Connect with us

Política

Campanha ‘Festa Legal Não Tem Rojão’ será discutida em lives nesta quarta e quinta-feira

Transmissões serão realizadas pelo Facebook do vereador Faouaz Taha, às 19h

Published

on

Atualizado há

faouaz taha
O vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, que criou a campanha em 2018 (Foto: Divulgação)

Neste mês de junho, a campanha ‘Festa Legal Não Tem Rojão’ será discutida em lives temáticas para reforço da importância da conscientização do isolamento social neste momento e da não soltura de fogos com estampido em qualquer época.

A iniciativa é do vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, que criou a campanha em 2018 e é autor, junto a três colegas vereadores, do projeto de lei que proíbe a soltura de fogos barulhentos na cidade.

As Lives serão realizadas nesta semana: na quarta-feira (10) com o deputado federal autor do projeto de lei que proíbe o estampido no País, Ricardo Izar; e na quinta-feira (11) com representantes de entidades que apoiam a causa na cidade. Ambas acontecerão às 19 horas, no Facebook do vereador: www.facebook.com/faouaztaha011.

“Sempre fortalecemos a conscientização, sobretudo em períodos em que a soltura dos rojões é mais comum. Em 2019, tivemos diálogo com as paróquias da Igreja Católica para que festas juninas evitassem os estouros. Neste ano, vivemos uma pandemia. Portanto, devemos evitar aglomerações, mas também a soltura dos fogos com estampido. Há outras formas de celebrar sem riscos aos animais e pessoas”, afirma o vereador.

A campanha ´Festa Legal Não Tem Rojão´ possui abaixo-assinado online, com mais de 1,5 mil apoiadores, fora os mais de 1 mil que assinaram folhas em pet shops que apoiam a causa. O projeto de lei, de autoria de Faouaz com Rafael Antonucci, Leandro Palmarini e Paulo Sérgio Martins, foi levado à votação por duas vezes na Câmara e rejeitado em ambas, nos anos de 2017 e 2019.

Em paralelo à legislação, no entanto, a campanha de conscientização do vereador Faouaz ganhou força e ano a ano reúne mais apoiadores que sabem dos riscos do rojão aos animais de modo geral, não somente os pets, às pessoas acamadas, autistas, crianças, idosos. Entidades sociais de Jundiaí que atendem boa parte desses públicos e especialidades, como APAE, Grendacc, Ateal e Bem-Te-Vi, também já manifestaram apoio ao ‘Festa Legal Não Tem Rojão’, assim como o deputado federal, Ricardo Izar, autor do projeto de lei que trata da questão em âmbito nacional.

Confira a programação:

  • Quarta-feira (10/06)

19h – Vereador Faouaz Taha com o deputado federal, Ricardo Izar, autor do projeto de lei nacional que proíbe fogos com estampido.

Transmissão: www.facebook.com/faouaztaha011

  • Quinta-feira (11/06)

19h: Vereador Taha com Cristina Reiter (Presidente da Associação de Veterinários de Jundiaí e Região), Cristina Harumi Adania (Coordenadora da Associação Mata Ciliar), Silvia Merlo (Vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e da Comissão de Meio Ambiente da OAB), Vânia Plaza Nunes (Superintendente da Fundação Serra do Japi) e Lucas Navajas (Veterinário cardiologista).

Transmissão: www.facebook.com/faouaztaha011

Canal de apoio e denúncia

Como forma de ampliar a discussão nas redes sociais, a campanha ´Festa Legal Não Tem Rojão’ agora possui também perfil próprio no Instagram, para que seja um canal de denúncia e contato entre apoiadores. “Diante do momento em que vivemos, de mudanças e proteção necessária, a rede social nos permite conectar pessoas que se sentem beneficiadas por essa campanha e entendem a importância”, diz Faouaz.

“Sabemos que há tradições importantes, mas hoje temos que repensar os atos de maneira que não afete ou prejudique ninguém. Soltar balão até tempos atrás também era tradição ou considerado bonito, hoje se entende que é crime. Nossa celebração deve ser feita de modo que respeite os demais. Há fogos silenciosos e tantas outras formas com as novas tecnologias de termos efeitos bonitos”, reforça o vereador.

Para acessar o Instagram da campanha e conhecer informações da causa, clique aqui!

Política

Jundiaí sofre com quedas de energia e fios soltos; vereadores cobram CPFL

Demora na poda de árvores afeta a rede elétrica e causa interrupções frequentes no fornecimento de energia.

Published

on

A falta de manutenção na rede elétrica e de telecomunicações em Jundiaí foi tema de debate na Câmara Municipal nesta terça-feira (11). Vereadores cobraram respostas da CPFL Piratininga sobre problemas recorrentes, como a demora na poda de árvores que atingem a fiação, quedas frequentes de energia e fios soltos de telefonia e internet que representam risco para a população. A…

Continue Reading

Política

Vereadores de Jundiaí aprovam moções sobre saúde, trânsito e direitos sociais; veja o que foi discutido

Antes do início das votações, a Câmara entregou o Diploma “Mulher Cidadã Clara Zerkin” a oito mulheres que contribuíram significativamente para a sociedade jundiaiense. Saiba mais.

Published

on

A Câmara Municipal de Jundiaí realizou, nesta terça-feira (11), a quinta sessão ordinária da 19ª legislatura. Com a presença de 18 dos 19 vereadores — a vereadora Mariana Janeiro está em agenda da ONU nos Estados Unidos —, a sessão foi marcada por uma emocionante homenagem a mulheres que se destacaram na comunidade e pela votação de projetos e moções…

Continue Reading
Pular para o conteúdo