Ação antioxidante, vitaminas e mais: descubra os benefícios da batata doce para sua saúde
Conecte-se conosco

Horta e Jardim

Ação antioxidante, vitaminas e mais: descubra os benefícios da batata doce para sua saúde

Com o sabor levemente adocicado, é uma ótima opção para receitas doces ou salgadas, cozidas ou assadas.

Publicado

em

Atualizado há

Descubra os benefícios da batata doce (Foto: naito8/Canva)

A batata doce ficou famosa primeiro por quem queria ganhar massa muscular, depois por quem queria um estilo de vida com alimentação mais saudável. Hoje, ela é uma raiz famosa no prato dos brasileiros, mas por conta dos benefícios que ela trás para saúde. É rica em fibras, vitamina A, B e C, e minerais como potássio e magnésio. Além disso, tem baixo teor de gorduras e é fonte de antioxidantes.

Existem várias colorações diferentes para a batata doce, branca, creme, laranja, ou a mais famosa, a roxa. Cada uma possui quantidades diferentes de minerais e antioxidantes. A batata doca roxa por exemplo, tem maior quantidade de antioxidantes do tipo antocianinas. Já a laranja possui maior teor de betacarotenos.

Com o sabor levemente adocicado, é uma ótima opção para receitas doces ou salgadas, cozidas ou assadas. Se você ainda está em dúvida de porque deve incluir a batata doce na sua alimentação, separamos os principais benefícios que o consumo regular pode trazer para sua saúde.

Benefícios da batata doce

(Foto: Promo_Link/Canva)

1 – Fortalece o sistema imunológico

A vitamina A presenta na batata doce contribui para o fortalecimento do sistema imunológico. Também atua como antioxidante , protegendo nosso corpo da ação dos radicais livres. Além disso, ela possui a vitamina C, que deixa o organismo mais forte, aumentando a capacidade de combater infecções e outras doenças.

2 – Equilibra a saúde do intestino

Por ser rica em fibras, principalmente quando preparada cozida e com casca, consumir batata doce ajuda a forma o bolo fecal e estimula os movimentos do intestino. ajudando no combate prisão de ventre. Além disso, funciona como um prebiótico natural, auxilia para o equilíbrio da flora intestinal.

3 – Previne o envelhecimento precoce

Principalmente a batata doce de casca alaranjada, é rica em betacarotenos e vitamina C. Isso a torna uma potente aliada na prevenção do envelhecimento precoce. Ela tem antioxidantes que protegem as células do corpo contra inflamações e os radicais livres. E também promove uma pele mais firme e sem rugas.

4 – Promove o ganho de massa muscular

Quem pratica atividades físicas recorre a essa raiz por ser uma ótima fonte de energia. Por ter grandes quantidades de fibras, o carboidrato da batata doca é liberado gradativamente, auxiliando quem precisa de energia para longos períodos de treino.

5 – Previne a diabetes

A batata doce tem baixo índice glicêmico, ou seja, ajuda a diminuir a velocidade da absorção do açúcar no sangue. Isso a torna uma aliada, pois evita picos de glicose no sangue. Para quem já sofre com a diabetes, a batata doce também pode ser consumida, mas em pequenas quantidades.

6 – Previne doenças do coração

A batata doce roxa é cheia de antocianinas, um tipo de antioxidante  que melhora as funções das veias e diminui a formação de placas de gordura nas artérias. O seu consumo ajuda a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, e consequentemente previne doenças do coração, como aterosclerose, infarto e derrame.

7 – Ajuda na perda de peso

E a função mais conhecida da batata doce, ajudar na perda de peso, se dá pelo fato de ser um alimento rico em fibras. Isso faz com que a digestão demore mais, mantendo o alimento no estômago por mais tempo, se modo que a sensação de saciedade aumente, evitando a ingestão de novos alimentos.

E ai? o que está esperando para incluir a batata doce na sua alimentação?

Horta e Jardim

Conhece a catnip? Descubra como plantar a erva do gato

A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores.

Publicado

em

Aprenda como plantar catnip (Foto: Jan Roesner/Canva)

A catnip, conhecida como erva de gato, é uma planta que lembra muito a hortelã. A planta recebeu esse nome porque provoca nos felinos uma reação que apura os sentidos predadores. Ou seja, deixa os gatinhos bastante alterados. Muitas pessoas pensam que a erva é nociva aos animais, mas não é. Os animais costumam brincar, morder, rolar por cima e alguns…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Não é a cobra, é a planta: confira como cultivar jiboia

Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher.

Publicado

em

Aprenda como cultivar jiboia (Foto: Firn/Canva)

A jiboia é uma ótima planta para decorar a casa. É uma trepadeira muito fácil de cuidar, e pode chegar até 18 metros. Existem 8 espécies diferentes dessa planta para vocês escolher, se adapta muito fácil aos ambientes e é perfeita para dar um toque da natureza ao seu lar. As giboias podem ser tóxicas para animais e crianças, por…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cominho: Para que serve e como utilizar o tempero

Essa poderosa fonte de ferro, é a semente de uma planta medicinal muito utilizada desde a antiguidade, responsável por trazer diversos benefícios à saúde.

Publicado

em

cominho-1-compressed
O cominho é dono de diversos componentes benéficos à saúde. Foto: David Mark/ Pixabay.

Também chamada de alcaravia, o cominho é a semente de uma planta medicinal usada como condimento na culinária ou como um remédio caseiro para gases e problemas na digestão. Além disso, o cominho também é um diurético natural, é afrodisíaco, reduz cólicas e dores abdominais, fortalece o sistema imunológico, auxilia no relaxamento e melhora a circulação por ser rico em…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Jardim morrendo? Veja dicas de como recuperar plantas secas

É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações.

Publicado

em

Descubra como recuperar suas plantas secas (Foto: cottonbro/Canva)

Sabe quando você fica alguns dias fora de casa e quando volta suas plantas estão secas? Saiba que é possível recuperar a vitalidade e ainda salvar a planta. É um processo relativamente fácil, mas antes é necessário fazer algumas observações, pois nem sempre a planta está apta para ser recuperada. Veja os casos em que é possível recuperar uma planta…

Continuar lendo

Horta e Jardim

Cuidado! Conheça 7 plantas venenosas para evitar ter em casa

É muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade.

Publicado

em

Conheça plantas venenosas para evitar (Foto: Sviatlana Barchan/Canva)

Lindas e tóxicas! Existem algumas flores, muito chamativas, que despertam interesse por sua beleza nos amantes de plantas. Porém, é muito comum que algumas plantas de jardim possuam altos níveis de toxidade. Ou seja, são plantas venenosas, e devemos ter cuidado e evitar ter em casa, principalmente quem possui crianças ou pets. Para esse tipo de planta, caso sejam ingeridas…

Continuar lendo
Publicidade