Morre Alfredo Paoletti, fundador do Churrasquinho Jundiaí
Conecte-se conosco

Minuto de Silêncio

Morre Alfredo Paoletti, fundador do Churrasquinho Jundiaí

Idealizador, empresário e ex-vereador, Alfredo Paoletti contribuiu na construção da história de Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Alfredo Paoletti
Paoletti nasceu em 7 de setembro de 1931, no bairro da Moóca, em São Paulo. (Foto: Reprodução)

Vítima de complicações de saúde, o empresário Alfredo Paoletti, cidadão que contribuiu expressivamente para a vida pública e comunitária de Jundiaí, morreu nesta sexta-feira (19).

Alfredo Paoletti era paulistano. Nasceu em 7 de setembro de 1931, no bairro da Moóca. Filho de italianos, foi fundador da empresa Churrasquinho Jundiaí, tradicional em nossa cidade.

Exerceu a função de vereador de 1969 a 1973, pelo extinto partido Arena.

Em 1968, foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Rotary Club – Jundiaí Leste, tendo sido presidente por dois mandatos até o ano de 1973.

Durante boa parte de toda sua vida participou ativamente da comunidade da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Colônia, onde ao lado de sua esposa, dona Núria Paoletti, atuou nos movimentos de Encontro de Casais e do Curso de Noivos na paróquia. Trabalhou também como coordenador da comissão formada pelo padre Francisco Dodi para reforma e ampliação da Igreja Senhor Bom Jesus, na Paróquia do Caxambu.

Em 1989, junto com padre Giuseppe Bortolato – que na época respondia como pároco da igreja Sagrado Coração de Jesus – e de outros casais, como Antonio e Marilena Mantovani, Alfredo Paoletti foi um dos idealizadores da Festa Italiana di Jundiaí, evento criado pela comunidade católica do bairro da Colônia para celebrar o centenário da imigração italiana na região.

No início da década de 90, junto com um grupo de italianos, fundou o Circolo Italiano di Jundiaí. Em 2007, quando a Festa Italiana di Jundiaí completou 20 anos, um livro foi lançado para contar a história do evento. Para a posteridade, Paoletti declarou na ocasião que se sentia muito feliz por ter participado da implantação do evento, que entrou para o calendário municipal de Jundiaí.

“Na época que a Festa Italiana foi lançada, queríamos fazer algo que marcasse a história da cidade e que servisse para manter viva a tradição dos nossos antepassados. Foi como se acendesse um grande estopim, que acabou transformando uma simples festa num evento grandioso, que hoje serve de modelo para tantas outras festas do gênero”.

Alfredo Paoletti recebeu ainda, no final da década de 80, o título de Comendador outorgado pelo Papa João Paulo II e entregue pelo então bispo diocesano de Jundiaí, Dom Roberto Pinarello de Almeida, e também o titulo de cidadão jundiaiense.

Minuto de Silêncio

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

O músico anunciou que estava curado de um câncer inguinal, mas em maio de 2023, recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos.

Publicado

em

Por

A informação foi confirmada através do Instagram da banda (Foto: Reprodução/Instagram)

Na tarde desta sexta-feira (26), a banda Molejo confirmou a morte de Anderson Leonardo, vocalista do grupo. Anderson tinha 51 anos e lutava contra o câncer. Em outubro de 2022, o músico havia descoberto um câncer inguinal, e após três meses anunciou que estava curado. Mas, em maio de 2023, Anderson recebeu o diagnóstico da doença, desta vez, nos testículos.…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Rei, Renanzito, sonhador, do bem: amigos contam ‘quem foi Renan Miossi’

O Tribuna de Jundiaí reuniu amigos próximos de Renan para uma homenagem à sua vida!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Nesta semana, a região de Jundiaí se comoveu com o caso da trágica morte de Renan Sposito Miossi. Mas, em meio a dezenas de matérias e publicações falando sobre a morte de Renan, o Tribuna de Jundiaí decidiu homenageá-lo, falando sobre sua vida! Renan era um homem de enorme coração e muitos amigos. Por isso, pedimos para que eles, seus…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Morre Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos

Segundo informações da família, o desenhista morreu dormindo, em casa.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgacao/Instagram/MundoZira

Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A família do desenhista confirmou a informação na tarde deste sábado (6). De acordo com os familiares, Ziraldo morreu dormindo, em casa, um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h. Além…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Caim, ícone da música caipira, morre aos 80 anos

Publicado

em

Por

Caim fazia dupla com Abel e morreu na madrugada desta sexta-feira em Marília, aos 80 anos (Foto: Reprodução TV Cultura)

Na madrugada desta sexta-feira (29), a música caipira brasileira perdeu um de seus maiores ícones: o cantor Sebastião da Silva, conhecido nacionalmente como Caim, faleceu aos 80 anos em Marília (SP). Nascido em 20 de janeiro de 1944 em Monte Azul Paulista, Caim se mudou para Marília ainda na infância. Desde cedo, demonstrava paixão pela música, cantando e interpretando as…

Continuar lendo

Minuto de Silêncio

Morre o empresário Abilio Diniz, antigo dono do Pão de Açúcar, aos 87 anos

Publicado

em

Por

O empresário Abílio Diniz — Foto: Divulgação

O empresário Abilio Diniz, figura emblemática do varejo brasileiro e fundador do Grupo Pão de Açúcar, faleceu aos 87 anos em São Paulo, devido a complicações de uma pneumonite. Nascido em 28 de dezembro de 1936, Diniz era reconhecido por sua capacidade de transformar uma simples doceria em uma das maiores cadeias varejistas do país, acumulando uma fortuna estimada em…

Continuar lendo
Publicidade