
A eleição de 2024 no Brasil já estão movimentando eleitores e autoridades. A expectativa é que a apuração dos votos e os primeiros resultados comecem a ser divulgados no mesmo dia do pleito, domingo, 6 de outubro.
Horário unificado de votação
Em todo o Brasil, os eleitores devem comparecer às urnas entre 8h e 17h, sempre seguindo o horário oficial de Brasília. A uniformização dos horários de votação para esta eleição permite que a apuração dos votos inicie logo após o término da votação.
Essa mudança foi implementada após uma determinação do TSE em 2021, que buscou sincronizar o horário da apuração em todas as regiões do país, evitando atrasos causados por diferenças de fuso horário.
Diferenças de fuso horário
Cidades com fusos horários diferentes de Brasília precisam se adequar ao horário oficial da capital federal. Por exemplo, em estados como Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima, a votação começará às 7h do horário local. Já em algumas regiões do Amazonas, a votação também terá início às 7h, enquanto, nas áreas com fuso horário do Acre, a votação será ainda mais cedo, começando às 6h.
Essa é a segunda vez que a eleição segue a nova regra de uniformização, eliminando a espera pelos resultados do Acre, que costumava atrasar o processo de apuração por ter uma hora de diferença em relação a Brasília.
Horário de votação por estado
Abaixo, segue o horário de votação em estados com fusos diferenciados:
- Acre: das 6h às 15h
- Onze municípios do Amazonas: das 6h às 15h (incluindo cidades como Amaturá, Atalaia do Norte e Tabatinga)
- Demais municípios do Amazonas: das 7h às 16h
- Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h
Mais informações sobre a eleição 2024
Com a proximidade do dia de votação, muitos eleitores ainda têm dúvidas sobre detalhes do processo eleitoral. Confira também guias do Tribuna de Jundiaí, que explicam como justificar o voto e o que levar para a votação:
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS