Parimoschi discursando para um auditório cheio de pessoas atentas durante evento sobre políticas para a infância em Jundiaí.
Foto: Divulgação

José Antonio Parimoschi, pré-candidato a prefeito de Jundiaí, reafirma seu compromisso com o futuro da cidade: fortalecer ainda mais as políticas para a infância e o contato com a natureza, pilares que já colocam Jundiaí como referência com a “Escola Inovadora”, práticas de desemparedamento e a valorização da interação das crianças com o meio ambiente.

Jundiaí e o investimento na primeira infância

“Jundiaí deu um enorme salto nas políticas para a infância, mas para continuar avançando, estamos assumindo mais compromissos. Temos a convicção de que é na infância que se rompe o ciclo de desigualdade social. Por isso, queremos mudar a realidade das famílias também por meio do investimento na educação e nos primeiros anos de vida da criança”, destacou Parimoschi.

A gestão do prefeito Luiz Fernando Machado, da qual Parimoschi fez parte, consolidou importantes projetos que demonstram esse compromisso, como a criação do “Mundo das Crianças” e da “Fábrica das Infâncias Japy”, além da implantação de Áreas das Infâncias, Parques Naturalizados e Hortas Urbanas em diversos bairros. Iniciativas como “Pé de Infância”, “Pé de Ouvido” e “Pé de Árvore” também ganharam força, complementando programas como o “Desemparedamento da Escola”, “Ruas de Brincar”, “Programa entre a Casa e a Escola” e “Projeto Eu Tenho Voz”.

Jundiaí: uma cidade que escuta suas crianças

Parimoschi destaca o pioneirismo de Jundiaí na criação do Comitê das Crianças, um espaço dedicado à participação infantil nas decisões da cidade. Essa iniciativa reforça o compromisso de Parimoschi em tornar Jundiaí uma “Cidade das Crianças” cada vez mais participativa e atenta às suas necessidades.

A cidade também se destaca por ser sede da Rede Brasileira Cidade das Crianças e integrar a Rede Latino-americana, demonstrando o reconhecimento do trabalho desenvolvido e a importância de Jundiaí como referência em políticas públicas voltadas para a infância.

Parimoschi segurando documento ao lado de duas pessoas, simbolizando compromisso com políticas para a infância em Jundiaí.
Foto: Divulgação

Parimoschi e a agenda da “Cidade das Crianças”

Comprometido em fortalecer o título de “Cidade das Crianças”, Parimoschi assume o compromisso com a Agenda 227, movimento que reúne mais de 400 organizações do Brasil e que propõe diretrizes para a população de 0 a 18 anos. Parimoschi também apoia a Urban95, iniciativa que visa construir cidades mais acolhedoras para crianças, famílias e cuidadores.

Em um encontro sobre políticas para a infância, que reuniu cerca de 400 pessoas na Universidade Paulista (UNIP), Parimoschi firmou esse compromisso ao lado de nomes como Cláudia Vidigal, líder da Rede Urban95 no Brasil, e JP Amaral, gerente de Natureza do Instituto Alana. O evento também contou com a participação de Maria Brant, gestora municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e Vasti Ferrari Marques, gestora municipal de Educação.

“Jundiaí foi a primeira cidade que incluiu no Plano Diretor um capítulo especial sobre a política da infância. Construir esses espaços e aproximar a criança da natureza são importantes ferramentas para diminuir a existência de doenças socioemocionais. Tudo formando uma tríade que compreende educação, saúde e assistência social”, reforçou Parimoschi.

Parimoschi: expandindo horizontes da “Cidade das Crianças”

Parimoschi reforça que seu Plano de Governo prevê a ampliação dos Comitês das Crianças para diferentes regiões da cidade, a criação de novos Parques Urbanos Naturalizados e a implementação de mais experiências que conectem crianças e natureza. “No Plano de Governo, também existe o compromisso da ampliação dos Comitês das Crianças em diferentes regiões da cidade, mais Parques Urbanos Naturalizados e mais experiências que envolvam crianças e natureza. Jundiaí é a Cidade das Crianças porque investe muito e coloca a criança como prioridade”, concluiu.