Esteja atento aos riscos de envenenamento em cães e gatos
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Esteja atento aos riscos de envenenamento em cães e gatos

Os animais correm riscos até mesmo em casa, ao ingerir certos produtos, mastigar certas plantas, entrar em contato com animais peçonhentos, dentre outros

Publicado

em

Atualizado há

Labrador preto deitado, com foto aproximada mostrando sua cabeça deitada sob a pata
Em todos os casos, é necessário estar atento e levar o animal ao veterinário o quanto antes (Foto: Pixabay)

Seja por maldade dos humanos que se incomodam com a presença dos pets ou descuido dos tutores, o número de cães e gatos que adentram às clínicas veterinárias com quadros graves de envenenamento é grande.

Na maioria dos casos, o motivo de envenenamento é a falta de conhecimento dos donos acerca do grau de toxidade de um produto do qual o animal de aproxima e acaba ingerindo.

É preciso saber identificar o que causou o problema e agir de maneira rápida e assertiva para que a vida do pet seja salva.

Quem tem animais em casa deve tomar medidas preventivas para garantir sua saúde e bem-estar. Além de vacinas, alimentação e ambiente limpo e aconchegante, é necessário que a pessoa esteja atenta aos riscos de envenenamento.

O que pode causar envenenamento em animais

“Além dos pesticidas, como venenos para matar ratos e baratas, muitas coisas podem causar quadros graves de envenenamento em pets. Produtos de limpeza, medicamentos, cosméticos e animais peçonhentos são agentes de extremo risco,” explica a veterinária Livia Romeiro, da clínica paulista Vet Quality Centro Veterinário 24h.

Além disso, produtos que, a nosso ver, aparentam ser inofensivos podem trazer grandes problemas para os pets.  São eles:

Plantas

Quem tem jardim em casa deve ter atenção redobrada com animais. Eles adoram brincar, cavar e comer folhas e flores. No entanto, algumas espécies de plantas, como antúrio, azaléia, espada de são Jorge e bico de papagaio são extremamente tóxicas.

E a lista é maior ainda: mamona, lírio, babosa, violeta, begônia, coroa de cristo, hibisco, dama da noite, samambaia, hortênsia, arruda, tulipa, comigo ninguém pode, espirradeira e copo de leite devem ficar longe do seu animal de estimação.

Medicamentos

Muitos remédios humanos, como o diclofenaco sódico e potássico, não são próprios para consumo animal e podem causar reações caso ocorra a ingestão.

Produtos de limpeza

Álcool, água sanitária, removedor, querosene, desinfetante, detergente, sabão em pó, amaciante entre outros podem ser ingeridos pelo bicho e envenená-lo.

Alimentos

Chocolate, pimenta, alho, cebola, café, carambola, macadâmia, cascas e folhas de abacate, sementes de maçã e pera são alguns dos alimentos que podem envenenar cães e gatos.

Animais

Aranha, algumas espécies de formiga, vespa, abelha, escorpião e cobra são exemplos de animais nocivos para os pets.

Principais sintomas de envenenamento

Fique atento caso o animal apresente quadros de salivação excessiva e com espuma, vômito, diarreia, dificuldade para caminhar, desequilíbrio, tremores, dificuldade para respirar, convulsão, sangue na urina e diminuição da frequência cardíaca.

Além disso, observe se ele está sonolento, apático, desorientado ou com as pupilas dilatadas ou contraídas.

Vale lembrar que os sinais clínicos podem variar de acordo com o porte, raça, genética e outras características particulares de cada animal. Os sintomas também variam de acordo com o tipo de substância que foi ingerida.

Medidas que devem ser tomadas caso seu pet seja envenenado

Se o animal apresentar alguns desses sintomas, leve-o imediatamente para um veterinário, que conte com uma equipe qualificada  e infraestrutura completa para dar toda assistência ao pet.

Não ofereça nada ao animal. Muitas pessoas acreditam que o leite ou água podem neutralizar a ação das toxinas ingeridas, mas isso pode piorar ainda mais o quadro. O que realmente fará a diferença é a agilidade no atendimento especializado.

Informe ao médico veterinário sobre o produto ingerido ou animal que o atacou. Se você presenciou a ingestão do agente tóxico, leve a embalagem e mostre ao especialista.

Caso não tenha conhecimento a respeito do que possa ter sido a causa da intoxicação animal, faça sempre os seguintes questionamentos: Há plantas que o pet pode ter ingerido? Onde estão  guardados os produtos de limpeza? Por onde meu pet circulou? Além disso, procure vestígios pela casa.

Na unidade de emergência, seu pet receberá todos os cuidados necessários. Dependendo do caso, pode ser necessária a realização de lavagem estomacal com uso de carvão ativado ou fluidoterapia (aplicação de soro).

O animal será monitorado constantemente para que os profissionais tenham ciência a respeito da frequência cardíaca, frequência respiratória e pressão arterial. Exames laboratoriais e de imagem também poderão ser solicitados.

Como evitar situações de risco para animais de estimação

  • Guarde produtos em lugar apropriado;
  • Mantenha produtos químicos e medicamentos guardados em local onde o pet não tenha acesso
  • Estude sobre as plantas do seu jardim;
  • Caso tenha plantas em casa, pesquise se a espécie é nociva e pode causar envenenamento em animais;
  • Evite o contato do pet com venenos;
  • Quando a casa for dedetizada, retire o animal por algumas horas ou até que o efeito tóxico do agente químico passe;
  • Cuidado com o que o animal ingere;
  • Evite oferecer ao cão ou gato alimentos que não fazem parte de sua dieta. A ração para o cachorro é sempre a melhor opção. Além disso, jamais o medique por conta própria;
  • Mantenha o ambiente limpo;
  • Não deixe restos de comida, lixeira e outros dejetos ao alcance de cães e gatos.

Envenenamento proposital

Nem sempre é possível manter o animal de estimação totalmente protegido, principalmente se o envenenamento for causado por ação criminosa. No entanto, é possível deixá-lo longe dos portões e de lugares onde as pessoas possam jogar venenos.

Caso suspeite de que um cão ou gato tenha sido envenenado propositalmente, existem leis que foram criadas para punir esse tipo de comportamento. Maus-tratos que envolvem animais devem ser denunciados na delegacia de polícia.

Conhecer o comportamento do animal e proporcionar um ambiente onde ele possa brincar, se alimentar e descansar com segurança evita, não somente que ele seja envenenado, mas que desenvolva outros tipos de enfermidades causadas por agentes externos.

Mundo Pet

Professor encontra família fofa de gatinhos morando no porta-malas de seu carro

O homem viu um gato entrando e saindo de seu carro, e logo recebeu a doce surpresa de quatro filhotes dormindo em seu veículo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/John Debacker

Outro dia, um professor de uma escola em Long Island, Nova York, notou um gato misterioso entrando e saindo de seu carro. Curioso, o homem começou a revistar o veículo. O gato havia desaparecido, mas quando ele abriu o porta-malas, encontrou uma pilha de quatro filhotes fofos aninhados uns nos outros. A notícia sobre os gatinhos logo apareceu no Facebook…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato herói corre em direção a acidente determinado a ajudar socorristas

O gato de rua passeou pela cena do acidente, procurando maneiras de ajudar.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Corpo de Bombeiros do Colorado

Recentemente, o Corpo de Bombeiros do Colorado respondeu a um grave acidente de carro em uma rodovia movimentada. Os socorristas correram para o local e imediatamente começaram a trabalhar para ajudar as vítimas. Mas, enquanto os bombeiros trabalhavam nos veículos e os paramédicos atendiam os pacientes, um gato herói apareceu - e ele estava ansioso para ajudar. “Um gato ajudante…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado amarrado à placa de abrigo espera 11 horas por ajuda

As imagens de segurança mostraram que o cão foi amarrado à placa por volta das 21h e só o encontraram às 7h30 da manhã seguinte.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/ONG Harbor Humane Society/The Dodo

Na porta da frente da ONG de resgate de cachorros abandonados Harbor Humane Society há uma placa que diz “Não abandone um animal aqui. Espere até o horário comercial. Não há taxa para trazer um animal. Para o bem do animal, por favor, seja humano.” Uma versão mais antiga da mesma placa fica na parte de trás do abrigo, perto…

Continuar lendo

Mundo Pet

Irmãs salvam as vidas de quatro gatinhos filhotes jogados na beira da estrada

Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Janet Murdock/The Dodo

Abandonada em um remoto campo de terra, uma família de gatinhos abandonada se amontoava dentro de uma caixa de transporte. Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los. Mas, dirigindo peça estrada pouco povoada nas proximidades, duas irmãs viram a caixa de transporte dos gatos jogada. Preocupadas, pararam o carro e…

Continuar lendo

Mundo Pet

Por acaso, socorrista de animais salva vida de cachorro jogado em vala no meio da estrada

Com base em sua condição, a mulher presumiu que o cão estava ali há alguns dias.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/TikTok/Ruby & Laurel Animal Rescue

Maggie Hamilton, conhecida como Ma Mags na comunidade de resgate de animais, levava um filhote de cachorro resgatado para sua nova casa e decidiu pegar um atalho - que a levou a outra alma que precisava desesperadamente de sua ajuda. “Aproximadamente um quilômetro e meio adiante naquela estrada, vi o que pensei ser um saco de lixo branco na vala,…

Continuar lendo
Publicidade