalmente quando se aproximam das redes de energia elétrica. Segundo a empresa, os…

Continue Reading
Pular para o conteúdo