Prefeitura de Ilha Comprida volta atrás e diz que criança de 11 anos não foi ferida por tubarão
Conecte-se conosco

Brasil

Prefeitura de Ilha Comprida volta atrás e diz que criança de 11 anos não foi ferida por tubarão

De acordo com a administração municipal, ainda não se sabe qual animal causou lesão no menino. Há a hipótese de ter sido uma raia ticonha.

Publicado

em

Atualizado há

População olhando o cardume de peixes. (Foto: Reprodução/Rócio Um Bom Lugar Iguape)

A Prefeitura de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, voltou atrás e informou, por meio de nota, na última terça-feira (16), que o ferimento sofrido pela criança de 11 anos em uma das praias da cidade não foi causado por um tubarão. O caso ficou bem conhecido depois de ganhar repercussão na mídia, após a prefeitura confirmar que o menino teria sido ferido ao esbarrar em um cardume de cações. Ainda não é possível confirmar qual animal foi responsável pelo incidente.

No começo, a prefeitura havia veiculado que um cardume de cações em deslocamento para o Leste do país teria esbarrado na criança, por volta das 12h da segunda-feira (15). O menino estava no mar, brincando com alguns familiares, quando viu um peixe, que foi apontado como um tubarão, na direção de sua perna.

De acordo com o g1, a criança estava na cidade à passeio, visitando o pai, que mora em Ilha Comprida. Apesar do susto, o menino foi socorrido a uma unidade de saúde, levou pontos na perna e passa bem.

Segundo a vítima, Carlos Alexandre Oliveira Marques, tudo aconteceu muito rápido.  “Quando a gente viu, já estava muito perto de nós. Até que foi pequeno o corte, mas quando olhei, estava saindo muito sangue, então fiquei desesperado, achando que coisa pior tinha acontecido. Só que depois que os médicos limparam minha perna, vi que não precisava ficar preocupado”, comenta.

Até a tarde da última terça-feira, acreditava ainda que, realmente, tratava-se de um tubarão, porém a versão foi negada pela prefeitura, depois de muitas análises de vídeos e fotos do ferimento da criança, que foram feitas pela equipe do Projeto Elasmocategorias. 

A conclusão foi de que o incidente não foi causado por nenhuma espécie de tubarão. Provavelmente, segundo a prefeitura de Ilha Comprida, o machucado foi provocado por um cardume de raias ticonha (Rhinoptera bonasus e R. brasiliensis), muito comuns na região, ou outra espécie de peixe ósseo.

Ainda de acordo com a nota, além do ferimento não ser compatível com um ataque de cação, a região onde ocorreu o incidente é rica em espécies de peixes, incluindo aquelas que são alimento para os tubarões, fator que colabora para que a equipe técnica acredite que não há motivos para o ataque.

Fonte: g1.

Brasil

Mega-sena acumula e prêmio vai para R$ 28 milhões

Publicado

em

Por

Foto de lotérica
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do Concurso 2.719 da Mega-Sena, sorteadas nesta terça-feira (30). Os números são 16 - 25 - 27 - 30 - 42 - 48  Com isso, o prêmio da faixa principal para o próximo sorteio, no sábado (4), está estimado em R$ 28 milhões. A quina teve 39 apostas ganhadoras, e cada uma vai receber…

Continuar lendo

Brasil

Prazo final para MEI entregar Declaração Anual é dia 31 de maio

O microempreendedor que entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa, a ACE Jundiaí alerta.

Publicado

em

Por

Em Jundiaí há cerca de 43 mil MEIs, que precisam entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (Foto: ACE Jundiaí)

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) têm até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) referente a 2023. Esta é uma obrigação do microempreendedor e quem entregar a declaração em atraso está sujeito ao pagamento de multa. Nesta declaração o MEI deve informar as receitas obtidas em 2023, de acordo com os diferentes tipos de…

Continuar lendo

Brasil

Escolha uma VPN gratuita para o Twitter (X) para navegar ilimitadamente no X do Brasil e enquanto estiver viajando

Publicado

em

Por

Foto de Souvik Banerjee na Unsplash

O Twitter é uma rede social popular no Brasil. Conforme os dados mais recentes, 40 milhões de brasileiros acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês. De fato, é uma rede social conveniente que permite que você siga políticos, empresários e celebridades. No entanto, dada a batalha em andamento entre Alexandre de Moraes e Elon Musk, vale a pena…

Continuar lendo

Brasil

Casal acusa papelaria que se negou a fazer convite de casamento gay; loja fala em ‘heterofobia’

Após print de conversa viralizar na internet, casal denunciou homofobia e donos de empresa confirmaram que não trabalham com “eventos homossexuais”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução - Redes Sociais/Canva

Nesta terça-feira (23), um casal de homens gays denunciou uma papelaria que se recusou a fazer o convite do seu casamento por ser um “evento homossexual”. Através das redes sociais, uma amiga dos noivos compartilhou um print de um conversa que o casal teve com a loja. Eles relataram que solicitaram o orçamento dos convites de seu casamento, marcado para…

Continuar lendo

Brasil

Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, diz relatório internacional

O país teve 3,4 milhões de denúncias de violações de direitos humanos, como racismo, violência física e psicológica e assédio sexual, um aumento de 41% em comparação a 2022.

Publicado

em

Por

Desigualdade no Brasil
O relatório "O estado dos direitos humanos no mundo", é divulgado anualmente pela Anistia Internacional (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (24), a Organização Não Governamental (ONG) Anistia Internacional, divulgou um relatório que coloca o Brasil como um dos países mais desiguais do mundo. O chamado "Estado dos direitos humanos no mundo", divulgado anualmente, mostra um panorama sobre a garantia de direitos humanos em 155 países. O relatório estuda questões sociais, econômicas, culturais e políticas. De acordo com a…

Continuar lendo
Publicidade