(foto: Reprodução/Facebook/Coutney Katsur)
(foto: Reprodução/Facebook/Coutney Katsur)

A médica veterinária Courtney Katsur não fazia ideia de quanto tempo o cão Lenny vagou pelas ruas da Ucrânia até encontrar um abrigo. Preso no meio da guerra, quando conseguiu chegar ao local estava ferido e com muita fome.

“Quando cheguei lá, ele estava deitado ao lado de um aquecedor”, disse a Dra. Katsur ao The Dodo. “Ele foi operado e não se mexeu por dois dias e não confiava em ninguém.”

(Foto: Reprodução/facebool/Coutney Katsur)

A veterinária mora na Virginia, mas vendo todos os horrores que o conflito estava causando aos animais, viajou para Ucrânia para ajudar.

Ela ficou de coração partido quando viu todos os tutores que precisaram deixar seus animaizinhos para fugir do país. Muitos cães e gatos estavam em abrigos que foram completamente destruídos.

Sendo assim, ela decidiu usar das suas habilidades para ajudar esses bichinhos nesse momento tão difícil, se colocando na linha de frente da guerra.

“Eu nunca me esforcei tanto para chegar a um lugar onde as pessoas não quisessem ir.”

Ela trabalhou junto com a organização ‘breaking the chains’, com sede no Reino Unido. Eles faziam de tudo para fornecer alimentos e cuidados médicos aos animais. Courtney ajudou muitos pets e ficou extremamente tocada ao ter que deixá-los.

(Foto: Reprodução/facebool/Coutney Katsur)

Principalmente por causa de Lenny, o cãozinho que se recusava a deixar ela ir embora.

“Ele pulou e deitou na minha mala”, disse Courtney. “Ele pulava e deitava no meu berço para se aconchegar, quando antes ele nem queria que um humano o tocasse.”

Hoje, Lenny adora viver no abrigo, é bem cuidado e pode vagar livremente pelo local. Todos os voluntários gostam muito dele.

Já Courtney, de volta aos EUA, segue arrecadando dinheiro e voluntários para a causa animal, e planeja voltar para Ucrânia em breve.

“No momento, sinto que conseguimos, tipo, zero ponto-um por cento do que precisa ser feito”.

Por fim, graças a Courtney e ao ‘Breaking The Chains’, agora os animais da Ucrânia têm um veterinário em tempo integral para cuidar de Lenny, e qualquer outro animal que precisar de ajuda.

[tdj-leia-tambem]