Pantanal fecha setembro com pior índice de queimadas desde 1998
Connect with us

Brasil

Pantanal fecha setembro com pior índice de queimadas desde 1998

O aumento abrupto de queimadas já consumiram cerca de 25% da área do Pantanal, destruindo áreas como o Parque das Águas, maior refúgio de onças pintadas do país

Published

on

Incêndio no Pantanal. (Foto: Divulgação)
Os números do Inpe mostram, ainda, que a situação não dá sinais de melhora. (Foto: Divulgação)

O Brasil fechou o mês de setembro com o pior registro de queimadas no Pantanal desde 1998, quando o Instituto Nacional de Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou seus registros, com 18.259 focos de incêndio acumulados desde o início de 2020 até 30 de setembro.

O número é 201% a mais que no mesmo período de 2019. Ainda com três meses para completar o ano, o número de focos de incêndio acumulados em 2020 já ultrapassa todos os anos anteriores completos, desde 1998. Em 2005, quando o Pantanal esteve em sua pior situação, as queimadas acumularam, em todo ano, 12.536 focos – 45,6% menos que em nove meses de 2020.

Os números do Inpe mostram, ainda, que a situação não dá sinais de melhora. Na quarta-feira (30), o número de focos ativos de incêndio era de 682, o maior desde o dia 14 de setembro.

Após uma rápida chuva na região no dia 19, o número de queimadas caiu, mas voltou a subir nos últimos dias do mês. De acordo com as previsões do Inpe, no entanto, a chuva só deve chegar com força ao Pantanal no final deste mês.

A combinação de um ano extremamente seco com acúmulo de vegetação seca é apontado pelo Ministério do Meio Ambiente como as causas do aumento abrupto de queimadas, que já consumiram cerca de 25% da área do Pantanal, destruindo áreas como o Parque das Águas, maior refúgio de onças pintadas do país.

Investigação

No entanto, servidores do Ibama e do ICMBio, em condição de anonimato, disseram à Reuters que houve um atraso de três meses na contratação de brigadistas para o trabalho preventivo de combate aos riscos de queimadas, tanto no Pantanal quanto na Amazônia. O governo federal começou o envio de ajuda aos Estados apenas em agosto, quando o Pantanal já queimada há um mês.

Além disso, há suspeitas de incêndios propositais. A Polícia Federal investiga cinco fazendeiros com terras na região onde teriam sido iniciados alguns dos principais focos, que se espalharam pelo bioma.

De acordo com a PF, o local de início das queimadas seria em regiões inóspitas dentro das fazendas e em áreas de proteção próximas a pastagens. A suspeita da PF é que o fogo foi iniciado intencionalmente para ocupar as áreas de proteção e abrir novas pastagens e saiu de controle.

Com informações do Portal Terra.

Brasil

Lula é submetido a procedimento para evitar novo sangramento na cabeça

O médico Roberto Kalil informou que o procedimento de Lula, iniciado às 7h10, foi um sucesso. Ele já está consciente.

Published

on

Presidente Lula.
Lula passa por procedimento para evitar novo sangramento na cabeça (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Na manhã desta quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por outro procedimento médico para evitar um novo sangramento na cabeça.  O médico Roberto Kalil ao portal de notícias ‘G1’ disse que o procedimento, que começou por volta das 7h10, teve duração de cerca de uma hora e foi um sucesso. O presidente já está consciente e…

Continue Reading

Brasil

WhatsApp, Facebook e Instagram apresentam instabilidade nesta quarta-feira (11)

Usuários relatam dificuldades para acessar as redes sociais e enviar mensagens pela plataforma.

Published

on

Homem segurando um smartphone com whatsapp aberto na tela
Foto: Freepik

Usuários relatam instabilidade nas plataformas WhatsApp, Instagram e Facebook na tarde desta quarta-feira (11). Além disso, ferramentas como Facebook Messenger e WhatsApp Business também estão apresentando problemas. Os registros de problemas começaram por volta das 14h30 de hoje. De acordo com o Downdetector, que reúne reclamações de instabilidade em sites, registrou mais de 6 mil relatos de usuários do WhatsApp…

Continue Reading

Brasil

Governo de São Paulo isenta IPVA de veículos menos poluentes; entenda

A iniciativa do Governo de São Paulo de isentar o IPVA, visa promover a utilização de veículos mais sustentáveis e menos poluentes.

Published

on

Carros - IPVA
Foto: Divulgação/Governo de SP

Na última terça-feira (10), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o Projeto de Lei nº 1510/2023, que prevê a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os proprietários de veículos movidos a hidrogênio e híbridos, que combinam motor elétrico com motor a combustão flex, alimentado por etanol. Segundo Samuel Kinoshita, secretário da…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content