Connect with us

Polícia

68 presos do CDP Jundiaí foram colocados em liberdade após pandemia

Ação foi tomada para cumprimento de decisões judiciais. Um detento também morreu por complicações da doença

Published

on

Atualizado há

CDP Jundiaí

Desde que a pandemia teve início no Brasil, em março do ano passado, o CDP (Centro de Detenção Provisória) Marcos Antônio Alves Bezerra, em Jundiaí, viu sair 68 presos pela porta da frente. Todos, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), tiveram a liberdade definida após cumprimento de decisões judiciais baseadas na Recomendação 62, do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) – que determina medidas preventivas à infecção pelo novo coronavírus. Uma morte de preso também foi confirmada na unidade, devido às complicações da doença.

A decisão é justificada para “proteção da vida e da saúde das pessoas privadas de liberdade, dos magistrados, e de todos os servidores e agentes públicos que integram o sistema de justiça penal, prisional e socioeducativo, sobretudo daqueles que integram o grupo de risco, tais como idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, imunossupressoras, respiratórias e outras comorbidades”.

Os crimes praticados por estas pessoas não foram especificados pela SAP, mas a recomendação do CNJ deixa claro que a medida diz respeito apenas aos acusados de crimes de menor gravidade. O artigo 5º reforça, ainda, que “… não se aplicam às pessoas condenadas por crimes previstos na Lei nº 12.850/2013 (organização criminosa), na Lei nº 9.613/1998 (lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores), contra a administração pública (corrupção, concussão, prevaricação etc.), por crimes hediondos ou por crimes de violência doméstica contra a mulher”.

Casos confirmados

Destinado às pessoas acusadas de crimes e que aguardam julgamento, o CDP também teve 28 servidores e 81 reeducandos com testes positivos para a Covid. Todos os contaminados estão curados e não há casos na unidade, neste momento, conforme informou a SAP.

“Quanto às medidas adotadas, cabe informar que a pasta segue as determinações do Centro de Contingência do coronavírus e suspendeu atividades coletivas, intensificou a limpeza de áreas, restringiu acesso às unidades e monitora grupos de risco”, ressaltou o órgão, em nota enviada ao Tribuna de Jundiaí.

Unidade já garantiu a imunização de todos os servidores com uma dose (Foto: Reprodução/Sindespe)

Todos os servidores da unidade foram imunizados contra a Covid-19. “Até o momento, mais 300 presos da unidade também já foram vacinados. Importante destacar que a população privada de liberdade é mais jovem que a população em geral e a expectativa é que a vacinação avance a partir deste mês, considerando a ampliação das faixas etárias elegíveis para a vacinação pelo PEI (Plano Estadual de Imunização)”, completou, em outro trecho da nota oficial.

Protocolo

Nos casos suspeitos entre os presos, os procedimentos são claros, segundo a secretaria: “O paciente deve ser isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada. Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento”.

Todo servidor com suspeita de diagnóstico de Covid-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento na própria residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do Coronavírus. “A secretaria acompanha o quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para recuperação”, explicou a SAP.

vacina Oxford
Vacinação segue o Plano Estadual de Imunização também no sistema prisional do Estado (Foto: Agência Brasil)

Prefeitura

O órgão estadual ainda esclareceu que é responsabilidade de cada Prefeitura administrar vacinas contra a Covid, inclusive para a população carcerária. A vacinação nos presídios depende de agendamento das Prefeituras, segundo as normas do PEI (Plano Estadual de Imunização).

Em nota, a Prefeitura de Jundiaí informou que desde o início do processo de vacinação no município, a Vigilância Epidemiológica encaminha doses para o CDP destinadas à imunização da faixa etária determinada pelo PEI. Até o início deste mês, ainda conforme a Prefeitura, “foram enviadas 613 doses para o local”, sendo todas para primeira aplicação.

Estado

Ainda segundo a SAP, o Estado de São Paulo já distribuiu cerca de 9 milhões de máscaras para presos e funcionários, incluindo cerca de 1,2 milhão de máscaras do tipo N95/PFF2 e similares. Além disso máscaras, foram entregues aos presídios 4 milhões de luvas descartáveis, mais de 158 mil litros de álcool gel, 103 mil litros de sabonete líquido, entre outros insumos.

Polícia

Idoso é preso por suspeita de importunação sexual dentro de hospital em Jarinu

Homem de 69 anos teria passado a mão nas pernas de uma mulher; ele foi contido por funcionários e levado à delegacia.

Published

on

Um idoso de 69 anos foi preso na quarta-feira (23) sob suspeita de importunação sexual dentro de um hospital em Jarinu. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia da cidade. Segundo o boletim de ocorrência, o homem teria passado a mão nas pernas de uma mulher, atitude presenciada por uma enfermeira da unidade de saúde. Imediatamente, a profissional acionou…

Continue Reading

Polícia

Trio de mulheres é preso após furtar mais de R$ 25 mil em roupas no JundiaíShopping

Tentaram fugir pela contramão e foram interceptadas na Av. Nove de Julho pela Guarda Municipal de Jundiaí.

Published

on

Três mulheres foram presas em flagrante pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) na tarde de quarta-feira (23), após furtarem uma grande quantidade de roupas infantis em uma loja do JundiaíShopping. A ação rápida dos seguranças do estabelecimento e da equipe da guarda resultou na recuperação de mais de R$ 25 mil em mercadorias. 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas…

Continue Reading
Pular para o conteúdo