
Quando se fala em tempero, a cebolinha, sem dúvida, é uma das mais conhecidas na culinária. Se você tem um espaço em casa e quer começar uma horta, a cebolinha é uma ótima opção. Além de ser famosa na finalização de pratos como massas, molhos, carnes ou omeletes, é fácil cultivar em vasos e canteiros.
Uma curiosidade interessante que poucos sabem sobre a cebolinha, são as lindíssimas flores que elas tem nas pontas. Além do caule, as florzinhas também são comestíveis, apesar de não muito famosas, e são a fonte das novas sementes. As pétalas variam entre roxas ou brancas, depende da espécie.
Se você se interessou e quer aprender a plantar a cebolinha em casa de forma fácil e prática, confira nossas dicas!
Como plantar cebolinha?

A forma mais fácil e eficaz de iniciar o plantio, é a partir das sementes das cebolinha. Antes de começar, deve se certificar das condições do plantio, entres elas:
- Solo: O solo para plantio da cebolinha deve ser bem drenado, fértil e rico em matérias orgânicas.
- Clima e luminosidade: A luz solar direta é indispensável para que a cebolinha se desenvolva e cresça saudável, no mínimo 4 horas por dia. Além disso, a temperatura deve ficar entre 13°C e 24°C. Em regiões muito quente, a cebolinha irá crescer, porém sem as flores nas pontas.
1º passo
Plantio
Se o plantio for feito em vasos, a primeira camada deve ser feita de pedras para facilitar o escoamento da água, e o vaso deve ser de tamanho médio e com furos no fundo. A segunda camada é de substrato pronto ou terra vegetal. Uma boa opção é adicionar humus de minhoca também.
Já se for em canteiros junto com outras hortaliças, uma sugestão é que fique perto de alecrim ou alho, com um espaçamento de 10 centímetros entre elas.
Primeiramente, faça buracos com o dedo de 1 centímetro de profundidade e coloque as sementes. A germinação acontece entre 4 e 6 dias após o plantio.

2º passo
Colheita
A colheita deve ser feita de 90 a 120 dias após o plantio. Quando for colher, é importante retirar a cebolinha por inteiro. Uma dica é ir retirando aos poucos para usa-las sempre frescas, e dar tempo para outras irem nascendo.
3º passo
Cuidados
A cebolinha precisa de regas frequentes. É importante manter o solo sempre úmido durante o crescimento, mas não encharcado. Depois de adulta as regas podem diminuir s frequência.
Não use inseticidas. Da mesma forma que eles são tóxicos para os insetos, também são para as plantas. Opte por inseticidas orgânicos e caseiros.
Dicas
Por fim, você pode congelar a cebolinha depois da colheita para manter evitar que murchem.

Agora que você já sabe como é fácil plantar cebolinha em casa, está esperando o que para incrementar sua horta e deixar seus pratos ainda mais deliciosos?
[tdj-leia-tambem]