Ondas de calor exigem atenção redobrada com saúde dos pets
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Ondas de calor exigem atenção redobrada com saúde dos pets

Dr. Matheus Moreira, do Centro Veterinário Dr. PetZoo, orienta tutores sobre como cuidar dos animais de estimação em dias quentes.

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Canva Pro

Assim como nós, os pets também sofrem com os dias quentes e abafados. O calor pode ser desafiador para cães, gatos e outros pets, mas com alguns cuidados simples, você pode garantir a qualidade de vida do seu animalzinho.

De acordo com o Dr. Matheus Moreira, do Centro Veterinário Dr. PetZoo de Jundiaí, os animais domésticos têm uma temperatura corporal que pode variar entre 37,4ºC e 39ºC. Os tutores devem prestar atenção extra para garantir o bem-estar do seu pet.

Os primeiros sinais de excesso de calor do animal de estimação podem incluir mal-estar perceptível, agitação e ofegação intensa. “Mas com cuidados simples, os tutores podem garantir que seus animais de estimação passem pelos dias de calor intenso de forma saudável e feliz”, explica Dr. Matheus. Confira as dicas do veterinário:

1. Dê acesso à água o tempo todo:

“Os tutores deve se certificar de que seu animal de estimação tenha acesso constante a água fresca e limpa. Principalmente durante os dias quentes, a hidratação é fundamental para manter a saúde do pet. Por isso, verifique regularmente se a tigela de água está cheia e troque sempre que necessário. Além disso, uma pedrinha de gelo na água pode fazer toda a diferença para deixá-la fresca”, explicou Dr. Matheus.

2. Ofereça locais frescos e sombreados

Além da água, é importante que seu animal de estimação tenha acesso a áreas sombreadas e frescas para descansar durante o calor do dia. Mantenha o pet, se possível, dentro de casa, em um ambiente confortável, com ar-condicionado ou ventiladores.

Nunca deixe seu cão dentro de um carro estacionado, ainda que por um curto período de tempo. “Carros podem aquecer rapidamente, atingindo temperaturas muito altas. Isso representa um risco muito sério e perigoso para a saúde do seu animal de estimação, podendo ser até fatal”, explica o veterinário.

3. Evite atividades ao ar livre em excesso

Em dias de calor excessivo, não é recomendado levar os animais para atividades físicas intensas ao ar livre, principalmente durante horas de pico de calor. “Prefira caminhadas mais curtas e em horários mais frescos – como no início da manhã ou no final da tarde. E dê atenção especial com as patinhas do seu animalzinho. O chão de pavimento quente pode causar ardor, ressecamento e até bolhas”, destaca.

4. Fique de olho nos principais sinais de superaquecimento

Os seus animais de estimação podem demonstrar sinais de superaquecimento, como respiração ofegante excessiva, salivação excessiva, letargia, e gengivas e língua avermelhadas. Por isso, se você suspeitar que seu pet está superaquecido, leve-o imediatamente a um local fresco e contate o veterinário.

Além do seu bichinho de estimação, o calor é um perigo principalmente para animais de rua, que não têm uma casa ou tutores para cuidar deles. Por isso, você pode ajudar esses animaizinhos, deixando potes com água fresca na frente da sua casa. Além disso, se sua calçada tem sombra, prepare um espaço confortável para que eles possam descansar as patinhas.

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo

Mundo Pet

ONG de resgate cria força-tarefa para salvar vida de cachorro que vivia em caixa

Depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, a ONG sabia que tinham que ajudá-lo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Saving Hope Rescue

A equipe da ONG de resgate animal Saving Hope (SHR) vasculha sua cidade diariamente em busca de animais de estimação feridos e desabrigados. Eles nem sempre se aventuram a sair de Fort Worth para missões de resgate, mas depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, eles sabiam que tinham que…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato fofo ‘ataca’ policial no meio de uma parada de trânsito; VÍDEO

O gato não pertencia ao motorista que a policial havia parado – embora ele parecesse ansioso por carinho.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Certo dia, a policial Elyse Helkenn fazia uma parada de trânsito de rotina em um motorista em excesso de velocidade quando aconteceu algo nada rotineiro. Ela inesperadamente foi atacada por um gato malandro. "Quando expliquei o motivo da parada ao motorista, obviamente por causa da velocidade, senti algo roçar na minha perna - o que não é algo que você…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro desaparecido por 2 anos volta para casa em Jundiaí em reencontro emocionante

“Foi uma emoção fora do normal”, diz a tutora. “Foram 2 anos de sofrimento, mas sempre tivemos esperança de que um dia o encontraríamos.”

Publicado

em

Por

O cachorrinho ficou dois anos longe de sua família, mas voltou para casa são e salvo (Foto: Arquivo Pessoal)

Bibi, um cachorro que desapareceu de sua casa em Jundiaí há dois anos, voltou para casa em um reencontro emocionante na última terça-feira (7). A história do cãozinho e sua família reacende a esperança para aqueles que ainda procuram seus animais de estimação perdidos. Bibi desapareceu no dia 06 de junho de 2022, após escapar pela porta enquanto a mãe…

Continuar lendo
Publicidade