Carreatas pelo país fazem protesto pedindo impeachment de Bolsonaro
Connect with us

Política

Carreatas pelo país fazem protesto pedindo impeachment de Bolsonaro

Em Jundiaí, haverá uma carreata pró-impeachment do presidente Bolsonaro na manhã deste domingo (24). A concentração será na avenida Manoela Lacerda Vergueiro (ao lado do Parque da Uva)

Published

on

Carreata impeachment Bolsonaro. (Foto: Divulgação)
(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Várias capitais do Brasil, como Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, registraram carreatas, na manhã deste sábado (23), pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em Brasília, com gritos de fora Bolsonaro e buzinaço, centenas de carros saíram as ruas. A mobilização ocorreu no Eixo Monumental e na Esplanada dos Ministérios.


Nos vidros dos carros, dizeres de “viva o SUS” e “vacina para todos” marcaram o protesto organizado em várias regiões do país. De acordo com a organização, mais mil veículos participaram do ato no DF.

Faixas pedindo “impeachment já” também foram erguidas no gramado em frente ao Congresso Nacional. A Polícia Militar acompanhou o evento.

Em São Paulo, a carreata começou em frente a Assembléia Legislativa e seguiu para a avenida Paulista com muitos veículos.


No Rio de Janeiro, várias pessoas também saíram em carreata, pedindo o afastamento de Bolsonaro


Em Porto Velho, capital de Rondônia, também foram registrados movimentos.

Em Cuiabá, capital do Mato Grosso, várias pessoas também foram às ruas.

Em Jundiaí, uma manifestação a favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) será realizada neste domingo (24), em formato de carreata. A concentração será na avenida Manoela Lacerda Vergueiro (ao lado do Parque da Uva), no portão do Fundo Social de Solidariedade, às 10 horas. O início da carreata está programado para às 10h30.

Atualmente há 61 processos pedidos de afastamento do presidente na Câmara dos Deputados, na qual o presidente Rodrigo Maia é o responsável por acolher ou arquivar as petições.

Popularidade

Influenciada pela situação da pandemia da Covid-19 no País, marcada pela crise no fornecimento de oxigênio na rede de saúde de Manaus (AM), a popularidade do presidente já se mostra abalada. Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (23) indicou aumento do número de insatisfeitos com Bolsonaro: 40% da população avalia sua atuação como ruim ou péssima, comparado com 32% que assim o consideravam na edição anterior da sondagem, no começo de dezembro.

O número de participantes que avaliam o governo como ótimo ou bom teve leve queda também passando para 31% ante 37% em dezembro. A taxa de avaliação regular ficou em 26%, comparada com 29% anteriormente.

No entanto, mesmo com o desgaste da imagem do governo Bolsonaro, a taxa de brasileiros contrários ao impeachment cresceu, indo de 50% em dezembro para 53% agora. Os que defendem a abertura de um processo contra o presidente por crime de responsabilidade são 42%, enquanto no mês passado, eram 46%. Outros 4% não responderam.

Na Câmara dos Deputados, são mais de 50 pedidos de impeachment protocolados contra Bolsonaro. Nos bastidores, foram reforçadas as conversas sobre instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações e omissões do governo durante a crise sanitária do novo coronavírus – possibilidade já levantada inclusive pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Nas mídias sociais, levantamento feito na última semana pelo banco Modalmais e a consultoria AP Exata mostrou que a popularidade do presidente enfrenta desgaste no ambiente digital. Levantamento feito com base em perfis públicos nas redes sociais mostrou que 37,2% das menções ao presidente foram classificadas como ruins ou péssimas. O percentual de menções avaliadas como positivas (boas ou ótimas) foi de 34,8%.

Política

PEC pelo fim da escala 6×1 chega a 171 assinaturas e já pode tramitar

Número de parlamentares que assinaram a proposta ultrapassou a quantidade necessária na manhã desta quarta-feira (13).

Published

on

Foto de carteira de trabalho sendo preenchida por mão feminina; escala 6x1
A PEC começará a ser discutida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil)

A proposta apresentada na Câmara dos Deputados pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) que sugere o fim da jornada de trabalho 6x1, obteve 104 assinaturas para ser protocolada e começará a prosseguir.  Na manhã desta quarta-feira (13), o número de parlamentares que assinaram a proposta ultrapassou a quantidade necessária, alcançado 171 assinaturas. E neste momento, a PEC começará a ser discutida…

Continue Reading

Política

Gustavo Martinelli reafirma compromisso com um governo transparente e de eficiência financeira

Nesta terça-feira (12), a equipe de transição se reunirá com a atual gestão para alinhar o repasse das demandas.

Published

on

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi
Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

A equipe de transição de Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi iniciou um estudo detalhado da situação financeira atual da Prefeitura de Jundiaí e, com base nessa análise, informaram que revisarão os contratos vigentes para avaliar sua real necessidade e benefício para a cidade. “Nossa prioridade é garantir que todos os recursos sejam utilizados de maneira responsável, pensando sempre no melhor…

Continue Reading

Política

Equipe de transição de Gustavo Martinelli se encontra com atual gestão na terça-feira (12)

Published

on

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A equipe de transição de Gustavo Martinelli informou que se reunirá com a atual gestão da Prefeitura de Jundiaí nesta terça-feira (12), no Paço Municipal. O encontro foi previamente definido em comum acordo entre ambas as partes, que concordaram com o dia e horário da reunião. Transição para governo de Gustavo Martinelli “Gustavo e Ricardo estão comprometidos com uma transição…

Continue Reading

Eleições 2024

Mudança de votos a favor de Gustavo Martinelli no TRE-SP resulta em empate

Em nota, a equipe de Gustavo Martinelli diz confiar na Justiça e acreditar que a vontade popular será respeitada.

Published

on

Gustavo Martinelli vice-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O julgamento de impugnação da candidatura de Gustavo Martinelli a prefeito de Jundiaí foi novamente adiado, agora em razão de um empate após mudanças de voto entre os juízes do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). O presidente do TRE, que não estava acompanhando o processo desde o início, pediu vistas para melhor entendimento do caso, o que resultou…

Continue Reading

Política

Lula parabeniza Trump por vitória nos EUA e defende diálogo internacional

Nos bastidores, diplomatas brasileiros avaliam que o governo Lula deve priorizar a eficácia e a manutenção de uma boa relação com o governo Trump.

Published

on

Lula e Trump
Fotos: Ricardo Stuckert/PR | Reprodução/NBC News

Nesta quarta-feira (6), o presidente do Brasil, Luiz Inácio "Lula" da Silva (PT), parabenizou Donald Trump por sua vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos. Em sua rede social, Lula expressou o desejo de sorte para o novo governo americano e defendeu o diálogo e a cooperação internacional em prol da paz. "Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória…

Continue Reading
Advertisement