Grupo de orcas é flagrado em Ilhabela, no litoral norte de SP
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

Grupo de orcas é flagrado em Ilhabela, no litoral norte de SP

Pesquisadores registram presença de seis orcas caçando cardume de raias

Publicado

em

Grupo de orcas é flagrado em Ilhabela, no litoral norte de SP
Grupo de orcas é flagrado em Ilhabela, no litoral norte de SP (Foto: Frank Santos/Mar e Vida Eco trip)

Um grupo de orcas foi avistado na tarde dosábado (20) na região sul de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Os pesquisadores registraram a presença de seis delas, mas o número pode ser maior.

De acordo com o pesquisador Júlio Cardoso, do projeto Baleia à Vista, as orcas estariam caçando um cardume de raias que encontraram pelas águas.

“Elas andam em grupos e se movimentam bastante porque estavam caçando. E foi muito legal porque estavam interagindo com grupo grande de fragatas. Elas atacavam as raias e as fragatas acompanhavam para pegar o que sobrava”, afirmou.

As orcas encontradas neste sábado em Ilhabela são jovens, sendo cinco fêmeas e um macho. Elas tinham de sete a oito metros.

LEIA MAIS

Biólogos registram baleia jubarte e seu’bebê’ em Ilhabela

Projeto vai reintegrar ararinhas-azuis na natureza

Um das teorias dos pesquisadores para a presença das orcas em Ilhabela é a de que elas usem as águas do litoral norte de São Paulo para fazer uma espécie de limpeza de pele.

“Nas águas mais quentes daqui elas conseguem se livrar dos pequenos animais que grudam nelas em águas mais frias como no polo sul”, explica o oceanógrafo Hugo Gallo, do Instituto Argonauta.

Com informações do G1.

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Alerta climático: 2023 foi o ano mais quente já registrado desde 1850

Relatório divulgado pelo Observatório Europeu Copernicus da União Europeia revela consequências graves do aquecimento global

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Em um alerta preocupante para a comunidade global, o Observatório Europeu Copernicus confirmou, em seu relatório divulgado nesta terça-feira (9), que o ano de 2023 foi oficialmente o mais quente já registrado desde 1850. Com temperaturas em níveis recordes, cientistas vinham antecipando esse cenário, mas os dados agora apresentados revelam uma situação ainda mais crítica do que se temia. O…

Continuar lendo
Publicidade