planta caruru
Foto: arousa/Canva

A planta caruru, muito comum na região Nordeste, é conhecida por suas propriedades medicinais e por ser uma planta alimentícia não convencional (PANC). O Caruru é rico em fibras, cálcio, manganês, magnésio e minerais essenciais para a formação e manutenção da saúde.

Conhecida como bredo, amaranto brasileiro, amaranto verde e entre outros, a planta tem um sabor muito parecido com espinafre, e pode ser encontrada em feiras e supermercados.

Confira os benefícios que o caruru promove à saúde

1. Combate a prisão de ventre

Por ser rico em fibras insolúveis, que aumenta o volume do bolo fecal e melhora os movimentos naturais do intestino, o caruru é recomendado à pessoas que sofrem com prisão de ventre.

2. Fortalece o sistema imunológico

Além disso, o caruru é rico em zinco, manganês e vitamina C, compostos antioxidantes que fortificam as células do sistema imunológico e auxiliam na prevenção de infecções, como gripes, alergias e resfriados.

macarrão caruru
Foto: didoi/Canva

3. Melhora o humor

O manganês, o zinco e o magnésio presentes no caruru melhoram o funcionamento do cérebro e a produção de serotonina, o neurotransmissor que ajuda na diminuição da ansiedade e melhora o humor.

[tdj-leia-tambem]

4. Mantém a saúde da pele

O caruru é rico em betacaroteno, um composto bioativo com ação antioxidante. Dessa forma, o componente age protegendo as células contra danos causados pelos radicais livres, nocivos à pele.

Além disso, a planta tem alta quantidade de zinco, mineral este, que participa na produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza da pele e por mantê-la hidratada. Ademais, as vitaminas A e C, ambas presentes no caruru auxiliam na manutenção da pele e garantem uma pele mais jovem e saudável.

5. Diminui o colesterol

As fibras do caruru diminui a absorção da gordura dos alimentos, equilibrando, assim, os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. Assim, a planta evita doenças como aterosclerose, infarto e derrame.

6. Equilibra o açúcar no sangue

O manganês, presente no caruru, participa da produção de insulina no pâncreas, auxiliando no controle dos teores de açúcar do sangue. Fora isso, suas fibras diminuem a velocidade da absorção de açúcar dos alimentos, prevenindo, assim, a resistência à insulina e diabetes.

sopa caruru
Foto: ARTindividual/ Canva

7. Previne osteoporose

A planta contém alto teor de cálcio, manganês e magnésio, responsáveis pela formação e manutenção dos ossos. Com isso, preserva a saúde deles e afasta a osteoporose, evitando a ocorrência de fraturas.

8. Evita a pressão alta e protege a saúde do coração

O caruru, por conter potássio, promove o equilíbrio da pressão arterial, afinal, este mineral auxilia na eliminação do excesso de sódio do organismo. Além disso, o potássio ajuda na saúde do coração e mantém o ritmo cardíaco regulado.