Connect with us

Mundo

Previsão é que 2021 seja mais frio que 2020, mas ainda um dos anos mais quentes da história

No Oceano Pacífico, o fenômeno La Niña será o responsável pela queda das temperaturas, mas os gases do efeito estufa continuarão altos.

Published

on

pessoas com roupas de frio
Foto: José Cruz/Agência Brasil

De acordo com pesquisadores do Centro de Meteorologia do governo do Reino Unido, 2021 será um ano mais frio que 2020 no mundo todo. Ainda assim, será um dos seis anos mais quentes já registrados na história.

No Oceano Pacífico, o fenômeno La Niña será o responsável pela queda das temperaturas, mas os gases do efeito estufa continuarão altos. Sendo assim o maior fator de influência no clima global.

O efeito do La Niña acontece quando ventos fortes sopram as águas quentes da superfície do Oceano Pacífico em direção às Filipinas e para longe da América do Sul. Com isso, as águas mais frias do fundo do oceano sobem para a superfície do mar, reduzindo as temperaturas.

“É improvável que a temperatura global para 2021 seja a de um ano recorde devido à influência atual da La Niña, mas será muito mais quente do que outros anos anteriores que tiveram o fenômeno, como 2011 e 2000, devido ao aquecimento global”, diz Adam Scaife, chefe de previsão de longo alcance no centro de meteorologia do Reino Unido.

Ainda segundo os pesquisadores, o mundo deve ficar cerca de 1º C mais quente do que na era pré-industrial. Este será o sétimo ano consecutivo em que ficamos próximos ou acima dessa marca. Assim, de acordo com o centro de meteorologia britânico, em 2021 a temperatura da Terra deve ficar entre 0,91º C e 1,15º C acima do que foi registrado nos anos 1850-1900.

Anos mais quentes

Segundo a instituição do Reino Unido, as previsões bem sucedidas de temperaturas anuais anteriores dão a confiança de projetar os próximos anos. Até o momento, 2016 foi o ano mais quente registrado. O segundo lugar é disputado por 2019 e 2020.

Uma avaliação provisória da Organização Meteorológica Mundial diz que os seis anos mais quentes já registrados desde 1850 aconteceram depois de 2015. A previsão do Met Office é que 2021 supere o ano de 2018 e ocupe o sexto lugar no ranking.

Com informações do G1.

Mundo

Cidadania Italiana é um passaporte para benefícios na Europa

A consultoria Bulgareli pode auxiliar em todo o processo para quem busca a dupla cidadania italiana. Saiba mais.

Published

on

O Brasil é o país com o maior número de italianos depois da Itália, segundo informações da embaixada italiana no nosso país. Estima-se que sejam 25 milhões de ítalo-brasileiros, ou seja, pessoas que tenham ascendência brasileira e italiana, e, portanto, têm direito à dupla cidadania. A dupla cidadania italiana oferece uma série de vantagens, tanto para quem deseja residir na…

Continue Reading

Mundo

Internado, papa Francisco envia mensagem a brasileiros: ‘Rezem por mim’

Neste ano, a Campanha da Fraternidade promove a “Ecologia Integral” e pontífice pede para deixar ganancia de lado e focar na natureza.

Published

on

Internado desde o dia 14 de fevereiro, o papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis brasileiros e ofereceu o apoio da Igreja Católica para a cúpula climática COP30, que ocorre no mês de novembro em Belém (PA). O texto foi enviado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil durante a Campanha da Fraternidade, realizada no período da Quaresma, com o…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo