Chuvas de meteoros atravessam o céu e são visíveis até o fim do mês
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Chuvas de meteoros atravessam o céu e são visíveis até o fim do mês

O mês de julho terminou e trouxe um presente iluminado para agosto

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Pixabay

No fim do mês de julho, chuvas de meteoro tiveram seus pontos altos e agora no mês de agosto podemos conferir os resultados desse fenômeno. As chuvas de meteoro são nomeadas de acordo com a constelação em que está localizado seu ponto radiante, nome dado ao local em que os meteoros se encontram em trajetórias paralelas na atmosfera.

A primeira foi a Piscis Austrinídeos, na constelação de Peixes Austral, que ficou visível até a madrugada de ontem (10).

A segunda é a Alfa-Capricornídeas, nomeada como a constelação de Capricórnio e estará ativa até o dia 15 de agosto. Delta-Aquarídeas, na constelação de Aquário, serão visíveis até o dia 23 de agosto. Ambas foram originárias de um cometa.

Assim como as Perseidas, que tem sua origem pelo cometa Swift Tuttle, na constelação de Perseu, o Herói. Por mais que seu auge esteja para acontecer com intensidade no dia 12, entre 10h e 13h e dure até o dia 24 de agosto, infelizmente não será possível ver Perseidas a olho nu, por causa do horário no Brasil.

O melhor horário para acompanhar as chuvas de meteoro é às 23h.

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Alerta climático: 2023 foi o ano mais quente já registrado desde 1850

Relatório divulgado pelo Observatório Europeu Copernicus da União Europeia revela consequências graves do aquecimento global

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Em um alerta preocupante para a comunidade global, o Observatório Europeu Copernicus confirmou, em seu relatório divulgado nesta terça-feira (9), que o ano de 2023 foi oficialmente o mais quente já registrado desde 1850. Com temperaturas em níveis recordes, cientistas vinham antecipando esse cenário, mas os dados agora apresentados revelam uma situação ainda mais crítica do que se temia. O…

Continuar lendo
Publicidade