Thor, Buddy e Rocco: conheça os cachorros da Guarda de Sorocaba
Connect with us

Mundo Pet

Thor, Buddy e Rocco: conheça os cachorros da Guarda de Sorocaba

Os cães do canil da Guarda Civil Municipal de Sorocaba auxiliam no trabalho dos agentes, tanto em ocorrências quanto em eventos. Conheça-os.

Published

on

Atualizado há

Cachorros da GM de Sorocaba (Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)

Muitas delegacias de polícia e guardas “contratam” cachorros para ajudar nas ocorrências, e em Sorocaba, cidade metropolitana de São Paulo, não é diferente. Buddy, Rocco e Thor são cães que, além de ajudar no combate ao crime, trabalham no atendimento à população da cidade.

No total, o canil da Guarda Civil Municipal de Sorocaba conta com sete cachorros, sendo três adultos e quatro filhotes, ainda em fase de treinamento. Assim, cada animal possui uma área de atuação da corporação, passam por treinamentos frequentemente e recebem cuidados veterinários sempre que necessário.

De acordo com o coordenador do canil, Wellington de Almeida Torres, os cachorros policiais auxiliam as equipes em diversas situações. “Desde o patrulhamento preventivo, até o apoio a outros órgãos de segurança pública”, explicou, em entrevista ao g1.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Torres destaca que não é verdade que um cão farejador de drogas acaba se viciando em entorpecentes. O cachorro não relaciona o conceito de “drogas” ao identificar os entorpecentes, mas identifica porque recebeu treinamento para reconhecer aquele odor. “Se você ensinar ele a identificar pó de café, vai encontrar pó de café em troca da recompensa, que é o real objetivo dele, ser recompensado com o que ele mais gosta.”

Thor é um cachorro farejador

Thor, cão da raça pastor-belga-malinois, atua nas ocorrências para encontro de entorpecentes na equipe do Canil da GCM. Com apenas três anos de idade, o cão foi destaque nas atividades do 1º Encontro K9 2024 de Sorocaba. De acordo com o coordenador do canil, o cão recebeu treinamento para saber diferenciar odores. “Por exemplo, ele consegue identificar o cheiro de cocaína e ignorar odores de outras drogas que não são relevantes para o trabalho policial”, explica.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Quando identifica odores específicos de drogas, o cão farejador alerta o seu adestrador ou condutor. “Ele pode se sentar, se deitar, latir ou raspar o local com as pastas. São atitudes que mostram que ele achou algo que pode ser o que a equipe está procurando”.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Buddy é um cão terapeuta

O cachorro golden retriever Buddy é muito querido. Na GCM, Buddy atua como cão “terapeuta” do canil. Ele chegou à corporação em 2018, ainda filhote e hoje tem 5 anos de idade.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

O cão atua, fardado, em escolas, hospitais, asilos, centros de reabilitação e outros locais de Sorocaba. Dessa forma, sua responsabilidade é oferecer um alívio, contato físico e conforto emocional para quem precisa. “O cão terapeuta passa por um treinamento de sensibilização, para que ele possa se acostumar com toques em todas as partes do corpo. Como o Buddy convive muito em ambientes com crianças, ele precisa conseguir lidar com a agitação delas, os apertões, as carícias”, explicou o coordenador.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Rocco é o protetor

Enquanto isso, Rocco, da raça rottweiler, usa de seu instinto protetor para proteger agentes e cidadãos em situações de agressão ou brigas. O cachorro tem cinco anos e, assim, acompanha os guardas no patrulhamento preventivo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

De acordo com Wellington, o cão atua muito em eventos esportivos, patrulhamento diário e controle de distúrbios. O cão tem muito disciplina e está sempre atento. “Ele é treinado para defender seu condutor”, comenta.

Mundo Pet

Cachorro resgatado em caixa de fraldas ganha novo nome e nova vida

Precisando de ajuda, o pequeno cachorro se espreitou para fora da caixa de papelão, imaginando se alguém o notaria.

Published

on

Filhote de cachorro pit bull branco e cinza dentro de uma caixa de fraldas Pampers.
Foto: Reprodução/Facebook/West Side Cat Rescue

Conheça Frankie - um filhote de cachorro da raça pit bull cuja história começou em uma caixa de fraldas Pampers. Em abril, alguém abandonou Frankie na caixa, jogada em uma calçada. Precisando de ajuda, o pequeno cachorro se espreitou para fora da caixa de papelão, imaginando se alguém o notaria. Por fim, uma empresária local chamada Robin viu o pit…

Continue Reading

Mundo Pet

Mulher encontra seu gato em outra casa e descobre que ele tem 7 famílias diferentes

“Ele ia à casa dos meus vizinhos mais próximos para passear, desde que tinha mais ou menos um ano de idade”, contou a tutora.

Published

on

Gato preto deitado em costas do sofá com patas em persiana de janela
Foto: Arquivo Pessoal/Megan Holley/The Dodo

Pete sempre foi um gato muito sociável e aventureiro. Desde que era um filhote, ele gostava de brincar ao ar livre e conhecer novas pessoas. De acordo com Megan Holley, tutora de Pete, explorar a vizinhança sempre foi uma de suas coisas favoritas. "Ele ia à casa dos meus vizinhos mais próximos para passear, desde que tinha mais ou menos…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro faz surpresa de Dia das Namorados para cãopanheira

A surpresa romântica teve direito a buquê de flores e um lambeijinho. Assista.

Published

on

Dois cachorros da raça golden retriever
Foto: Reprodução/TikTok/@a_golden_fam

Um cachorro Golden Retriever encantou a internet ao protagonizar uma surpresa romântica para sua cãopanheira no Dia dos Namorados. O vídeo, que rapidamente viralizou nas redes sociais, mostra o cãozinho desfilando com uma flor na boca, deixando sua amada na expectativa do que estava por vir. Na cena final, o Golden Retriever surge ao lado de sua amada, segurando uma…

Continue Reading

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe dois cachorros-do-mato em dois dias

De acordo com a Mata Ciliar, a instituição já recebeu dez indivíduos da espécie neste ano, todos vítimas da perda de seus habitats naturais.

Published

on

Cachorro-do-mato resgatado dentro de caixa de transporte
Foto: Mata Ciliar

A Mata Ciliar de Jundiaí destaca o aumento do número de animais silvestres em áreas urbanas, como o recente caso de cachorros-do-mato em Valinhos e Itatiba. Em apenas dois dias, a Cras recebeu dois filhotes de cachorro-do-mato em situações distintas. De acordo com a associação, o primeiro estava preso dentro de uma empresa em Valinhos. Após avaliação da equipe, ele…

Continue Reading

Mundo Pet

Filhotes abandonados em colchão velho nunca saíram do lado um do outro

Assim que Layce chegou, ela viu que os cachorros estavam extremamente magros – estavam morrendo de fome.

Published

on

Filhotes de cachorro magros e abandonados em canil improvisado
Foto: Reprodução/Silverstray Social/The Dodo

Um homem passeava com seu cachorro quando se deparou com algo que o fez parar. Em uma pilha de colchões velhos no lixo, ele viu algo se movendo. Quando chegou mais perto, percebeu o que estava vendo - uma ninhada de seis filhotes de cachorro abandonados, deixados à própria sorte. Foto: Reprodução/Silverstray Social/The Dodo Assim que percebeu o que estava…

Continue Reading