Coaching pode virar crime no Brasil
Connect with us

Política

Coaching pode virar crime no Brasil

Proposta de iniciativa popular contra a prática de coaching recebeu mais de 20 mil assinaturas e será discutida por parlamentares

Published

on

Atualizado há

Coaching pode virar crime no Brasil
Em apenas oito dias, a proposta recebeu mais de 20 mil apoios (Foto: Pexels)

A prática de coaching pode ser tornar crime no Brasil, com a sugestão legislativa nº 26/2019, foi feita por William Menezes, um cidadão de Sergipe, por meio da plataforma legislativa e-Cidadania, e deverá ser discutida por senadores.

A ideia legislativa foi publicada no dia 15 de abril, na descrição Menezes escreveu que “se tornada lei, não permitirá o charlatanismo de muitos autointitulados formados sem diploma válido”.

Na descrição, ele ainda diz que a proposta contra o coaching quer proibir “propagandas enganosas como ‘reprogramação de DNA’ e ‘cura quântica’, que desrespeitam o trabalho científico e metódico de terapeutas e outros profissionais das mais variadas áreas”.

Em apenas oito dias, a proposta recebeu mais de 20 mil apoios, número necessário para que ela virasse uma sugestão e fosse encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O presidente da comissão é o senador Paulo Paim (PT/RS), que designou no dia 8 de maio, o senador Eduardo Girão (PODE/CE) para a relatoria, que devolveu a matéria para ser designada por outro relator.

LEIA TAMBÉM:

Estado de São Paulo proíbe o uso de canudos de plásticos

Bolsonaro vai diminuir obrigações fiscais de igrejas evangélicas

Em nota, a secretaria de apoio à CDH disse que coaching é praticado por diversos profissionais, tais como professores, advogados e outros. “No entanto, como em toda área de atuação do ser humano existem pessoas bem e mal intencionadas, ou sem a perícia necessária para atuar em determinada área, inclusive regulamentada, fazendo o mau uso do coaching. Desta forma, a regulamentação, ou não, desta prática profissional deve ser debatida de forma democrática pelo parlamento, considerando seus bons e maus usos”.

Já os institutos que formam coaches e aplicam a técnica a seus contratantes denunciaram que o texto legislativo mostra “desconhecimento sobre a técnica do coaching”.

Para o presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC), Sullivan França, o texto a ser discutido no Senado relaciona o coaching a um processo terapêutico, que ele nega. “No coaching, adotamos uma metodologia estruturada para construir um planejamento estratégico para o indivíduo atingir seus objetivos, sejam eles profissionais ou pessoais”, explica França.

A assessoria de comunicação do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) informou por meio de nota que segue e repassa códigos de conduta profissional e ética aos profissionais que forma. Além disso, afirma que orienta-lhes a “respeitar a atividade profissional de outros campos como: Psicologia, Nutrição e áreas da saúde física, emocional e mental”.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Política

Governo propõe biometria obrigatória no Bolsa Família

Se aprovadas, mudanças deverão entrar em vigor com prazos encurtados, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Published

on

cartão bolsa família
Novas regras prevê mudanças também na forma de atualização de cadastros (Foto: Roberta Aline/ Ministério do Desenvolvimento Social)

Na última quarta-feira (27), o governo anunciou um pacote de gastos que inclui mudanças no programa Bolsa Família, incluindo biometria obrigatória e limite para municípios e visitas no domicílio do beneficiário. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o objetivo é “passar a limpo” em um curto prazo as medidas saneadoras dos cadastros. A medida deve gerar uma economia de…

Continue Reading

Política

Ministério Público Eleitoral manifesta parecer favorável a Martinelli – processo segue para decisão final no TSE

Published

on

Gustavo Martinelli
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

O prefeito eleito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, recebeu mais um importante respaldo jurídico em sua defesa. O Ministério Público Eleitoral, por meio da Procuradoria-Geral Eleitoral, emitiu parecer favorável ao recurso especial apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recomendando o reconhecimento de sua elegibilidade. No parecer, a Procuradoria-Geral Eleitoral destacou que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP)…

Continue Reading

Política

Lula sanciona criação de Cadastro Nacional de Pedófilos

O Cadastro Nacional de Pedófilos possibilita a consulta pública aos nomes e números de CPF de indivíduos condenados por crimes contra a dignidade sexual.

Published

on

lula sanciona lei sobre Cadastro Nacional de Pedófilos
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva sancionou, nesta quarta-feira (28), uma nova lei que estabelece a criação do Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais. No entanto, o chefe do Executivo exerceu um veto em relação a um trecho do projeto. A lei sancionada prevê a possibilidade de consulta pública aos nomes e números de CPF de indivíduos condenados…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content