Olimpíadas: dupla do tênis convocada oito dias antes da estreia conquistam medalha histórica para o Brasil
Conecte-se conosco

Esportes

Olimpíadas: dupla do tênis convocada oito dias antes da estreia conquistam medalha histórica para o Brasil

Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram bronze neste sábado, com virada em Tóquio.

Publicado

em

Atualizado há

A manhã deste sábado (31) já começou bem, com a dupla Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistando uma medalha histórica de bronze para o time brasileiro de tênis, durante as Olimpíadas de Tóquio. A vitória vem logo depois da convocação surpresa para a competição.

As meninas, que em geral não fazem dupla, mas se conhecem desde bem jovens, foram chamadas para competir nas Olimpíadas de Tóquio oito dias antes da estreia. Até esse momento, Laura nem sabia que tinha sido inscrita. “Soube antes dela, e ela estava dormindo e não acordava. Eu tentando ligar, ela não acordava, e eu tinha que jogar semifinal. E esse aqui (Eduardo Frick, gerente da Confederação Brasileira de Tênis) me ligando. Eu falava: ‘Não, vou jogar a semifinal e depois te ligo’. E ele falou ‘Não, é agora, é urgente'”, comentou Laura.

“Pensei que tivesse algum torneio novo no Brasil. Nem sabia que a gente estava inscrita, não sabia que ia ter chance de a gente entrar. Fiquei sem chão.”

Eduardo Frick inscreveu as duas na lista de espera da chave olímpica. Luisa é a 23ª do ranking mundial de duplas, e a melhor brasileira da lista. Na época da inscrição, Laura estava em 190º lugar, mas já era a segunda melhor do Brasil. Precisavam de muita sorte para que fossem selecionadas para Tóquio, mas o gerente da CBT quis arriscar e a sorte veio.

“Essa foi a inscrição feita no dia 22 de junho. E eu sabia que o último dia que a lista poderia ter uma alteração era 16 de julho. E foi o que ocorreu. No dia 16 de julho, a ITF me liga pela manhã e diz que, com as realocações, as meninas tinham entrado. Esse foi o grande “X” da questão. Teve uma dupla da Geórgia que reclamou. Elas tinham um ranking melhor que as meninas, mas não fizeram a inscrição. Paciência, nós que entramos e deu tudo certo”, explicou Frick.

“Eu estava em casa, já tinha deixado para lá das Olimpíadas. Queria muito ir, mas era o último dia para se retirarem. A gente estava fora na lista, e eu já tinha aceitado, estava torcendo para os outros brasileiros. Só que a lista rodou”, Luisa, que mora nos Estados Unidos e, ao contrário de Laura, já sabia que havia sido inscrita para os Jogos.

“Foi um sentimento incrível. Uma das primeiras pessoas que eu liguei foi a Laura, e a gente estava gritando no telefone. E o resto é história”, disse a tenista.

Conquista histórica

No final, tudo deu certo e de última hora, Luisa e Laura ficaram com a vaga na chave de duplas femininas nas Olimpíadas. A cada etapa, as meninas colecionavam rivais derrotados e se garantiram na briga pelo pódio. Nas semifinais deram uma caída, mas reagiram rumo à medalha de bronze.

“É sempre uma honra jogar pelo Brasil, acho que a gente joga com alma e coração. Desde o começo estamos falando queremos levar essa medalha para o Brasil. E é não qualquer medalha, a gente quer a de ouro”, disse Laura.

As meninas passaram por candidatas ao ouro em Tóquio, como as americanas Bethanie Mattek-Sands e Jessica Pegula. Para chegarem à semifinal, precisaram de uma virada contra as rivais, depois de perderem o primeiro set por 6/1.

Esportes

Filho de Jundiaí, Nenê celebra o marco de 1000 jogos na carreira

Publicado

em

Por

Em uma carreira profissional que é a própria definição de longevidade e sucesso, Nenê, o estimado filho de Jundiaí, atingiu o impressionante marco de 1000 jogos. Esta conquista notável veio durante a decisão do Campeonato Gaúcho, em uma partida emocionante contra o Grêmio, representando o Juventude. Este momento é um testemunho não apenas do talento excepcional de Nenê, mas também…

Continuar lendo

Esportes

Ocelots Futebol Americano enfrenta Guarani Indians neste domingo em Jundiaí

Disputa será crucial para equipe jundiaiense garantir uma vaga direta nos playoffs

Publicado

em

Por

Foto: Grasiela Gonzaga

No próximo domingo, dia 21 de abril, às 15h, o Ocelots Futebol Americano enfrenta a equipe do Guarani Indians em um confronto de extrema importância pela quarta rodada da fase de grupos da SPFL Série Diamante. O jogo acontecerá na Arena Jaguatirica, em Jundiaí. Após uma derrota contra o Guarulhos Rhynos FA, o Ocelots não pode mais se dar ao…

Continuar lendo

Esportes

Como o esporte facilita a cooperação intergrupal no Brasil

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

O Brasil é sinônimo de uma rica herança esportiva que pulsa no coração de sua sociedade, colorindo a consciência nacional com tons de entusiasmo, paixão e unidade. A cultura do esporte no Brasil não se limita ao mero entretenimento ou à proeza física, mas se estende como um tecido social que une comunidades e nutre um senso de identidade comum.…

Continuar lendo

Esportes

Uma breve história dos torneios de esportes cibernéticos

Publicado

em

Por

Foto: Imagem gerada por IA

Os torneios de esportes cibernéticos, hoje um espetáculo global, tiveram um início humilde. No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o crescimento dos jogos competitivos era predominantemente localizado, com pequenos grupos de entusiastas organizando festas em LAN locais e torneios amadores. A onipresença da Internet, no entanto, impulsionou os esportes cibernéticos para um cenário global. Como a…

Continuar lendo

Esportes

Taça das Favelas de Jundiaí 2024 abre inscrições para os atletas

Torneio começa no dia 11 de maio, com final prevista para 22 de junho

Publicado

em

Por

Jundiaí terá nova edição da Taça das Favelas, com a participação de 600 jovens. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A segunda edição da Taça das Favelas Jundiaí, uma realização da Cufa e Prefeitura de Jundiaí, com promoção da TV TEM, começa no dia 11 de maio, com final prevista para 22 de junho. Os interessados em participar devem fazer sua inscrição pelo aplicativo oficial do torneio Placar Esportivo e passar por uma peneira entre as equipes em suas respectivas…

Continuar lendo