
Na sua horta ou jardim já apareceram alguns bichinhos querendo comer as plantas, não é mesmo? Ou então estão comidas, com as bordas das folhas um pouco diferentes, pode ser que a sua planta esteja sofrendo de um ataque de pragas.
Desta forma, o Horta e Jardim, vai te apresentar alguns inseticidas para você fazer na sua casa e conseguir eliminar essas pragas da sua horta ou jardim.

Tipos de inseticidas e como fazer
Com coentro
O coentro é bom para pragas e pulgões. Para fazer esse inseticida você precisa de 10 folhas da planta e um litro de água. É só cozinhar as folhas por 10 minutos, e depois de frio é só colocar em um borrifador e aplicar onde tem as pragas.
Com leite
O leite tem diversos sais e aminoácidos na sua composição, e são exatamente essas substâncias que ajudam a aumentar a resistência das plantas. O leite consegue modificar as características da folha, como o seu pH, gorduras e alguns nutrientes, o que permite a instalação de patógenos.
Para fazer seu inseticida, a cada 1 parte de leite, use 5 partes de água. Depois coloquei tudo em um borrifador e misture bem, assim que estiver bem homogêneo é só pulverizar sobre as folhas da planta. Vale a pena lembrar que essa mistura não pode ser guardada para usar depois, por isso, faça o tanto que ache necessário.
[tdj-leia-tambem]
Com Pimenta e Alho
Com essas dois ingredientes fica ainda mais fácil cuidar das plantas de forma fácil e barata. Para esse inseticida, você precisa de 100g de alho, 100g de pimenta e 2 litros de álcool.
Primeiro, bata o alho e a pimenta no liquidificador ou mixer. Em seguida, coloque a mistura em uma garrafa de cor escura junto com o álcool. Reserve por sete dias. Depois do tempo de espera, dilua 100ml da mistura a cada 10 litros de água e pulverize nas plantas.

Com sabão de coco
O sabão de coco age sobre os insetos de corpo mole, como pulgão, lagartas e a mosca branca. Para fazer o inseticida, raspe o sabão de coco até em cerca de uma colher de sopa. Depois disso, misture com um litro de água morna. Agite bastante, até que todo o sabão dissolva, depois disso é só pulverizar nas folhas, na parte da frente e principalmente atrás delas.
A dica nesse caso, é sempre pulverizar no final do dia, de preferencia quando o sol já não estiver mais batendo diretamente na planta, para não correr o risco de queimar as folhas. Além disso, assim como o leite, o inseticida de sabão de coco não pode ser guardado.
Com Vinagre de Maçã
O Vinagre de Maçã tem ação fungicida, ou seja, afasta os fungos da plantas. Para fazer o inseticida, a cada duas colheres de sopa de vinagre de maçã, você usa meio litro de água. Misture bem, até que tudo esteja homogêneo, coloque em um borrifador e pulverize na planta. Essa mistura também não pode ser guardada.