STF marca para próxima quarta retomada de julgamento sobre descriminalização de maconha
Connect with us

Política

STF marca para próxima quarta retomada de julgamento sobre descriminalização de maconha

Published

on

Atualizado há

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil e jcomp/Freepik

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará na próxima quarta-feira (6) o julgamento sobre a descriminalização das drogas para consumo pessoal. O placar até o momento é de 5 a 1 a favor da descriminalização da maconha para uso pessoal, mas falta apenas 1 voto para formar maioria.

O processo está parado desde o final de agosto, quando o ministro André Mendonça pediu vista (mais tempo para análise). Ele apresentará seu voto quando o julgamento for retomado.

Até agora, cinco ministros votaram a favor da descriminalização da maconha para uso pessoal: Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber. Cristiano Zanin é o único que votou contra, defendendo a criminalização do porte de maconha para uso pessoal e propondo um critério objetivo de 25 gramas ou seis plantas fêmeas para diferenciar usuário de traficante.

A discussão gira em torno da constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, de 2006, que criminaliza a posse de drogas para consumo pessoal. A pena para esse crime envolve medidas educativas, advertência e prestação de serviços, mas não prisão.

Especialistas em segurança pública argumentam que a lei não diferencia claramente usuário de traficante, o que leva a diferentes tratamentos pela polícia e pelo sistema de Justiça de acordo com a cor da pele, classe social ou local de residência, afetando de forma mais rígida negros e pobres.

O caso analisado pelo STF tem repercussão geral, ou seja, o entendimento da Corte será aplicado em processos semelhantes em toda a Justiça.

Entenda o caso:

  • A Corte começou a analisar o caso em 2015.
  • A retomada em 2023 gerou críticas do Congresso, que se opõe à descriminalização da maconha e do aborto, e ao marco temporal para demarcação de terras indígenas.
  • Há consenso entre os ministros sobre a necessidade de fixar um parâmetro para diferenciar usuário de traficante.
  • Alexandre de Moraes propõe 25 a 60 gramas ou seis plantas fêmeas, com outros critérios para prisão em flagrante.
  • Roberto Barroso elevou sua proposta de 25 para 100 gramas.
  • Edson Fachin defende que cabe ao Congresso definir o parâmetro.
  • Gilmar Mendes reajustou seu voto para adotar a proposta de Moraes e pede colaboração dos Poderes Legislativo e Executivo para aprimorar políticas públicas sobre drogas.

A retomada do julgamento na próxima quarta-feira será crucial para definir o futuro da descriminalização da maconha no Brasil.

Eleições 2024

Datena joga cadeira em Pablo Marçal durante debate

Apresentador acabou sendo expulso do debate e Marçal foi levado ao hospital, segundo sua assessoria

Published

on

Datena, em debate, jogando cadeira em Pablo Marçal.
A confusão aconteceu no quarto bloco do debate (Foto: Reprodução/ TV Cultura)

Durante o debate da TV Cultura, o candidato José Luiz Datena (PSDB) surpreendeu todos dando uma cadeirada no Pablo Marçal (PRTB) após provocações. Marçal havia questionado o candidato do PSDB sobre sua desistência e, o candidato do PSDB por sua vez, afirma que não vai perdoá-lo pela acusão de assédio sexual. "Você é um arregão. Atravessou o debate esses dias…

Continue Reading

Eleições 2024

João Paulo conduz caminhada e bandeiraço na região Oeste de Várzea Paulista

Published

on

João Paulo cumprimenta moradora em frente a uma casa em Várzea Paulista durante caminhada, acompanhado por apoiadora e crianças ao fundo.
Foto: Divulgação

No último sábado (14), o candidato a vice-prefeito de Várzea Paulista, João Paulo, liderou uma caminhada e bandeiraço pelos bairros Parque Guarani e Vila Indaiá, localizados na região Oeste da cidade. Durante a ação, João Paulo aproveitou para conversar com moradores, ouvir suas demandas e reforçar seu compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado pelo governo atual. Conversa com os…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi destaca propostas e atrai milhares de pessoas às ruas do Jardim Novo Horizonte

Published

on

Grupo de apoiadores de Parimoschi em caminhada de campanha no Jardim Novo Horizonte, segurando bandeiras e cartazes de candidatos aliados.
Foto: Divulgação

Neste sábado (14), o candidato a prefeito de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, levou milhares de apoiadores às ruas do Jardim Novo Horizonte. O evento, marcado por muita animação e acolhimento dos moradores, contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, do ex-prefeito Miguel Haddad, além de diversos candidatos a vereador pela mesma chapa. A manifestação de apoio reforça a…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta propostas para educação pública em Jundiaí

Published

on

Grupo de educadores e Gustavo Martinelli em reunião de campanha, segurando placas com o slogan "Jundiaí merece o dobro", mostrando apoio
Foto: Divulgação

Na noite desta sexta-feira (13), Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí, e Ricardo Benassi, candidato a vice-prefeito, participaram de uma reunião com profissionais da educação pública do município. O encontro reuniu mais de 100 educadores para discutir as principais demandas da área educacional e apresentar as propostas do plano de governo de Gustavo Martinelli. Esse diálogo destacou a importância…

Continue Reading

Eleições 2024

Parimoschi destaca propostas para Inclusão e Acessibilidade em Jundiaí

“A inclusão não é um favor, e sim um direito de cada cidadão. Nosso compromisso é garantir que Jundiaí seja uma cidade para todos”, diz Parimoschi

Published

on

Parimoschi destaca propostas para Inclusão e Acessibilidade em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

O candidato à Prefeitura de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, reafirmou seu compromisso com a inclusão e acessibilidade, destacando uma série de propostas voltadas para as pessoas com deficiência. Parimoschi, que conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado, recebeu um documento contendo propostas e, com uma visão moderna e inclusiva, pretende transformar Jundiaí em uma cidade mais acessível e…

Continue Reading
Advertisement