Conheça os benefícios da natação para os cães
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Conheça os benefícios da natação para os cães

Condicionamento cardiorrespiratório, bem-estar e relaxamento são alguns dos benefícios, segundo médico veterinário

Publicado

em

Natação pode melhorar o condicionamento cardiorrespiratório do seu cão (Foto: Bednuts/Pixabay)

Você sabia que a natação traz excelentes benefícios para a saúde dos cães? Os benefícios são grande gasto energético, menor impacto nas articulações e nos ligamentos, condicionamento cardiorrespiratório, bem-estar e relaxamento do animal. 

Apesar de alguns animais apresentarem afinidade pela prática, com interesse pela água e não aparentando medo ao se aproximar de piscinas, lago ou mar, é necessário levar o cão ao veterinário para realizar um check-up antes de iniciar a natação. 

Em entrevista ao portal de notícias G1, o médico veterinário e proprietário do ‘Clube de Cãompo’, Aldo Macellaro Júnior, afirma que a maioria dos cães podem aprender a nadar. No entanto, eles devem estar com a vacinação e vermifugação em dia. 

Ainda segundo o profissional, raças como pug e boxer têm dificuldade para respirar devido à sua estrutura, mas isso não os impede de aprender a nadar, porém há a necessidade uma atenção especial para evitar a exaustão física. A prática não é recomendada apenas para animais debilitados, cardíacos e com problemas de pele.

Para inserir seu cachorro na natação, é necessário uma apresentação da atividade aquática, com o auxílio de uma profissional. Caso contrário, ele pode desenvolver fobias. 

“Os pets devem entrar na piscina, aos poucos, sem forçá-los. No treinamento, fazemos com que eles se acostumem com a água na parte rasa da piscina, levando-os para perto da borda, molhando o focinho e o corpo. Tudo é feito com muita calma para evitar traumas ou associações negativas”, explicou ao G1

O veterinário ainda ressalta que só quando o cachorro se sente seguro é que ele é levado para dentro da piscina, mas com o uso de um colete flutuador próprio para cães.

“No início, a tendência é que eles mexam apenas as patas dianteiras e afundem as de trás. O colete ajuda na sustentação do corpo, e faz com que os cães entenda que o sucesso da natação acontece com a boa movimentação dos membros posteriores”, afirmou ao G1.

Cuidados 

O animal inexperiente nunca deve ser jogado dentro da água e os tutores nunca devem deixar o cão sozinho na piscina, mesmo que ele saiba nadar. Além disso, é importante a proteção do canal auditivo dos cães, com algodão parafinado. 

Outra dica é usar uma coleira peitoral para ter mais controle sobre os movimentos do cachorro. Para não causar acidentes, o especialista informa que o enforcador está banido na natação, “pois o cão pode se enroscar e se afogar ao mergulhar”. 

Depois da natação, é fundamental secar bem os ouvidos com algodão ou gazes. A umidade, aliado ao calor, pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias no canal auditivo.

O veterinário também recomenda uma ducha de água doce para retirar o cloro e evitar possíveis alergias. Por último, o tutor deve secar bem o animal para não deixar pele e pêlos úmidos. 

Fonte: G1

Mundo Pet

Cachorro São Bernardo 35kg abaixo do peso é salvo de casa abandonada

Um homem tinha acabado de encontrar o cachorro vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Stray Rescue of St. Louis/The Dodo

Alguns dias antes do Natal do ano passado, a equipe do resgate de animais Stray Rescue of St. Louis (SRSL) recebeu uma ligação devastadora. Um homem tinha acabado de encontrar um cachorro São Bernardo vivendo sozinho em uma casa vazia. E o pobre cão não estava indo bem. Foto: Reprodução/Facebook/Stray Rescue of St. Louis "Fomos informados de que ele foi…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro ‘da cidade’ surpreende ao mudar radicalmente durante visita aos avós no campo

Recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida… e ele adorou!

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/Alexis Pepillo

Coco, uma cachorro poodle é um pet da cidade - adora seus passeios de trem pela cidade e se misturar com outros cães na creche. Mas, recentemente, Coco conheceu um lado totalmente diferente da vida. Tudo começou quando a tutora de Coco, Alexis Pepillo, deixou o cachorro na casa de seus pais no interior da Colômbia antes de viajar para…

Continuar lendo

Mundo Pet

Família encontra seu gato desaparecido em caixa da Amazon a mais de mil quilômetros de casa

Sem que eles soubessem, o gato entrou na caixa para se cochilar por um tempo, mas acabou sendo enviado acidentalmente junto com a encomenda.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Carrie Clark/The Dodo

No início de abril, Carrie Clark e sua família ficaram arrasados quando seu gato de estimação, Galena, desapareceu inexplicavelmente de sua casa. A princípio, eles acreditavam que o gatinho, que ficava dentro de casa, havia saído e se perdido. “Não tínhamos a menor ideia do que havia acontecido com ela. Ela está sempre ao meu lado", disse Carrie ao The…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro grandão continua sendo ignorado em abrigo por ‘parecer assustador’

Biggie queria uma família acima de tudo e, infelizmente, começava a perder as esperanças.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Dan Cosgrove Animal Shelter/The Dodo

Biggie é um cachorro abandonado que foi encontrado há sete meses e, desde então, esteve em alguns abrigos. No abrigo Dan Cosgrove Animal Shelter, seus novos amigos estão tentando desesperadamente encontrar um lar para o cãozinho. Apesar de sua personalidade pateta e comportamento doce, ele continua sendo esquecido - tudo porque as pessoas acham que ele parece assustador. Foto: Reprodução/Facebook/Dan…

Continuar lendo

Mundo Pet

Professor encontra família fofa de gatinhos morando no porta-malas de seu carro

O homem viu um gato entrando e saindo de seu carro, e logo recebeu a doce surpresa de quatro filhotes dormindo em seu veículo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/John Debacker

Outro dia, um professor de uma escola em Long Island, Nova York, notou um gato misterioso entrando e saindo de seu carro. Curioso, o homem começou a revistar o veículo. O gato havia desaparecido, mas quando ele abriu o porta-malas, encontrou uma pilha de quatro filhotes fofos aninhados uns nos outros. A notícia sobre os gatinhos logo apareceu no Facebook…

Continuar lendo
Publicidade