Procuradoria considera que novo RG estimula violações de direitos humanos contra pessoas trans
Connect with us

Brasil

Procuradoria considera que novo RG estimula violações de direitos humanos contra pessoas trans

A indicação se dá em razão de o novo modelo estabelecer que o nome civil deve ser disposto antes do nome social, junto da inserção de sexo

Published

on

Atualizado há

Novo RG
(Foto: Divulgação/ Ministério da Justiça)

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) considerou que características do novo modelo da carteira de identidade, mais conhecida como RG, previstas em decreto editado pelo governo Jair Bolsonaro, estimulam “violações dos direitos humanos” contra pessoas trans. A indicação se dá em razão de o novo modelo estabelecer que o nome civil deve ser disposto antes do nome social, junto da inserção de sexo.

“O fato de o nome de registro passar a compor o mesmo espaço do nome social, em posição de destaque, aliado à limitação da solicitação de inclusão do nome social à base da receita federal, intensifica a repulsa da iniciativa”, afirmam o procurador federal dos direitos do cidadão, Carlos Alberto Vilhena, e o coordenador do Grupo de Trabalho Populações LGBTI+: Proteção de Direitos, Lucas Almeida Dias.

Ainda de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), as citações feitas em nota técnica não contribui com atuação do órgão no bojo de ação civil pública, mas também auxiliar a Equipe de Transição do governo eleito, “no que tange a análise dos debates em torno do reconhecimento da inconstitucionalidade e inconvencionalidade dos critérios constantes no decreto”.

O nome civil é o que foi registrado no momento do nascimento da pessoa, junto ao Cartório de Registro de Pessoas Naturais. Já o nome social independe de registro em qualquer documento e tem relação com a forma pela qual as pessoas se identificam.

É nesse contexto que a Procuradoria argumenta que os critérios do novo modelo de RG implicariam em “constrangimento”, em especial para as pessoas trans que não querem ou têm dificuldades para mudar seu nome e/ou gênero em cartório. As informações foram compartilhadas pelo MPF.

Para o MPF, com o registro do nome e/ou gênero em cartório, o nome pelo qual a pessoa trans se identifica deixa de ser nome social e passa a ser o nome civil. “Ou seja, os documentos pessoais e os demais registros identitários devem ser alterados, sendo vedadas as informações que possibilitem discriminações de qualquer espécie”, explica o órgão.

Brasil

Mega-Sena acumula novamente e prêmio chega a R$ 76 milhões

Próximo sorteio será realizado na terça-feira (3).

Published

on

Bilhetes de Mega-Sena
Sorteio da Mega-Sena foi realizado no sábado, 30 de novembro (Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil)

No sorteio do concurso 2.802 da Mega-Sena, realizado no sábado (30), ninguém acertou as seis dezenas sorteadas. O prêmio acumulado subiu para R$ 76 milhões e o próximo sorteio será realizado na terça-feira (3). Os números sorteados foram: 17 - 21 - 26 - 28 - 32 - 60. Apesar de ninguém ter acertado as seis dezenas, 36 apostas acertaram…

Continue Reading

Brasil

Aplicativo da Caixa apresenta instabilidade neste domingo (1º), diz usuários

Pico de queixas foi registrado por volta das 9h, segundo o Downdetector.

Published

on

Aplicativo da Caixa apresenta instabilidade neste domingo, 1º de dezembro (Foto: Reprodução/ X)
Aplicativo da Caixa apresenta instabilidade neste domingo, 1º de dezembro (Foto: Reprodução/ X)

Neste domingo (1º), o aplicativo da Caixa Econômica Federal apresentou instabilidade para alguns usuários e, segundo o 'Downdetector', site que monitora o funcionamento de serviços online, a falha começou a ser apresentada a partir das 6h, com pico de reclamações às 9h.  As principais queixas apontam falhas ao realizar login tanto em sistemas Android e iOS. “Não foi possível efetuar…

Continue Reading

Brasil

CCR AutoBAn anuncia revitalização da iluminação nos trevos da Rodovia Anhanguera

Os trabalhos serão realizados no período noturno com possibilidades de interdições das faixas

Published

on

CCR AutoBAn
Obras estarão ativas até dia 8 de dezembro (Foto: Divulgação/ CCR AutoBAn)

A partir de segunda-feira (2), a CCR AutoBAn dará início à revitalização da iluminação em importantes trechos da Rodovia Anhanguera. Os pontos de melhoria incluem os trevos do km 62, em Jundiaí, km 104, em Campinas, além do retorno localizado no km 38, em Cajamar, abrangendo os sentidos Norte (interior) e Sul (capital). 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content