Mata Ciliar recebe macacos-prego que foram criados como domésticos
Connect with us

Mundo Pet

Mata Ciliar recebe macacos-prego que foram criados como domésticos

De acordo com a Associação Mata Ciliar, os animais estavam mal alimentados, estressados e traumatizados.

Published

on

Atualizado há

Em cinco dias, Mata Ciliar recebe dois macacos-prego que foram criados como domésticos (Foto: Mata Ciliar)

Na última semana, a Associação Mata Ciliar recebeu dois macacos-prego com históricos de “domesticação”. De acordo com a Mata, os animais chegaram ao Cras mal alimentados, estressados e traumatizados.

No domingo (1), agentes da Guarda Municipal de Itatiba levaram um jovem macho, após receberem o animal de um munícipe. O munícipe relatou aos profissionais que alguém deixou o macaquinho na porta de sua casa, em uma caixa de papelão e agarrado em um ursinho de pelúcia. Além disso, na quinta-feira (5), a Polícia Militar Ambiental de Jundiaí levou à Mata uma fêmea adulta, após uma entrega voluntária, que permaneceu sob cuidados humanos por seis anos, sendo alimentada com frutas e amendoim.

Impactos da domesticação

Ambos possuem comportamentos de animais domesticados, são mansos e acostumados com uma má alimentação. A fêmea está lactante, indicando que, possivelmente, estava prenha. Além disso, por conta do abandono e do estresse passado neste período, também apresentam traumas neurológicos, como a estereotipia – movimentos repetitivos.

“Os macacos-prego possuem comportamento natural de bando e, na natureza, esses animais caçam, se reproduzem e realizam outras atividades da espécie que são saudáveis para eles”, explica Giulia Verdini Mencarini, bióloga da Mata Ciliar. “Então, quando são criados como pet, sem contato com outros da espécie, eles acabam perdendo completamente esses comportamentos. Dessa forma, dificilmente o animal conseguirá entrar em um bando, em um eventual processo de reabilitação.”

De acordo com a Associação, quando ocorre um corte de relação, como estes dois casos, o macaco-prego, pode entrar em depressão, permanecendo inativo e sem se alimentar. “Animais de cativeiro, principalmente primatas, são muito suscetíveis a várias doenças que ocorrem em humanos. O manejo alimentar inadequado, por exemplo, pode desenvolver obesidade e, consequentemente, diabetes. Além de doenças transmitidas por humanos, como a herpes”, pontua Rebeca Alves, médica veterinária da Mata Ciliar.

Agora, ambos irão passar por exames complementares, como hemograma e bioquímico, para identificar possíveis alterações imunológicos e, assim, organizar corretamente os próximos passos de seus manejos alimentares, com a introdução de uma nova dieta, e iniciar tratamentos terapêuticos.

Mundo Pet

Cachorro resgatado em caixa de fraldas ganha novo nome e nova vida

Precisando de ajuda, o pequeno cachorro se espreitou para fora da caixa de papelão, imaginando se alguém o notaria.

Published

on

Filhote de cachorro pit bull branco e cinza dentro de uma caixa de fraldas Pampers.
Foto: Reprodução/Facebook/West Side Cat Rescue

Conheça Frankie - um filhote de cachorro da raça pit bull cuja história começou em uma caixa de fraldas Pampers. Em abril, alguém abandonou Frankie na caixa, jogada em uma calçada. Precisando de ajuda, o pequeno cachorro se espreitou para fora da caixa de papelão, imaginando se alguém o notaria. Por fim, uma empresária local chamada Robin viu o pit…

Continue Reading

Mundo Pet

Mulher encontra seu gato em outra casa e descobre que ele tem 7 famílias diferentes

“Ele ia à casa dos meus vizinhos mais próximos para passear, desde que tinha mais ou menos um ano de idade”, contou a tutora.

Published

on

Gato preto deitado em costas do sofá com patas em persiana de janela
Foto: Arquivo Pessoal/Megan Holley/The Dodo

Pete sempre foi um gato muito sociável e aventureiro. Desde que era um filhote, ele gostava de brincar ao ar livre e conhecer novas pessoas. De acordo com Megan Holley, tutora de Pete, explorar a vizinhança sempre foi uma de suas coisas favoritas. "Ele ia à casa dos meus vizinhos mais próximos para passear, desde que tinha mais ou menos…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro faz surpresa de Dia das Namorados para cãopanheira

A surpresa romântica teve direito a buquê de flores e um lambeijinho. Assista.

Published

on

Dois cachorros da raça golden retriever
Foto: Reprodução/TikTok/@a_golden_fam

Um cachorro Golden Retriever encantou a internet ao protagonizar uma surpresa romântica para sua cãopanheira no Dia dos Namorados. O vídeo, que rapidamente viralizou nas redes sociais, mostra o cãozinho desfilando com uma flor na boca, deixando sua amada na expectativa do que estava por vir. Na cena final, o Golden Retriever surge ao lado de sua amada, segurando uma…

Continue Reading

Mundo Pet

Mata Ciliar de Jundiaí recebe dois cachorros-do-mato em dois dias

De acordo com a Mata Ciliar, a instituição já recebeu dez indivíduos da espécie neste ano, todos vítimas da perda de seus habitats naturais.

Published

on

Cachorro-do-mato resgatado dentro de caixa de transporte
Foto: Mata Ciliar

A Mata Ciliar de Jundiaí destaca o aumento do número de animais silvestres em áreas urbanas, como o recente caso de cachorros-do-mato em Valinhos e Itatiba. Em apenas dois dias, a Cras recebeu dois filhotes de cachorro-do-mato em situações distintas. De acordo com a associação, o primeiro estava preso dentro de uma empresa em Valinhos. Após avaliação da equipe, ele…

Continue Reading

Mundo Pet

Filhotes abandonados em colchão velho nunca saíram do lado um do outro

Assim que Layce chegou, ela viu que os cachorros estavam extremamente magros – estavam morrendo de fome.

Published

on

Filhotes de cachorro magros e abandonados em canil improvisado
Foto: Reprodução/Silverstray Social/The Dodo

Um homem passeava com seu cachorro quando se deparou com algo que o fez parar. Em uma pilha de colchões velhos no lixo, ele viu algo se movendo. Quando chegou mais perto, percebeu o que estava vendo - uma ninhada de seis filhotes de cachorro abandonados, deixados à própria sorte. Foto: Reprodução/Silverstray Social/The Dodo Assim que percebeu o que estava…

Continue Reading
Advertisement