
O hibisco é uma PANC altamente nutritiva, e o seu chá tem se tornado o queridinho de quem quer levar um estilo de vida saudável. Essa flor é rica em flavonoides, vitamina C, ácidos orgânicos e potenciais antioxidantes que trazem diversos benefícios para saúde.
Essa PANC se destaca pelo aroma, e é um dos fatores que tornou seu chá tão famoso. Mas além do cheiro, a bebida tem sido utilizada como ingrediente medicinal há muito tempo.
Separamos os principais benefícios que o consumo do chá de hibisco trás para sua saúde e como fazer um delicioso chá.
Benefícios do chá de hibisco

1 – Ajuda a perder peso
Um dos benefícios mais conhecido do chá de hibisco é contribuir para o emagrecimento. O consumo do chá evita o acúmulo de gordura no corpo e bloqueia a produção de amilase, enzima que transforma o amido em açúcar.
2 – Regula o açúcar no sangue
O hibisco pode ajudar a regular o açúcar no sangue, pois ele inibe a atividade de algumas enzimas pancreáticas e intestinais, responsáveis pela digestão dos carboidratos. Assim, evita picos de glicemia.
3 – Cuida da saúde do fígado
O chá dessa flor inibe a produção de ácidos graxos no fígado, e isso pode melhorar o funcionamento do fígado. Além disso, também fornece enzimas que desintoxicam o organismo e reduzem o dano hepático.
4 – Previne infecções urinárias
O hibisco possui propriedades antimicrobianas, que é capaz de auxiliar no combate das bactérias responsáveis pelas infecções urinárias. Além disso, possui propriedades diuréticas que aumentam a quantidade de urina produzida, favorecendo a eliminação dessas bactérias e prevenindo o surgimento de infecções recorrentes.
5 – Controla o colesterol
Consumir regularmente o chá de hibisco reduz os níveis de colesterol no sangue e os triglicerídeos. De acordo com uma pesquisa feita pelo Journal of Traditional and Complementary Medicine, pessoas que consumiram com regularidade o chá tiveram um aumento do colesterol bom (HDL) e diminuição do colesterol ruim e triglicérides.
6 – Previne o envelhecimento precoce
O chá de hibisco foi alvo de um estudo recente, feito pela Universidade de Ilorin, que comprovou que o extrato de hibisco aumentou o número de enzimas antioxidantes e reduziu os efeitos nocivos dos radicais livres em até 92%. Dessa forma, ajuda a prevenir doenças causadas pelo acúmulo de radicais livres, que causam danos às células e acarreta envelhecimento precoce.
Como preparar o chá de hibisco

Ingredientes:
- 2 xícaras de flores de hibisco frescas (ou 1/2 xícara de flores de hibisco secas )
- 8 xícaras de água
- 1/4 xícara de mel (adicione mais se você gosta de seu chá mais doce)
- 3 colheres de sopa de suco de limão fresco
Modo de preparo:
- Preparando flores de hibisco: Se estiver usando flores de hibisco frescas, remova o cálice ou a parte verde na base da flor à qual a haste está presa. Você também pode remover o pistilo que é o fio fino como o tubo no meio da flor que tem pólens ligados a ele ou você pode optar por mantê-lo. Você não precisa fazer isso se estiver usando flores secas.
- Ferva o chá: Leve as flores de hibisco e a água para ferver em uma panela grande. Quando a água começar a ferver, desligue a chama e cubra o recipiente. Neste ponto, você também pode adicionar outras ervas ou adicionar ins, como manjericão, capim-limão, raspas de limão, etc. Deixe o chá em infusão por 15 a 20 minutos. Misture o suco de mel e limão até que esteja completamente combinado. Coe o chá.
- Servindo o chá de hibisco: Você pode servir chá de hibisco quente ou você pode colocar na geladeira por um par de horas. De qualquer forma, o gosto é delicioso!
Dica: Você pode adicionar alguns dos seus sabores favoritos para este chá. Manjericão, erva-cidreira, casca de limão e hortelã, todos têm um sabor muito bom com hibisco
[tdj-leia-tambem]