Departamento do Bem-Estar Animal amplia trabalho contra abandono de animais
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Departamento do Bem-Estar Animal amplia trabalho contra abandono de animais

O Debea planeja ampliar as ações contra o abandono animal durante a Semana do Meio Ambiente, com início neste dia 5 de junho.

Publicado

em

Atualizado há

Foto de cachorro preto
O Debea Jundiaí atua no atendimento veterinário e castrações dos animais da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento do Bem-Estar Animal de Jundiaí atua diariamente na conscientização contra o abandono de animais e, na Semana do Meio Ambiente deste ano, o trabalho da instituição será ampliado.

O Debea é ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí, e tem como objetivo fazer da cidade um local mais sustentável. Proteger os animais do abandono é uma das ações que auxilia esse objetivo.

“A busca da sustentabilidade e conservação das condições ambientais implica em diversas ações conjuntas. A mudança de comportamento, o combate ao que prejudica e externar a promoção de iniciativas para as melhorias de ações ambientais e esse é um dos papéis da UGPUMA”, comenta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho. Ele também reforça que o ato de abandono animal é crime e pode ser combatido através de denúncias feitas pela população.

No mês de abril, o Debea completou 10 anos, sendo responsável por políticas públicas voltadas para controle populacional e bem-estar dos animais de Jundiaí, com foco em medicina veterinária do coletivo. “É importante salientar que o DEBEA não é um abrigo permanente de animal abandonado e sim um espaço de transição onde os animais sem tutores identificados ficam durante o período que precisam de cuidados veterinários”, salienta a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos. 

Atendimento veterinário e castrações gratuitas

O Debea promove aos animais atendimento veterinário, abrigos temporários e castrações gratuitas, como forma de controle populacional de cães e gatos da cidade. “Para melhorar a efetividade da castração, o programa leva em consideração critérios epidemiológicos para identificação dos animais com prioridade para castração. Além disso, todo animal castrado também é identificado por meio da implantação de um microchip que possui um número único que liga o animal ao seu responsável”, explica Daniela. 

Quem tiver interessado em inscrever o pet para castração gratuita deve realizar o cadastro através do site da Prefeitura de Jundiaí, ou através do App Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos com idade entre três meses e oito anos e mais de um quilo. Após o cadastro, o tutor deve acompanhar o avanço da inscrição.

A lista com o nome dos inscritos fica disponível no site da Prefeitura de Jundiaí e é atualizada bimestralmente. A diretora do órgão reforça que o cadastro deve ser atualizado, e que ultimamente têm encontrado dificuldades em conseguir entrar em contato com os tutores dos animais inscritos.

Mundo Pet

Família encontra seu gato desaparecido em caixa da Amazon a mais de mil quilômetros de casa

Sem que eles soubessem, o gato entrou na caixa para se cochilar por um tempo, mas acabou sendo enviado acidentalmente junto com a encomenda.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Carrie Clark/The Dodo

No início de abril, Carrie Clark e sua família ficaram arrasados quando seu gato de estimação, Galena, desapareceu inexplicavelmente de sua casa. A princípio, eles acreditavam que o gatinho, que ficava dentro de casa, havia saído e se perdido. “Não tínhamos a menor ideia do que havia acontecido com ela. Ela está sempre ao meu lado", disse Carrie ao The…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro grandão continua sendo ignorado em abrigo por ‘parecer assustador’

Biggie queria uma família acima de tudo e, infelizmente, começava a perder as esperanças.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Dan Cosgrove Animal Shelter/The Dodo

Biggie é um cachorro abandonado que foi encontrado há sete meses e, desde então, esteve em alguns abrigos. No abrigo Dan Cosgrove Animal Shelter, seus novos amigos estão tentando desesperadamente encontrar um lar para o cãozinho. Apesar de sua personalidade pateta e comportamento doce, ele continua sendo esquecido - tudo porque as pessoas acham que ele parece assustador. Foto: Reprodução/Facebook/Dan…

Continuar lendo

Mundo Pet

Professor encontra família fofa de gatinhos morando no porta-malas de seu carro

O homem viu um gato entrando e saindo de seu carro, e logo recebeu a doce surpresa de quatro filhotes dormindo em seu veículo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/John Debacker

Outro dia, um professor de uma escola em Long Island, Nova York, notou um gato misterioso entrando e saindo de seu carro. Curioso, o homem começou a revistar o veículo. O gato havia desaparecido, mas quando ele abriu o porta-malas, encontrou uma pilha de quatro filhotes fofos aninhados uns nos outros. A notícia sobre os gatinhos logo apareceu no Facebook…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato herói corre em direção a acidente determinado a ajudar socorristas

O gato de rua passeou pela cena do acidente, procurando maneiras de ajudar.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Corpo de Bombeiros do Colorado

Recentemente, o Corpo de Bombeiros do Colorado respondeu a um grave acidente de carro em uma rodovia movimentada. Os socorristas correram para o local e imediatamente começaram a trabalhar para ajudar as vítimas. Mas, enquanto os bombeiros trabalhavam nos veículos e os paramédicos atendiam os pacientes, um gato herói apareceu - e ele estava ansioso para ajudar. “Um gato ajudante…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado amarrado à placa de abrigo espera 11 horas por ajuda

As imagens de segurança mostraram que o cão foi amarrado à placa por volta das 21h e só o encontraram às 7h30 da manhã seguinte.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/ONG Harbor Humane Society/The Dodo

Na porta da frente da ONG de resgate de cachorros abandonados Harbor Humane Society há uma placa que diz “Não abandone um animal aqui. Espere até o horário comercial. Não há taxa para trazer um animal. Para o bem do animal, por favor, seja humano.” Uma versão mais antiga da mesma placa fica na parte de trás do abrigo, perto…

Continuar lendo
Publicidade