Thor, Buddy e Rocco: conheça os cachorros da Guarda de Sorocaba
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Thor, Buddy e Rocco: conheça os cachorros da Guarda de Sorocaba

Os cães do canil da Guarda Civil Municipal de Sorocaba auxiliam no trabalho dos agentes, tanto em ocorrências quanto em eventos. Conheça-os.

Publicado

em

Atualizado há

Cachorros da GM de Sorocaba (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)

Muitas delegacias de polícia e guardas “contratam” cachorros para ajudar nas ocorrências, e em Sorocaba, cidade metropolitana de São Paulo, não é diferente. Buddy, Rocco e Thor são cães que, além de ajudar no combate ao crime, trabalham no atendimento à população da cidade.

No total, o canil da Guarda Civil Municipal de Sorocaba conta com sete cachorros, sendo três adultos e quatro filhotes, ainda em fase de treinamento. Assim, cada animal possui uma área de atuação da corporação, passam por treinamentos frequentemente e recebem cuidados veterinários sempre que necessário.

De acordo com o coordenador do canil, Wellington de Almeida Torres, os cachorros policiais auxiliam as equipes em diversas situações. “Desde o patrulhamento preventivo, até o apoio a outros órgãos de segurança pública”, explicou, em entrevista ao g1.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Torres destaca que não é verdade que um cão farejador de drogas acaba se viciando em entorpecentes. O cachorro não relaciona o conceito de “drogas” ao identificar os entorpecentes, mas identifica porque recebeu treinamento para reconhecer aquele odor. “Se você ensinar ele a identificar pó de café, vai encontrar pó de café em troca da recompensa, que é o real objetivo dele, ser recompensado com o que ele mais gosta.”

Thor é um cachorro farejador

Thor, cão da raça pastor-belga-malinois, atua nas ocorrências para encontro de entorpecentes na equipe do Canil da GCM. Com apenas três anos de idade, o cão foi destaque nas atividades do 1º Encontro K9 2024 de Sorocaba. De acordo com o coordenador do canil, o cão recebeu treinamento para saber diferenciar odores. “Por exemplo, ele consegue identificar o cheiro de cocaína e ignorar odores de outras drogas que não são relevantes para o trabalho policial”, explica.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Quando identifica odores específicos de drogas, o cão farejador alerta o seu adestrador ou condutor. “Ele pode se sentar, se deitar, latir ou raspar o local com as pastas. São atitudes que mostram que ele achou algo que pode ser o que a equipe está procurando”.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Buddy é um cão terapeuta

O cachorro golden retriever Buddy é muito querido. Na GCM, Buddy atua como cão “terapeuta” do canil. Ele chegou à corporação em 2018, ainda filhote e hoje tem 5 anos de idade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

O cão atua, fardado, em escolas, hospitais, asilos, centros de reabilitação e outros locais de Sorocaba. Dessa forma, sua responsabilidade é oferecer um alívio, contato físico e conforto emocional para quem precisa. “O cão terapeuta passa por um treinamento de sensibilização, para que ele possa se acostumar com toques em todas as partes do corpo. Como o Buddy convive muito em ambientes com crianças, ele precisa conseguir lidar com a agitação delas, os apertões, as carícias”, explicou o coordenador.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Rocco é o protetor

Enquanto isso, Rocco, da raça rottweiler, usa de seu instinto protetor para proteger agentes e cidadãos em situações de agressão ou brigas. O cachorro tem cinco anos e, assim, acompanha os guardas no patrulhamento preventivo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

De acordo com Wellington, o cão atua muito em eventos esportivos, patrulhamento diário e controle de distúrbios. O cão tem muito disciplina e está sempre atento. “Ele é treinado para defender seu condutor”, comenta.

Mundo Pet

Filhotes abandonados se recusam a sair do lado um do outro enquanto esperavam por ajuda

Um homem relatou ter encontrado cachorrinhos abandonados – e eles se recusaram a sair do lado um do outro enquanto esperavam por ajuda.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cachorros Logan's Legacy, está acostumada a receber ligações sobre cães de rua que precisam de ajuda. Mas recentemente, ela atendeu a uma chamada que era mais preocupante do que a maioria. Um homem relatou ter encontrado não um, não dois, mas três cachorrinhos abandonados em uma propriedade vazia - e eles se…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro passa por incrível transformação depois de uma tosa de emergência

Olhando para o cachorro, ninguém poderia imaginar que existia um pet pequeno e adorável embaixo de tanto pelo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Abrigo animal Wyandotte

Se você visse essa bola de pelos emaranhados, saberia que se trata de um cachorro? Recentemente, a equipe do abrigo animal Wyandotte acolheu um cão em uma condição que descreveram como "uma das piores que já haviam visto". Pixie - o nome que recebeu - tinha o pelo tão grande e emaranhado que mal conseguia se mover. Olhando para o…

Continuar lendo

Mundo Pet

Judiação: cachorro pit bull foi deixado para morrer descartado em saco de lixo

Os veterinários tinham muitas perguntas. “O que havia acontecido com essa pobre alma? Por que ele foi descartado como lixo?”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/SPCA Pennsylvania

Recentemente, um bom samaritano que trabalhava em uma casa ficou completamente em choque ao encontrar um cachorro pit bull abandonado dentro de um saco de lixo. O corpo e as patas do cachorro estavam rígidos e ele só conseguia mexer a cabeça. O homem retirou o cão do saco de lixo com cuidado, o colocou em um pedaço de papelão…

Continuar lendo

Mundo Pet

Familinha de cachorros encontra felicidade após momentos de terror e abandono

Ao se aproximarem do cachorro, perceberam que ele não estava sozinho: a pequena caixa estava cheia com seus filhotes.

Publicado

em

Por

Outro dia, funcionários do abrigo de animais da SPCA encontraram um visitante inesperado em seu estacionamento. Enquanto cuidavam dos cães resgatados dentro de suas instalações, a equipe percebeu que um cachorro desconhecido estava esperando por eles na calçada. Os corações dos voluntários se apertaram quando descobriram uma pequena caixa amarrada à coleira do cachorro e uma caixa de papelão ao…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato de 1 dia de vida e ainda com cordão umbilical chora abandonado em caixa de papelão

O socorrista ficou com o coração partido com a visão – um gatinho preto, com o cordão umbilical ainda preso, deixado apenas com um cobertor.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pennsylvania SPCA

Com apenas um dia de vida, um filhote de gato gritava do lugar onde o abandonaram friamente, em uma caixa de papelão na calçada. O gatinho era pequeno demais para se defender sozinho e, por isso, continuou a gritar, esperando que alguém o notasse. Felizmente, deixaram a caixa com o filhotinho bem em frente à ONG de Resgate Animal Pennsylvania…

Continuar lendo
Publicidade