Nikolas Ferreira faz discurso transfóbico na Câmara no Dia da Mulher: 'Não é a realidade'
Conecte-se conosco

Política

Nikolas Ferreira faz discurso transfóbico na Câmara no Dia da Mulher: ‘Não é a realidade’

Nikolas colocou uma peruca loira, disse que hoje “se sentia mulher”, se chamou de “deputada Nicole” e disse que “tem lugar de fala”.

Publicado

em

Atualizado há

Nikolas Ferreira faz discurso transfóbico na Câmara no Dia da Mulher
"As mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres", disse o deputado. No Brasil, o crime de transfobia pode ser punida com até três anos de prisão. (Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados)

Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criou uma nova polêmica ao fazer um discurso transfóbico durante sessão na Câmara dos Deputados.

Nikolas foi até a tribuna da casa, colocou uma peruca loira e disse que hoje “se sente mulher”. Além disso, o deputado se chamou de “deputada Nicole” e disse que teria lugar de fala. Em seu discurso, Nikolas afirmou que as mulheres estão “perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”. “Para vocês terem ideia do perigo que é isso, eles estão querendo colocar a imposição de uma realidade que não é a realidade”, disse Nikolas.

De acordo com o deputado, ele não estava defendendo apenas suas convicções, mas defendia o direito de “um pai não querer que um marmanjo de dois metros de altura entre no banheiro da filha sem ser considerado um transfóbico”. Em seguida, o deputado mineiro tirou a peruca e, tirando sarro, disse ser gênero fluido.

Além disso, Nikolas declarou que mulheres não devem nada ao feminismo e que o movimento “exalta mulheres que nunca fizeram nada pelas mulheres”. Na realidade, o feminismo defende a igualdade de gêneros. Ao final do discurso, ele elogiou, com falas machistas, as mulheres que têm filhos e formam famílias.

“Mulheres, retomem sua feminilidade, tenham filhos, amem a maternidade, formem sua família. Dessa forma, vocês colocarão luz no mundo e serão, com certeza, mulheres valorosas.” Após sua fala, parlamentares presentes na Câmara aplaudiram o deputado.

Transfobia é crime

No Brasil, transfobia é crime e pode levar à pena de até três anos de prisão. Desde fevereiro, Nikolas já responde por uma denúncia de injúria racial após chamar a deputada Duda Salabert (PDT-MG), uma mulher trans, de “ele”.

“Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é”, disse o deputado em dezembro de 2020, durante entrevista. Na época, Ferreira e Salabert eram vereadores de Belo Horizonte.

No Brasil, 131 pessoas trans e travestis foram assassinadas em 2022. O país teve o maior número de mortes de trans e travestis do mundo pelo 14º ano consecutivo.

Política

Prefeitura de Jundiaí mantém proposta de reajuste e reforça que não haverá perdas aos servidores

Proposta inclui aumento no auxílio-alimentação e ajuste retroativo a partir de janeiro.

Publicado

em

Por

Reunião com sindicato dos servidores públicos na prefeitura de Jundiaí
Encontro reuniu integrantes da administração, servidores e o Sindicato dos Funcionários Públicos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em compromisso com a valorização dos servidores municipais, a Prefeitura de Jundiaí mantém a proposta de reajuste salarial para 2024, que garante um aumento de 7,39% aos funcionários. A proposta, que já foi discutida com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí (SISPMUJ), será encaminhada à Câmara Municipal para votação. Reajuste acima da inflação e medidas adicionais de valorização…

Continuar lendo

Política

Governo de São Paulo se compromete a usar mais câmeras corporais na polícia

Cronograma prevê a implementação do sistema até setembro, após compromisso feito com o STF

Publicado

em

Por

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo de São Paulo comprometeu-se junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a adotar câmeras corporais em operações policiais no estado e delineou um cronograma que prevê a implementação do sistema até setembro. Para tanto, o estado planeja realizar novas licitações, incluindo uma para a aquisição de mais de três mil equipamentos. Este compromisso foi assumido durante uma conversa com…

Continuar lendo

Política

Google proíbe publicidade política para as eleições municipais de 2024

A nova regra, prevista para entrar em vigor em maio, foi criada devido à resolução do Tribunal Superior Eleitoral sobre publicidade de candidatos e partidos nas eleições municipais deste ano.

Publicado

em

Por

Celular com Google
A mudança será feita nas regras de conteúdo político do Google Ads, ferramenta em que anunciantes podem pagar para impulsionar conteúdos (Foto: Freepik)

Nesta quarta-feira (24), o Google informou que proibirá a veiculação de anúncios políticos para as eleições municipais deste ano em suas plataformas. A nova regra entra em vigor em maio. De acordo com o anúncio, o Google tomou a decisão após a nova resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre publicidade de candidatos e partidos. A empresa considerou o texto muito…

Continuar lendo

Política

PGR pede mais investigação sobre cartão de vacina de Bolsonaro

Gonet investiga possível uso de certificado falso de vacina por Bolsonaro nos EUA.

Publicado

em

Por

Paulo Gonet solicita à PF aprofundamento na investigação sobre certificado de vacinação de Bolsonaro (Foto: Alan Santos/PR)

Solicitação de investigação detalhada O procurador-geral da República, Paulo Gonet, emitiu um pedido formal à Polícia Federal nesta terça-feira (23) para que seja intensificada a investigação do caso envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. O foco é determinar se houve fraude nos certificados de vacinação contra a COVID-19. Essa solicitação surge após a revelação de que, no mês passado, Bolsonaro, junto…

Continuar lendo

Política

Alexandre de Moraes diz que soberania brasileira está sob ataque

Publicado

em

Por

Foto de Alexandre Moraes durante coletiva de imprensa
Ministro Alexandre de Moraes discursa sobre a defesa da soberania nacional e os desafios enfrentados pela democracia brasileira. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em um pronunciamento feito nesta sexta-feira (19), Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou uma preocupante situação envolvendo a soberania do Brasil. Segundo ele, existe um ataque coordenado envolvendo mercantilistas estrangeiros, atrelados às redes sociais, e políticos brasileiros de inclinações extremistas. Declarações do ministro no evento Durante a cerimônia de…

Continuar lendo
Publicidade