Jardim Fepasa recebe mutirão de microchipagem de animais de estimação
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jardim Fepasa recebe mutirão de microchipagem de animais de estimação

A ação aconteceu no dia em que a lei que determina a microchipagem dos PETs em Jundiaí entrou em vigor.

Publicado

em

Atualizado há

Microchipagem de animais em Jundiaí
Nesta segunda-feira (5), foram microchipados 47 animais, sendo 35 cães e 12 gatos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Departamento de Bem-Estar Animal de Jundiaí (DEBEA) promoveu, nesta segunda-feira (05), um mutirão de microchipagem de cães e gatos no Jardim Fepasa. A ação aconteceu no dia em que a lei que determina a microchipagem dos PETs em Jundiaí entrou em vigor. De acordo com o texto, os tutores responsáveis pelos animais terão até 2 anos para levar os animais às Unidades Registradoras para a microchipagem e cadastro dos bichinhos no banco de dados da Prefeitura. Você pode consultar as unidades aqui.

Hoje, foram microchipados 47 animais, sendo 35 cães e 12 gatos. Os técnicos foram casa a casa, perguntando aos moradores sobre os PETs, microchipando os animais e logo depois entregando o certificado. Os tutores também receberam orientações sobre a importância da vacinação e sobre cuidados gerais com os PETs. No caso dos 27 cães e 9 gatos que já haviam recebido microchips, o DEBEA levantou os dados dos PETs para cadastrar no Sistema de Gerenciamento do Bem-Estar Animal de Jundiaí. A ação continuará nos próximos dias no bairro.

“Essa ação é muito importante para podermos identificar os animais da região. Com a microchipagem, nós conseguimos, por exemplo, localizar pelo número de identificação quem é o tutor e o que aconteceu com o animal, em caso de fuga”, disse a Assistente de Administração do DEBEA, Talita Odara Cervi.

A dona Benedita Divina, de 67 anos, teve os gatos Bitão e Jacobina microchipados. “É importante porque se um dia o gato fugir, é mais fácil encontrar. Então é importante identificar, né?” Assim com o cachorrinho Pulga, da dona Wilma Branco Batista. “Nós ficamos mais tranquilos com a identificação dos animais, né?”, afirmou.

Lei de microchipagem

A Lei nº 9.918, de 05 de abril de 2023, entrou em vigor hoje. Ela determina que os responsáveis pelos animais terão até 2 anos para microchipar e cadastrar os bichinhos no banco de dados da Prefeitura. A partir do período de adaptação (2 anos), todos os cães e gatos de até no máximo 6 meses de idade deverão estar microchipados e terem o cadastro atualizado quando forem fruto de venda ou adoção. Já os cães que se envolveram em algum episódio de violência, como terem mordido ou ferido alguém, têm 6 meses contados a partir da publicação da Lei para o cadastro e a microchipagem dos animais..

“A nossa ideia é realizar esses mutirões de microchipagem de animais em outros bairros nos próximos meses, principalmente onde as pessoas têm menos condições de pagar pelo serviço em uma clínica veterinária. E em cada região, nós vamos montar estratégias diferentes, de acordo com a necessidade e a população de cada região. No Jardim Fepasa, por exemplo, fomos muito bem recebidos pelas pessoas”, afirmou a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos.

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo

Jundiaí

Fios Encantados: Instituição de Jundiaí completa 6 anos levando amor e conforto para pacientes oncológicos

“Quero continuar percorrendo todo o Brasil, auxiliando os mais necessitados, levar uma palavra amiga que possa dar o conforto, a esperança”, diz Mara Gisele, presidente da entidade.

Publicado

em

Por

As voluntárias do Fios Encantados confeccionam toucas e perucas, almofadas de coração e mais para crianças e adultos que lutam contra o câncer (Foto: Arquivo Pessoal)

Levando amor e conforto para centenas de paciente oncológicos, a Instituição Fios Encantados de Jundiaí está completando 6 anos. O grupo confecciona toucas e perucas lúdicas infantis, além de almofadas para pacientes - crianças e adultos - que lutam contra o câncer. Durante esses anos de atividades, a Fios Encantados percorreu todo o país levando suas produções, mas também palavras…

Continuar lendo

Jundiaí

Representante da Fundação Van Leer elogia boas práticas de Jundiaí durante visita técnica

Victoria Chavez, especialista Urban95, incluiu a cidade em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país

Publicado

em

Por

Visita de Victoria (de camisa preta) pelo Município começou pela Emeb do Jardim Novo Horizonte. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quinta-feira (25), Jundiaí recebeu a visita de Victoria Chavez, especialista Urban95 global da Fundação Van Leer, parceira institucional do município na Rede Urban95. Após participar do Encontro dos Municípios brasileiros da rede, Victoria incluiu Jundiaí em sua agenda de visitas técnicas a parceiros pelo país, começando pela Emeb Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte. Victoria, que atua…

Continuar lendo
Publicidade