Foto: Reprodução/Facebook/Łukasz Puczko
Foto: Reprodução/Facebook/Łukasz Puczko

Há cerca de 15 anos, enquanto estudava marionetes em uma academia de teatro, Łukasz Puczko teve a ideia de criar uma nova marionete para chamar de sua: a de um cachorro saltitante e borbulhante que ele chamou de Burek.

Usando madeira, barbante e pele artificial, Lucasz levou vários meses para construir Burek meticulosamente em sua oficina. Mas talvez o mais importante tenha sido estudar as complexidades dos maneirismos dos cães para que ele soubesse como dar vida a Burek.

Foto: Reprodução/Facebook/Łukasz Puczko

A experiência adquirida com o controle de um cachorro marionete levou a melhorias e várias novas iterações do projeto de Burek, permitindo movimentos mais realistas e convincentes. Logo, os cães de verdade pareciam considerar Burek como um deles.

“Durante cerca de 15 anos de apresentações com cada versão do Burek, conheci milhares de cães com reações diferentes”, disse Burek. “Com cada um deles, eu estava aprendendo e praticando cada vez mais.”

Encontro de cachorros – de verdade e de mentira

Uma coisa é discutir o trabalho de Lucasz com Burek, mas outra coisa é ver os dois em ação.
Recentemente, o marionetista compartilhou imagens de um dia em que ele e Burek estavam se apresentando em um parque local. Uma pequena multidão havia se reunido para assistir ao show. E entre eles havia um cachorro de verdade, de tamanho e aparência semelhantes aos de Burek.

Como prova das habilidades de Lucasz, o cachorro de verdade parecia convencido de que Burek também era um cão de verdade.

“Comecei a conhecer crianças e adultos que tinham medo de cachorros, e eu trabalhava com eles”, disse Lucasz. “Eles sabiam que Burek era um fantoche, mas o movimento era muito real. Mas como sou eu que decido o que o fantoche fará, pude acostumá-los aos poucos com os cães. Por fim, eles puderam acariciar o Burek, quebrando o medo. Para alguns deles, foi a primeira vez que acariciaram um cachorro“.

De certa forma, Burek se tornou um embaixador amigável para todo o mundo canino. “Tenho muito orgulho desses momentos”, disse Lucasz ao The Dodo. “Eu adoro animais. Há quatro anos, tenho uma cadela resgatada incrível chamada Miya”, disse.

[tdj-leia-tambem]