Aprenda a plantar folha de louro em casa e arrasar com o novo tempero
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Aprenda a plantar folha de louro em casa e arrasar com o novo tempero

Louro é uma relíquia na culinária brasileira, como tempero, triturado, ou até mesmo inteiro.

Publicado

em

Atualizado há

Aprenda como plantar louro em casa (Foto: YelenaYemchuk/Canva)

Todo mundo já encontrou uma folhinha de louro no feijão cozido na casa da vó. Isso porque o louro é uma relíquia na culinária brasileira, como tempero, triturado, ou até mesmo inteiro. Ele possui um sabor e cheiro bem característico. Quando usam suas folhas inteiras, geralmente retiram antes do consumo. Dessa forma, o sabor fica na comida, e a folha, que tem uma consistência mais borrachuda, é descartada.

A folha do louro nasce de uma árvore, conhecida como ‘loureiro’, que pode chegar a até 10 metros de altura. Infelizmente, para os amantes de louro, essa folha está com o preço um pouco elevado.

Pensando nisso, nós separamos dicas para você aprender a plantar louro em casa, e os cuidados que deve ter com esse temperinho. Então se você gosta de louro e quer aprender e economizar, confira!

(Foto: TommyIX/Canva)

Como plantar louro?

Se você já tem uma horta em casa ou costuma plantas seus temperos, vai ser fácil, pois o cultivo do louro não tem nenhum segredo.

1º passo – Galho e vaso

Em primeiro lugar, você vai precisar de uma estaca de louro. Isso você pode conseguir de alguém que já tenha a planta ou em lojas de jardinagem. Precisa ser uma estaca verde, vigorosa e saudável.

Em seguida, escolha um vaso biodegradável, pois após o desenvolvimento da sua estaca, o vaso poderá ser plantado diretamente no solo. Lembre-se, essa estaca irá virar uma grande árvore de louro.

2º passo – Condições do plantio do louro

Solo: O melhor solo para cultivo do louro é o bem drenado e arenoso, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 6,6 e 7,5. E o mais importante, bem drenado.

Luminosidade: O ideal é que ele receba luz solar direta. No entanto, o desenvolvimento também ocorre em sombra parcial.

Clima: O clima deve ser ameno, a planta até suporta baixas temperaturas, desde que seja protegido do vento e das geadas.

Regas: Como em qualquer planta, água em excesso prejudica as raízes, sendo assim, irrigue de forma que o solo fique sempre levemente úmido sem risco de afogar a estaca nem apodrecer as raízes em desenvolvimento.

(Foto: ThomasVogel/Canva)

Tempo de enraizamento e replantio

O processo de enraizamento é um pouco demorado, geralmente acontece entre 30 e 90 dias. Há algumas exceções em que podem levar até 1 ano. Porém, quando as raízes já estiverem bem fortes e saudáveis, é a hora de fazer o replantio da planta no local em que deseja ter sua árvore loureira.

Verifique muito bem se as raízes estão realmente maduras e fortes, se o plantio foi feito no vaso biodegradável esse processo é mais fácil, pois não precisa mexer na terra par retirar a muda, apenas levar o vaso como está e fazer o plantio no solo.

(Foto: Andrelix/Canva)

Plantio do louro em vaso

Caso você não queira ou não tenha espaço para uma árvore loureira mas não abre mão de ter suas folhinhas em casa, tem outra opção. O plantio do louro feito em vasos é possível, No entanto, é necessário adubar com mais frequência. Além disso, você irá precisar cortar até um terço das raízes e replantar com novo solo de 2 a 5 anos.

Colheita

A colheita acontece somente quando a planta já estiver bem desenvolvida. Retire somente as folhas durante o fim do verão ou começo do inverno. Lembre-se, quanto mais seca a folha, mais forte o seu sabor, porém desaparecem com o passar do tempo. Então somente retire as que já for consumir.

(Foto: DeeWard/Canva)

Pragas e doenças do louro

Existem algumas pragas mais persistentes que escolhem o louro como alvo, é o caso da escama e das mariposas.

  • Escamas: As escamas são pequenas pragas que atacam as plantas as deixando com partes brancas e farinhentas, para removê-las basta limpar as folhas afetadas com um pouco de sabão e borrifar um pouco de extrato de Nim.
  • Mariposas: Já com as mariposas, remover os ovos e larvas toda vez que aparecerem.

Como resultado, com um pouco de paciência você terá folhas de louro fresquinhas para usar na sua cozinha.

Horta e Jardim

Vegetais de outono: aproveite a estação e cultive cenouras em sua horta

As cenouras são relativamente fáceis de cultivar, mas requerem alguns cuidados específicos para alcançar os melhores resultados; confira

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Plantar cenouras no outono pode ser uma ótima maneira de aproveitar o clima ameno e garantir uma colheita doce e crocante. As cenouras são relativamente fáceis de cultivar, mas requerem alguns cuidados específicos para alcançar os melhores resultados. Aqui está um guia passo a passo para ajudá-lo a cultivar cenouras saudáveis e deliciosas: 1. Escolha da variedade Comece selecionando uma…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Saiba mais sobre a cúrcuma e aprenda como cultivá-la

Originária do sul da Ásia, essa planta pertence à família do gengibre e é valorizada por suas propriedades medicinais e culinárias

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, é uma planta amplamente conhecida por suas propriedades medicinais e culinárias. Originária do sul da Ásia, essa planta pertence à família do gengibre e é valorizada há milênios por suas raízes ricas em compostos bioativos. Neste artigo, vamos explorar o que é a cúrcuma, seus benefícios para a saúde e como cultivá-la em casa.…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Como fazer a rosa do deserto florir: dicas e cuidados essenciais

Com os cuidados adequados, é possível fazer sua rosa do deserto florescer de forma exuberante

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A rosa do deserto, também conhecida pelo nome científico Adenium obesum, é uma planta exótica e deslumbrante que produz flores vibrantes e coloridas. Originária das regiões áridas da África e da Arábia, essa planta é apreciada por sua beleza e resistência. No entanto, para que a rosa do deserto floresça de forma exuberante, é necessário atentar-se aos cuidados específicos. Neste…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Regar plantas: o que você precisa saber para não fazer errado

Uma rega inadequada pode não apenas inibir o crescimento das plantas, mas também ser fatal para sua verdinha

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Regar plantas parece uma tarefa simples, mas a verdade é que uma rega adequada é uma das partes mais cruciais e frequentemente mal executadas dos cuidados com as plantas. Uma rega inadequada pode não apenas inibir o crescimento das plantas, mas também ser fatal. Este artigo fornece um guia completo para ajudar você a entender melhor a arte de regar…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cultivo de amoras em vasos: tudo que você precisa saber

As amoras são frutas deliciosas e nutritivas, e cultivá-las em casa pode ser uma atividade gratificante

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Cultivar amoras em vasos é uma excelente opção para quem tem espaço limitado ou deseja ter controle total sobre o ambiente de cultivo. As amoras são frutas deliciosas e nutritivas, e cultivá-las em casa pode ser uma atividade gratificante. Este artigo abordará tudo o que você precisa saber para começar, desde a escolha do vaso correto até a colheita das…

Continuar lendo
Publicidade