Ondas de calor exigem atenção redobrada com saúde dos pets
Connect with us

Mundo Pet

Ondas de calor exigem atenção redobrada com saúde dos pets

Dr. Matheus Moreira, do Centro Veterinário Dr. PetZoo, orienta tutores sobre como cuidar dos animais de estimação em dias quentes.

Published

on

Atualizado há

Foto: Canva Pro

Assim como nós, os pets também sofrem com os dias quentes e abafados. O calor pode ser desafiador para cães, gatos e outros pets, mas com alguns cuidados simples, você pode garantir a qualidade de vida do seu animalzinho.

De acordo com o Dr. Matheus Moreira, do Centro Veterinário Dr. PetZoo de Jundiaí, os animais domésticos têm uma temperatura corporal que pode variar entre 37,4ºC e 39ºC. Os tutores devem prestar atenção extra para garantir o bem-estar do seu pet.

Os primeiros sinais de excesso de calor do animal de estimação podem incluir mal-estar perceptível, agitação e ofegação intensa. “Mas com cuidados simples, os tutores podem garantir que seus animais de estimação passem pelos dias de calor intenso de forma saudável e feliz”, explica Dr. Matheus. Confira as dicas do veterinário:

1. Dê acesso à água o tempo todo:

“Os tutores deve se certificar de que seu animal de estimação tenha acesso constante a água fresca e limpa. Principalmente durante os dias quentes, a hidratação é fundamental para manter a saúde do pet. Por isso, verifique regularmente se a tigela de água está cheia e troque sempre que necessário. Além disso, uma pedrinha de gelo na água pode fazer toda a diferença para deixá-la fresca”, explicou Dr. Matheus.

2. Ofereça locais frescos e sombreados

Além da água, é importante que seu animal de estimação tenha acesso a áreas sombreadas e frescas para descansar durante o calor do dia. Mantenha o pet, se possível, dentro de casa, em um ambiente confortável, com ar-condicionado ou ventiladores.

Nunca deixe seu cão dentro de um carro estacionado, ainda que por um curto período de tempo. “Carros podem aquecer rapidamente, atingindo temperaturas muito altas. Isso representa um risco muito sério e perigoso para a saúde do seu animal de estimação, podendo ser até fatal”, explica o veterinário.

3. Evite atividades ao ar livre em excesso

Em dias de calor excessivo, não é recomendado levar os animais para atividades físicas intensas ao ar livre, principalmente durante horas de pico de calor. “Prefira caminhadas mais curtas e em horários mais frescos – como no início da manhã ou no final da tarde. E dê atenção especial com as patinhas do seu animalzinho. O chão de pavimento quente pode causar ardor, ressecamento e até bolhas”, destaca.

4. Fique de olho nos principais sinais de superaquecimento

Os seus animais de estimação podem demonstrar sinais de superaquecimento, como respiração ofegante excessiva, salivação excessiva, letargia, e gengivas e língua avermelhadas. Por isso, se você suspeitar que seu pet está superaquecido, leve-o imediatamente a um local fresco e contate o veterinário.

Além do seu bichinho de estimação, o calor é um perigo principalmente para animais de rua, que não têm uma casa ou tutores para cuidar deles. Por isso, você pode ajudar esses animaizinhos, deixando potes com água fresca na frente da sua casa. Além disso, se sua calçada tem sombra, prepare um espaço confortável para que eles possam descansar as patinhas.

Mundo Pet

Menina de 7 anos ‘rouba’ husky do vizinho e o substitui por uma réplica de pelúcia

Olivia já ameaçou roubar o husky e substituí-lo por um brinquedo de pelúcia, mas Amanda riu. Mal sabia ela que a menina estava falando sério.

Published

on

Menina de 7 anos rouba husky do vizinho e o substitui por uma réplica de pelúcia
Foto: Reprodução/Amanda Sullivan/SWNS

Uma câmera de segurança flagrou o momento engraçado em que uma menina “roubou” o cachorro husky do vizinho e o substituiu por uma réplica de pelúcia. Olivia, de 7 anos de idade, é a melhor amiga de Gunnar, um husky siberiano de 11 anos, desde que se conheceram. A tutora de Gunnar, Amanda, admira e incentiva a amizade deles desde…

Continue Reading

Mundo Pet

Câmera flagra cachorro chegando em casa às 5h30 da manhã com visitante inesperado

“Nelson me acordou às 5h30 da manhã para fazer xixi e adivinha quem o seguiu até em casa…”, escreveu a tutora do cachorro no vídeo.

Published

on

Cachorro chega em casa às 5h30 da manhã com visitante inesperado
Foto: Reprodução/TikTok | @dozers.world1

Muitos tutores se identificam com o fato de seu cachorro acordá-los em uma hora imprópria para sair, mas poucos voltam do rolê com um amigo. Mas foi exatamente isso que aconteceu com Tracy - e tem sido uma ocorrência muito comum. Ela é a orgulhosa tutora de dois gatos e do cão Nelson, mas também tem um visitante regular em…

Continue Reading

Mundo Pet

Abandonado e assustado, cachorro encontra o amor em um novo lar

Depois do resgate vindo dos céus, a ansiedade do cachorro praticamente desapareceu. Assista.

Published

on

Cachorro encontra o amor em um novo lar
Foto: Reprodução/Kristin Erwin/The Dodo

Em uma manhã recente, Kristin Erwin estava levando seu filho para a fonoaudiologia quando avistou um pequeno cachorro para cima e para baixo em uma vala arborizada. Ela encostou o carro e tentou persuadir gentilmente o cão a vir até ela. Foi preciso convencê-lo, mas ela acabou conseguindo colocar o cachorro em sua van. “Ela estava muito nervosa”, disse Kristin…

Continue Reading

Mundo Pet

Saiba os cuidados necessários com a saúde dos pets na onda de calor

Os primeiros sinais de excesso de onda de calor do animal de estimação, podem incluir mal-estar perceptível, agitação e ofegação intensa.

Published

on

Cachorro na onda de calor
Foto: Canva

Com a chegada dos dias mais quentes, é fundamental redobrar os cuidados com os pets. Assim como os seres humanos, os animais de estimação também sofrem com a onda de calor, sendo suscetíveis a problemas como desidratação, queimaduras e até mesmo insolação. De acordo com o Dr. Matheus Moreira, do Centro Veterinário Dr. PetZoo de Jundiaí, os animais domésticos têm…

Continue Reading

Mundo Pet

Sexta-Feira 13: veterinário alerta para riscos e cuidados com gatos pretos

Durante esse período, é comum que os gatos pretos sofram maus-tratos, sejam abandonados ou, em casos extremos, utilizados em rituais.

Published

on

Gato Preto
Foto: Canva

A Sexta-Feira 13 é cercada de mitos e superstições há séculos. Em diversas culturas, a data é associada a azar, e uma das vítimas mais comuns dessa crença equivocada são os gatos pretos. Durante esse período, é comum que esses animais sofram maus-tratos, sejam abandonados ou, em casos extremos, utilizados em rituais. Mas afinal, de onde surgiu a associação do…

Continue Reading
Advertisement