
Fruta originária da Ásia e do Oriente médio, o figo é muito cultivado em diversas partes do mundo. Normalmente consumido natural ou em receitas culinárias, o figo é fonte de muitos nutrientes para o nosso organismo como o carboidrato, fibras, potássio, manganês, cálcio e vitaminas A, B1, B6, C e K.
Além disso, a fruta é rica em flavonides e antioxidantes, como caroteno, luteína, taninos, ácido clorogênico entre outros. Eles combatem o envelhecimento precoce e o aparecimento de outras doenças.
Com o alto índice de fibras, o figo também tem propriedades digestivas que podem ajudar na melhoria do trânsito intestinal, como também contribui com a perda de peso.

Benefícios para saúde
Evita a pressão alta
O figo ajuda a controlar a pressão alta por ter uma grande quantidade de potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio pela urina. Assim, essa fruta pode evitar complicações como o infarto ou derrame. Como é rico em nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórias, o figo melhora o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e evitando a pressão alta.
[tdj-leia-tambem]
Protege o coração
Como uma boa fonte de potássio, ajuda também a diminuir a tensão nos vasos sanguíneos, contribuindo para baixar a pressão arterial. Além de também regular os batimentos cardíacos. As fibras solúveis, que estão no figo, conseguem reduzir a absorção de gordura, eliminando o colesterol ruim da corrente sanguínea.

Previne o risco de câncer
Como possui diversos antioxidantes, o fico também ajuda a combater o excesso de radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.
Perda de peso
O figo tem um pequeno percentual calórico, além de ter um baixo teor de sódio, evitando a retenção de líquido. Além de ser uma boa fonte de fibra dietética e por esse motivo, aumenta a sensação de saciedade, o que ajuda no processo de emagrecimento.
Previne o envelhecimento precoce
Os antioxidantes do figo ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, porque combate os radicais livre no nosso organismo, que é responsáveis pelos danos da células da pele, o que previne a flacidez e a formação de rugas.