Senado aprova projeto que regulamenta profissão de doula
Connect with us

Política

Senado aprova projeto que regulamenta profissão de doula

Com mudanças, a senadora relatora Eliziane Gama acatou sugestão para assegurar a presença dessas profissionais em qualquer tipo de parto.

Published

on

Atualizado há

Doula ajudando mulher durante trabalho de parto
Confira as regras definidas pelo projeto de lei (Foto: pixelshot/CanvaPro)

Nesta quarta-feira (16), o Plenário do Senário aprovou o Projeto de Lei 3.946/2021, que regulamente e define regras e requisitos da profissão de doula. De acordo com o texto, doula é a profissional que apoia a pessoa durante a gravidez e principalmente o parto, física, informacional e emocionalmente, buscando a melhor evolução dos processo e o bem-estar da gestante, parturiente e puérpera.

O projeto é da senadora Mailza Gomes (PP-AC) e a relatora, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), o aprovou após determinar mudança. “Este projeto que nós estamos a relatar vem nessa linha do olhar humanitário, do acompanhamento da mulher”, relata Gama. “Todas nós que somos mães entendemos a complexidade desse período, ainda mais quando a mulher está inserida em um ambiente economicamente instável. Essa profissional, que passará a ser reconhecida a partir da aprovação desta lei, vem exatamente fazer esse atendimento.”

Além disso, a senadora Mailza lembrou que a função da doula não é substituir o cuidado familiar e a assistência de profissionais de saúde. A doula faz a ponte entre a grávida e a equipe de saúde. Para ela, a atuação das doulas deve promover o conforto das mães, durante emprego de técnicas não farmacológicas para alívio das dores e favorece o trabalho de parto.

Regras do Projeto de Lei

O projeto de lei assegura a presença da doula nas maternidades, casas de parto e em outros estabelecimentos da rede pública ou privada. A condição é que a presença seja solicitada pela grávida, durante o período de trabalho de parto, inclusive em caso de intercorrências e de aborto legal. Além disso, a lei proíbe a cobrança de qualquer taxa adicional pela presença da doula durante o período de trabalho de parto.

Eliziane Gama acatou a sugestão da Federação Nacional de Doulas do Brasil, deixando claro que a presença da profissional é assegurada em qualquer tipo de parto e para incluir as doulas nas equipes de atenção básica à saúde.

O projeto também especifica que as doulas são proibidas de usar ou manusear equipamentos médico-assistenciais, realizar procedimentos médicos ou de enfermagem, administrar medicamentos e interferir nos procedimentos técnicos dos profissionais de saúde. Além disso, a relatora aceitou uma emenda do senador Romário (PL-RJ), que adiciona a proibição de que as doulas façam procedimentos fisioterápicos.

Para exercer a profissão, é preciso ter diploma de ensino médio oficial e qualificação profissional específica em doulagem. A relatora ainda acrescentou ao texto a exigência de que os cursos tenham pelo menos 120 horas de duração. De acordo Gama, ainda existe informalidade no ofício. Portanto, debates feitos com representantes da categoria indicaram a necessidade de estabelecer o parâmetro.

Ainda de acordo com o texto original da PL, profissionais que já exercessem a profissão há mais de cinco anos poderiam continuar. No entanto, a relatora reduziu esse tempo para não prejudicar as profissionais em atividade. Assim, o período passa a ser de três anos, pelo texto aprovado. Segundo Eliziane, esse tempo é razoável e suficiente para consolidar as habilidades técnicas da doula.

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta soluções para saúde e segurança no Ivoturucaia

Published

on

Gustavo Martinelli em caminhada no bairro Ivoturucaia, sorrindo e fazendo gesto de quatro com uma moradora local.
Foto: Divulgação

Durante uma caminhada realizada hoje (11) no bairro Ivoturucaia, Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi apresentaram suas propostas e conversaram diretamente com os moradores da região. No encontro, Martinelli destacou a importância de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro, garantindo que o projeto não ficará apenas no papel: “Essa unidade será uma realidade para melhorar o atendimento de…

Continue Reading

Eleições 2024

Com Parimoschi, Ponte São João ganhará base da Guarda Municipal

Published

on

José Antonio Parimoschi e Quézia de Lucca durante campanha em Jundiaí, conversando com a imprensa em frente a um cartaz eleitoral
Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, acompanhado da vereadora mais votada da história da cidade, Quézia de Lucca, com 8.020 votos, realizou uma caminhada pelo bairro Ponte São João nesta semana. Durante o percurso, Parimoschi e Quézia conversaram com moradores, ouviram sugestões e apresentaram compromissos com diversas melhorias para a região. Um dos principais pontos discutidos foi…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli defende integração entre UBSs e Hospital São Vicente

Published

on

Gustavo Martinelli, homem com barba, usando camisa polo azul, segurando microfone e fazendo discurso, com lâmpadas penduradas ao fundo.
Foto: Divulgação/Reprodução Instagram

Os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi, apresentaram um conjunto de propostas para melhorar o sistema de saúde da cidade. As iniciativas têm como foco principal a melhoria do atendimento e a redução das filas de espera, com base em diálogos com a população e em consultoria de especialistas. Gustavo Martinelli aposta no Poupatempo…

Continue Reading

Eleições 2024

Movimento Cardume foi eleito para primeiro mandato do PSOL em Jundiaí; conheça

O Tribuna de Jundiaí preparou matérias exclusivas com vereadores eleitos para 1º mandato na cidade. Nesta edição, conheça o Movimento Cardume.

Published

on

Coletivo Cardume foi eleito para primeiro mandato do PSOL em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Nas eleições municipais deste ano em Jundiaí, a cidade elegeu 7 vereadores que, a partir de 2025, cumprirão seu primeiro mandato. De diferentes partidos e com distintas ideologias, essas sete pessoas, juntas dos outros 12 parlamentares eleitos, passarão os próximos quatro anos sendo vozes ativas na Câmara Municipal de Jundiaí, propondo ideias e fiscalizando a gestão municipal em prol dos…

Continue Reading

Eleições 2024

Governador Tarcísio de Freitas reafirma apoio a Parimoschi no segundo turno das eleições em Jundiaí

“Parimoschi é honesto, ficha limpa, trabalhador e experiente. Tem toda condição de dar continuidade a este grande trabalho que tem sido feito em Jundiaí”, afirmou o governador.

Published

on

Luiz Fernando Machado, Tarcísio de Freitas e José Antonio Parimoschi
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, reforçou o seu apoio ao candidato José Antonio Parimoschi no segundo turno das eleições municipais em Jundiaí. Durante sua manifestação, o governador ressaltou a importância de um administrador experiente para manter o crescimento sustentável da cidade. O candidato a Prefeitura de Jundiaí também tem o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado. “Parimoschi…

Continue Reading
Advertisement