Foto: Mykola Lunov/Canva
Foto: Mykola Lunov/Canva

As Plantas Alimentícias Não Convencionais, conhecidas como PANC, são plantas pouco consumidas no nosso cotidiano. Além disso, muitas vezes as confundimos com ervas daninhas, mas as PANC são muito saudáveis e cheias de nutrientes.

Com o aumento da procura pela alimentação saudável e a tendência das PANC vem crescendo. Mas já pensou em além de ter as plantas convencionais na sua horta, você inovar e começar a plantar também as PANC? Pensando nisso, listamos as melhores PANC e os seus benefícios para você que deseja iniciar o cultivo na sua horta caseira. Confira!

PANC para cultivar em casa

Ora-pro-nobis

Flores de ora-pro-nóbis
Foto: AdrianaAr/Canva

Com alto teor de proteína, você pode consumir as folhas e o caule da ora-pro-nobis em saladas, refogados, omeletes, massas e sucos. É fonte de fibras, proteínas e vitaminas, auxilia no funcionamento intestinal e fortalece o sistema imunológico. Além de todos esses benefícios, ela ainda mantém a sensação de saciedade por mais tempo.

Taioba

Também conhecida como “orelha de elefante”, a taioba trás diversos benefícios para saúde. Entre eles, a melhora da visão, combate a prisão de ventre, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de anemia e osteoporose.

Dente-de-leão

O dente-de-leão é uma das PANC mais conhecidas. Mas nem todos conhecem sua poderosa ação digestiva. Especialistas até mesmo recomendam o dente-de-leão para tratamentos do fígado. Essa planta também auxilia na eliminação da urina, facilitando a digestão e abrindo o apetite. Você pode utilizá-lo em recheios, molhos, temperos e chás.

Hibisco

Foto: TolikoffPhotography/Canva

Esta PANC é altamente nutritiva. Possui ação anticoagulante e cicatrizante, considerada uma das melhores fontes de ferro, mais até mesmo que o espinafre. Mas atenção, a dica é consumir suas folhas, enquanto ainda estão jovens e saudáveis, cruas, cozidas ou refogadas.

Capeba

A capeba é parente da pimenta do reino, o sabor picante se assemelha a ela. Geralmente utilizam essa PANC como chá, para prevenir infecções urinárias, vermes, anemias e até mesmo dores musculares.

Folhas da batata doce

O consumo de batata doce é comum entre os brasileiros, principalmente os que estão de dieta mantem uma alimentação balanceada. Mas você sabia que as suas folhas são fontes de nutrientes e antioxidantes? Elas possuem ação anti-inflamatória, diminuindo o inchaço e auxiliando na perda de peso. Além disso, as folhas têm proteínas que ajudam a prolongar a saciedade. No entanto, ela crua é tóxica. Portanto, deve ser consumida sempre refogada ou cozida.

Azedinha

Foto: lahti/Canva

Também conhecida como “erva-vinagreira”, a azedinha é uma PANC famosa. Ela possui um sabor marcante, quase ácido, e pode ser consumida tanto crua quanto cozida, em sucos, saladas, refogados, massas e sopas. É fácil de ser cultivada e muito nutritiva. Mas cuidado, não se deve consumir em excesso, pois possui o chamado ácido oxálico.

O cultivo das PANC não difere de outras plantas e hortaliças convencionais. Ainda assim, os cuidados são os mesmos. Dessa forma, se atente à luminosidade, tipo de solo e rega. Além disso, na hora do preparo, também se deve tomar cuidados: lave bem as plantas e curta novos sabores.

[tdj-leia-tambem]