Jundiaí é referência em políticas públicas para a infância e atrai prefeitos de todo o Brasil
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí é referência em políticas públicas para a infância e atrai prefeitos de todo o Brasil

A Rede Urban95, iniciativa da qual o Município faz parte desde 2020, reúne cidades de todo o Brasil e apresenta o projeto Cidades das Crianças.

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí sedia Encontro Urban95 e apresenta ‘Cidade das Crianças’ para prefeitos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí sediou, nesta quarta-feira (20), o 2º Encontro Urban95, uma iniciativa da rede com foco nas Políticas públicas para a Infância da Fundação holandesa Van Leer, da qual o Município faz parte desde 2020. Ao longo do dia, participaram de vistorias técnicas e rodas de diálogos integrantes dos 27 Municípios que compõem a rede no Brasil, representados por prefeitos, vice-prefeitos e demais gestores públicos.

“Em Jundiaí, a política pública prioritária para a Infância integra o programa municipal Cidade das Crianças e tem como objetivo muito claro a redução das desigualdades por meio dos investimentos desta importante fase na vida dos indivíduos. E, hoje, o Brasil veio conferir de perto, num Encontro que permitirá a Jundiaí não só compartilhar suas experiências como também fomentar o diálogo com os demais integrantes acerca do desenvolvimento da sociedade a partir da Infância”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado, dando as boas-vindas aos visitantes.

Jundiaí da Rede

A diretora Executiva da Fundação Van Leer, Rushda Majeed, agradeceu a Jundiaí por sediar o encontro e elogiou as iniciativas da Prefeitura. “Os municípios brasileiros que compõem a Rede são um exemplo brilhante de comprometimento com a causa da Infância, demonstram tê-la adotado de coração. Por isso agradecemos pela presença de todos, em especial, a Jundiaí, por sediar este encontro e por ser um verdadeiro farol não só para os demais Municípios como também para a própria Fundação”.

A representante da Fundação no Brasil, Cláudia Vidigal, também enfatizou a importância da participação do Município na Rede. “Este é um encontro entre equipes fortes, de pessoas que priorizam a Infância e que tem atuado dentro da Rede para realizar trocas de experiências e saberes. Se no início da rede tínhamos que recorrer somente a inspirações de fora, como por exemplo na Europa, os Municípios da rede brasileira já despontam como exemplos. E Jundiaí é um deles, que nos recebe neste Encontro, para compartilhar suas boas-práticas e se mostrar como referência”.

Já o gestor de Cultura e ponto focal do programa Cidade das Crianças, Marcelo Peroni, comentou a importância da participação de Jundiaí em redes. “O programa ‘Cidade das Crianças’ tem como base oito eixos fundamentais de atuação, sendo um deles a participação de Jundiaí em Redes Internacionais, para a construção de um projeto comum de desenvolvimento. Por isso, o Município integra, além da Redes Urban95, também a Rede Internacional de Cidades das Crianças, da qual é também a sede de sua rede brasileira, pois acreditamos que a atuação em rede e de modo intersetorial traz benefícios para um projeto de desenvolvimento para as crianças, não do futuro, mas já no presente”.

Vistorias técnicas e visitas

Pela manhã, os participaram de vistorias técnicas a diversos equipamentos públicos municipais onde foram aplicados os conceitos do programa municipal Cidade das Crianças, começando pelo Mundo das Crianças. Em seguida, a comitiva visitou, no jardim Guanabara, a horta urbana e o parque naturalizado que será inaugurado este sábado (23) pela Prefeitura, e onde foi recebida pelos alunos da Emeb Nelson Brito. Na sequência, o grupo esteve ainda no Jardim Bonfiglioli, para conhecer o Bosquinho Hermindo Rossi e as Emeb Alvarina Barbosa Martins e Brígida Gatto Rodrigues.

Em seguida, no período da tarde, a visita prosseguiu para a Vila Arens, onde os participantes conheceram a Área da Infância. Os demais gestores e secretários permaneceram na Fábrica das Infâncias Japy, onde assistiram a uma apresentação do método Baby Fusion e participaram de vivências e rodas de diálogos, divididos em grupos para tratar dos temas “Espaços Públicos e Natureza”, “Serviços para a Primeira Infância” e “Governança e Institucionalização”. Já os prefeitos e vice-prefeitos da comitiva seguiram para o Paço Municipal, onde trocaram experiências e boas práticas de cada Município com foco nas Infâncias.

Opinião dos prefeitos

Durante a atividade no Paço, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, também formalizou a adesão à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. “Jundiaí é uma referência quando o assunto é política pública para a Infância. Esta visita foi uma oportunidade para conhecermos e identificarmos suas aplicações práticas e a adesão a mais esta rede significa unir forças e dialogar sobre um tema que diz respeito à formação do Brasil para a próxima geração”.

A prefeita do Município gaúcho de Pelotas, Paula Mascarenhas, que também esteve em Jundiaí em março para a realização do Encontro de Cidades das Crianças, também teceu elogios para o que viu em mais esta visita. “Jundiaí é a nossa inspiração, pois foi o primeiro Município a perceber a importância da política para a Infância para a transformação”.

Enquanto isso, o prefeito de Boa Vista (RR), Arthur Henrique, ressaltou a importância do intercâmbio entre os Municípios que compõem a Rede. “Boa Vista sediou, em 2022, o primeiro Encontro da Rede e que agora vem para Jundiaí, Município referência em tantos assuntos, como, por exemplo, nos parques naturalizados, que tem nos inspirado muito para implementação. Esta é a vantagem de dialogar em rede e o Encontro otimiza essas possibilidades”.

Participações e terceiro Encontro

Participaram das atividades do Encontro os gestores de: Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi; da Casa Civil, Gustavo Maryssael; de Educação, Vastí Ferrari Marques; de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant; de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho; e de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Além disso, participaram das atividades os representantes de diversas instituições parceiras, como Allma Hub, Ateliê Navio, Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e outros. Ao final do Encontro, a Rede Urban95 anunciou ainda que em 2024 o terceiro Encontro da Rede será realizado em Recife (PE).

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo

Jundiaí

HSV vai receber novos eletrocardiógrafos para agilizar informações e atendimento ao paciente

Saiba mais sobre o projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas” e o impacto das parcerias no atendimento do HSV

Publicado

em

Por

doação de eletrocardiógrafos para Hospital São Vicente em Jundiaí
Equipe do HSV junto aos representantes da BMC Engenharia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Com a função de evidenciar o funcionamento do coração, sete eletrocardiógrafos, com sistema moderno de transmissão de dados via wi-fi diretamente ao prontuário do paciente, serão doados pela empresa BMC Engenharia ao Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Os equipamentos, de última geração, agregam às ferramentas de inteligência artificial já utilizada pelo hospital para a identificação precoce de riscos de…

Continuar lendo

Jundiaí

Multinacional Henkel anuncia construção do maior centro de inovação em Jundiaí

O projeto, que começa em 2024, fortalecerá a economia de Jundiaí e promoverá o desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Por

Reunião entre prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado com o presidente da Henkel no Brasil, anunciando instalação do centro de inovação
O projeto inclui modernas instalações e um bosque nativo, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A multinacional alemã Henkel escolheu Jundiaí para sediar seu maior Centro de Inovação do mundo, um projeto grandioso que impulsionará o desenvolvimento da região e fortalecerá a parceria entre a empresa e o município. O novo centro, com previsão de início das obras no segundo trimestre de 2024 e conclusão até o final de 2025, será um ecossistema colaborativo dedicado…

Continuar lendo

Jundiaí

ACE Jundiaí inicia campanha 80 Mil em Prêmios

Descubra como suas compras podem render grandes recompensas com a ACE Jundiaí este ano

Publicado

em

Por

Foto da fachada da ACE Jundiaí
(Foto: Divulgação/ACE Jundiaí)

Para celebrar o Dia das Mães, e outras datas importantes para o varejo ao longo de 2024, a Associação Comercial Empresarial (ACE) iniciará neste mês de maio a “Campanha 80 Mil em Prêmios”, que distribuirá cupons para as pessoas que consumirem em lojas associadas participantes. Assim como foi em 2023, o valor dos vales-compras é de R$ 500, R$ 1…

Continuar lendo
Publicidade