Foto: Jfanchin/Canva
Foto: Jfanchin/Canva

O coentro é uma planta aromática bastante polêmica. Muito amam; outros detestam. Ainda assim, ela é responsável por trazer diversos benefícios à saúde com seus compostos fenólicos como carotenoides, flavonoides, saponinas e taninos.

Além disso, o coentro também é rico em vitamina A, B e C. Igualmente conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o coentro possui cálcio, ferro, fósforo, magnésio e alta concentração de potássio.

Se você está por aqui, podemos assumir que você ama essa plantinha. Então, quer saber o que significa cada um desses componentes descritos acima? Só continuar por aqui!

Confira os diversos benefícios do coentro

1. Previne alguns tipos de câncer

Os carotenoides, taninos e flavonoides são compostos antioxidantes presentes no coentro. Dessa forma, combatem a ação dos radicais livres e auxilia na prevenção de cânceres como os de mama, pele e pulmão.

2. Reduz colesterol ruim e aumenta colesterol bom

A planta é rica em gorduras saudáveis, como palmítico, ácido graxo oleico e esteárico; e tem alta concentração de antioxidantes, como vitamina C, e magnésio e potássio. Assim, consumir coentro auxilia na diminuição de riscos de problemas relacionados à pressão alta e reduz os níveis de colesterol “ruim” (LDL).

Ademais, o coentro promove o aumento do colesterol “bom” (HDL) prevenindo o organismo de doenças como derrame, aterosclerose e infarto.

3. Contribui na digestão e na saúde intestinal

O coentro faz parte de receitas que auxiliam a digestão e os desconfortos gastrointestinais desde a antiguidade. Ele possui fibras que estimulam o movimento intestinal regular. Como resultado, previne a prisão de ventre, má digestão, náuseas e gases.

Enquanto isso, seu óleo essencial combate o excesso de bactérias ruins no intestino, equilibra a flora intestinal e atua na prevenção de infecções e diarreias.

4. Previne o envelhecimento precoce

Por ter alta concentração de antioxidantes, a planta diminui os danos dos raios ultravioletas do sol e ajuda a prevenir a flacidez e as rugas. Além disso, pode ajudar a evitar o câncer de pele combatendo os radicais livres.

[tdj-leia-tambem]

5. Previne diabetes

O coentro contêm propriedades antioxidantes o que ajudam a fortalecer o pâncreas, otimizando a ação da insulina, hormônio capaz de controlar os níveis de açúcar no sangue. Assim, seu consumo pode atuar na prevenção da diabetes.

6. Melhora a saúde do fígado

Por ter grande efeito antioxidante, o coentro auxilia na desintoxicação do fígado. Com isso, a planta promove a eliminação de toxinas e metais pesados, como o mercúrio.

7. Auxilia na saúde cadíaca

Como, agora, você já sabe, adicionar coentro em sua dieta reduz os níveis de colesterol ruim. Ou seja, além disso, também pode diminuir o risco de problemas cardíacos. Isso acontece porquê o coentro tem alta quantidade de magnésio e potássio, assim como ácidos graxos.

8. Contribui para a saúde do cérebro

Suas propriedades anti-inflamatórias, podem te proteger de doenças que afetam o cérebro, como o Alzheimer. Além disso, por conter vitaminas B, melhora a comunicação das células do sistema nervoso. De acordo com pesquisas, ainda, consumir coentro, os componente de vitamina B e magnésio presentes no coentro auxiliam na diminuição do estresse e da ansiedade.