Vereadores de Jundiaí vão cobrar deputados e governos para a compra de vacinas
Conecte-se conosco

Política

Vereadores de Jundiaí vão cobrar deputados e governos para a compra de vacinas

Idealizado pela Frente Nacional de Prefeitos, o consórcio conta com 1.703 municípios brasileiros e mais de 125 milhões de pessoas

Publicado

em

sessão
Sessão extraordinária da Câmara Municipal foi feita de modo on-line, devido à fase emergencial (Foto: Reprodução/TV Câmara)

Os vereadores de Jundiaí cobraram apoio de deputados estaduais e federais para liberar emendas parlamentares destinadas à aquisição de vacinas para o combate à pandemia. Com a aprovação do projeto de lei que confirma a participação do município no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), votado na sessão extraordinária desta terça (16), há possiblidade de que os recursos destinados à compra das doses e insumos venham dos poderes Executivo e Legislativo estadual e federal, além da iniciativa privada.

Idealizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o consórcio conta com participação de 1.703 municípios brasileiros, que somam mais de 125 milhões de habitantes – cerca de 60% da população nacional.

“Temos que vacinar os funcionários da Saúde e outros profissionais que também não foram imunizados: professores, atendentes de farmácias, funcionários de clínicas de odontologia, motoboys, motoristas de ônibus… Queremos ver as vacinas o mais rápido possível”, destacou o vereador Antonio Carlos Albino (PL). “Lembrando que a participação no consórcio não envolve só a compra de vacinas, mas também de insumos e equipamentos. Podem vir recursos federais, estaduais, municipais, emendas parlamentares e doações da iniciativa privada”.

Vacinas contra Covid-19. (Foto: Divulgação)

Vacinas contra Covid19 poderão ser adquiridas por 1,7 mil municípios brasileiros (Foto: Divulgação)

“Fecha tudo, não!”

Edicarlos Vieira (PP) também citou a pressão que tem de ser feita em deputados e no Governo do Estado. “Não dá para ficar nesse ‘fecha tudo’ do João Doria. Minha preocupação é de que nós tenhamos mais possibilidades, para comprar de outros consórcios e de outros locais para que os trabalhos voltem ao normal, que o comércio volte a funcionar pois os comerciantes estão desesperados”.

Ele afirmou que Jundiaí recebe menos vacinas que outros municípios próximos. “Tiago (Texera, gestor de Promoção da Saúde) vem cobrando todo mundo, porque é nosso direito e temos milhares de profissionais da Saúde que ainda não foram vacinados! Vacina vem carimbada, o município não consegue resolver isso”.

comércio fechado

Desde segunda, comércios de Jundiaí não essenciais devem manter as portas fechadas (Foto: Tribuna de Jundiaí)

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, José Antônio Kachan Junior (DEM), também cobrou uma postura mais firme dos governos estadual e federal. “Isso não quer dizer que (aprovando o projeto) amanhã ou semana que vem já teremos a vacina. Não houve planejamento do Governo Federal, que é o responsável por fornecer as vacinas”.

Política

Autoridades apoiam proposta de liberdade religiosa em Jundiaí

Proposta de Emenda à Lei Orgânica garante livre manifestação religiosa em Jundiaí e recebe amplo apoio. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Na noite desta quarta-feira (8), Jundiaí deu um passo importante na defesa da liberdade religiosa, durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A proposta de emenda à Lei Orgânica que assegura o direito à livre manifestação religiosa no município recebeu amplo apoio de autoridades religiosas e da população em geral. O autor da iniciativa, vereador Cristiano Lopes, celebrou a grande…

Continuar lendo

Política

Pesquisa Quaest: 50% dos brasileiros aprovam trabalho de Lula; 47% desaprovam

Publicado

em

Por

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Aprovação do trabalho de Lula caiu um ponto percentual em relação ao último levantamento em fevereiro (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O trabalho realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 50% dos brasileiros, conforme indica a pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (8). Por outro lado, 47% dos entrevistados desaprovam sua gestão, enquanto 3% dos participantes não sabem ou optaram por não responder. A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para…

Continuar lendo

Política

Audiência pública vai tratar da livre manifestação religiosa em Jundiaí

Publicado

em

Por

Vereador Cristino Lopes de Jundiaí
Vereador Cristiano Lopes propõe emenda para proteger direitos religiosos frente a restrições administrativas. (Foto: Arquivo pessoal)

Lideranças religiosas do município participam, no próximo dia 8 (quarta-feira), às 19h, de audiência pública na Câmara Municipal de Jundiaí, para discutir a Proposta de Emenda à Lei Orgânica que assegura a livre manifestação religiosa. De autoria do vereador Cristiano Lopes, a iniciativa tem objetivo de garantir este direito e evitar que “pretextos de ordem administrativa” violem o que já…

Continuar lendo

Política

Mauro Cid volta para casa após ser solto por Moraes e deixar prisão

Publicado

em

Por

Mauro Cid
Mauro Cid deixa a prisão após decisão do STF, sujeito a rigorosas medidas de monitoramento (Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi solto na tarde desta sexta-feira (3), após decisão do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF). Cid havia sido preso em março por desrespeitar regras da delação premiada, após vazamento de áudios com críticas à Polícia Federal e ao STF. Apesar da soltura, Cid terá que continuar cumprindo…

Continuar lendo

Política

Prefeitura de Jundiaí mantém proposta de reajuste e reforça que não haverá perdas aos servidores

Proposta inclui aumento no auxílio-alimentação e ajuste retroativo a partir de janeiro.

Publicado

em

Por

Reunião com sindicato dos servidores públicos na prefeitura de Jundiaí
Encontro reuniu integrantes da administração, servidores e o Sindicato dos Funcionários Públicos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em compromisso com a valorização dos servidores municipais, a Prefeitura de Jundiaí mantém a proposta de reajuste salarial para 2024, que garante um aumento de 7,39% aos funcionários. A proposta, que já foi discutida com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos de Jundiaí (SISPMUJ), será encaminhada à Câmara Municipal para votação. Reajuste acima da inflação e medidas adicionais de valorização…

Continuar lendo
Publicidade