Polícia Civil investigará morte de jovem baleado pela PM em Várzea Paulista
Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Civil investigará morte de jovem baleado pela PM em Várzea Paulista

O policial militar alega que disparou a arma acidentalmente ao se desequilibrar em uma escadaria durante abordagem. Henrique tinha 20 anos.

Publicado

em

Atualizado há

Jovem é morto por disparo de PM em Várzea Paulista
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a morte de Henrique, de 20 anos, em Várzea Paulista (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar a morte de João Henrique Souza Gonçalves, o jovem de 20 anos, morto por um policial militar na noite de sábado (21), na Vila Real, em Várzea Paulista. O policial militar relatou no boletim de ocorrência que disparou a arma acidentalmente ao se desequilibrar em uma escadaria durante uma abordagem.

De acordo com o delegado Rafael Diorio, responsável pela investigação, a polícia instaurou o inquérito já no domingo (22). Além disso, as autoridades também solicitaram exames da perícia. O delegado ainda orienta que pessoas que testemunharam a morte de João Henrique compareçam à delegacia da cidade para depor.

Em nota, a Polícia Militar informou que agentes da 3ª Companhia do 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam o policial em flagrante, que agora está no presídio militar Romão Gomes. Agora, a Corregedoria da PM acompanha o caso.

Entenda o crime

Conforme descrito no boletim de ocorrência, a equipe da Polícia Militar patrulhava um local conhecido como ponto de tráfico de drogas na Vila Real, em Várzea Paulista. Os PMs disseram que durante o patrulhamento, avistaram uma barricada que impedia a entrada da viatura na Rua Tambaú.

Neste momento, de acordo com o relato dos agentes, quatro homens correram ao perceber a presença da viatura. Assim, um dos policiais saiu do carro para abordá-los. O policial afirmou que os homens fugiram para uma escadaria no fim da rua.

Ao tentar alcança-los, o PM conta que se desequilibrou no degrau da escada e efetuou o disparo acidentalmente. Segundo o relato no boletim de ocorrência, o policial diz que, a princípio, não percebeu que o disparo atingiu alguém, e voltou para a viatura.

O parceiro do policial relatou que este voltou para o carro, informando que os suspeitos conseguiram fugir, e os agentes retornaram para a base em seguida. Momentos depois, o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel Urgente) recebeu um chamado para socorrer um jovem baleado na rua onde os policiais agiram.

Assim, a Polícia Militar retornou ao bairro, junto dos policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí e a Polícia Científica. De acordo com o boletim de ocorrência, no local, as autoridades encontraram João Henrique morto, com duas marcas de tiro (de entrada e de saída) na cabeça.

Os policiais não encontraram os projéteis no local, mas apreenderam as armas dos policiais envolvidos.

Polícia

São Paulo registra menor taxa de homicídios entre estados mais populosos

A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024 – uma queda significativa de 8,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Publicado

em

Por

O coordenador de Análise Criminal e Pesquisa da SSP destaca a importância da reestruturação das polícias como um dos pilares do sucesso (Foto: Governo de SP)

Apesar de ser o estado com maior população do Brasil, São Paulo registrou a menor taxa de homicídios dolosos entre os cinco estados mais populosos do país. Os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelam que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024. Esse…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que provocou acidente com morte se entrega à polícia em São Paulo

Publicado

em

Por

Fernando Sastre de Andrade Filho se entrega à polícia, enfrentando acusações sérias após acidente trágico em São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, se entregou à polícia na tarde desta segunda-feira (6), em São Paulo. Ele era o motorista do Porsche que provocou a morte de um motorista de aplicativo no dia 31 de março. A prisão preventiva de Andrade Filho foi decretada pela Justiça na sexta-feira (3). No dia seguinte, a polícia foi à…

Continuar lendo

Polícia

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí

Publicado

em

Por

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí (SP) — Foto: Divulgação

Um homem de 54 anos, identificado como Almires Albuquerque, foi encontrado na manhã deste sábado (4) em uma área de mata no bairro Jardim Copacabana, em Jundiaí (SP). Ele estava desaparecido desde a segunda-feira (29), após ter saído de casa por volta das 15h. Almires, que possui deficiência mental e faz uso de medicamentos controlados, foi descoberto por um morador…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que matou homem em SP é preso pela Justiça

Justiça decreta prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho após analisar risco de reiteração de crimes

Publicado

em

Por

(Foto: Reprodução SBT News)

Na noite de hoje, a Justiça decretou a prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, motorista do Porsche envolvido na colisão que resultou na morte de um homem e deixou outro ferido na madrugada de 31 de março, em São Paulo. A decisão foi tomada pelo juiz João Augusto Garcia, da 5ª Câmara de Direito Criminal,…

Continuar lendo

Polícia

Polícia investiga morte de bebê de dois meses em Jundiaí

De acordo com os relatos, a criança estaria dormindo na mesma cama que o pai e foi socorrida com sangramento no nariz.

Publicado

em

Por

Delegacia da Polícia Civil de Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí foi ao local e socorreu o bebê, mas a criança não resistiu (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de dois meses no bairro Jardim das Tulipas, em Jundiaí. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (29). De acordo com o boletim de ocorrência, na casa da família, a polícia encontrou a criança em cima de uma cama, com o nariz sangrando e ao lado de uma poça de sangue. Os…

Continuar lendo
Publicidade