Anvisa aprova uso de duas novas vacinas bivalentes contra a Covid19
Connect with us

Saúde

Anvisa aprova uso de duas novas vacinas bivalentes contra a Covid19

As vacinas bivalentes poderão ser aplicadas como dose de reforço na população acima de 12 anos no Brasil.

Published

on

Atualizado há

(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite da última terça-feira (22), em uma reunião extraordinária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso das “vacinas bivalentes” contra a Covid19 produzidas pela Pfizer. Considerados de “segunda geração”, os imunizantes foram elaborados para oferecer proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes, por isso chamada bivalentes.

Segundo a decisão da Anvisa, as vacinas bivalentes podem ser aplicadas no Brasil como dose de reforço na população acima de 12 anos. A autorização é para uso emergencial e foi aprovada por unanimidade pelos cinco diretores da agência reguladora.

“As vacinas atuais ainda demonstram eficácia na prevenção de casos graves e óbitos. Contudo, as vacinas bivalentes se apresentam como mais uma ferramenta que pode ser incorporada na estratégia de vacinação para combate à Covid19”, disse a diretora da Anvisa e relatora do caso, Meiruze Freitas, que deu parecer favorável às vacinas bivalentes da Pfizer.

Confira os imunizantes aprovados:

  • bivalente BA.1: protege contra a cepa original e também contra a subvariante ômicron BA.1;
  • bivalente BA.4/BA.5: protege contra a cepa original e também contra as subvariantes ômicron BA.4/BA.5.

Em nota, a Pfizer declarou que é esperado que as vacinas BA.1 e BA.4/BA.5 cheguem ao Brasil nas próximas semanas. O contrato atualmente vigente de fornecimento de vacinas da Pfizer ao país inclui a entrega de potenciais vacinas adaptadas à novas variantes e/ou para diferentes faixas etárias.

“Ressaltamos que a vacina monovalente original segue disponível para uso imediato nos postos de saúde e continuam sendo importante instrumento no combate à COVID19, seja como esquema primário, assim como dose de reforço”, afirmou a empresa.

Bem-estar

Mau hálito? Saiba quais as causas mais comuns e como combater o problema

Apesar de ser frequentemente associada à má higiene bucal, suas causas podem ser diversas. Confira.

Published

on

como combater mau hálito
Foto: Canva

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é um problema que atinge uma parcela significativa da população e pode ter impacto direto na vida social e profissional das pessoas. Mais do que apenas um desconforto momentâneo, a halitose pode ser um indicativo de problemas bucais ou até de condições sistêmicas de saúde. Apesar de ser frequentemente associada à má higiene…

Continue Reading

Saúde

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue

A cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro e maio, foram 21.158 ocorrências. Em abril, no pico da pandemia, 8.365 pessoas adoeceram.

Published

on

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, um panorama sobre a dengue foi apresentado aos médicos e aos enfermeiros da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde. Para não repetir o cenário deste ano, Jundiaí reforça estratégias para o enfrentamento e o combate à doença. De acordo com o último Boletim de Arboviroses, a cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro…

Continue Reading

Saúde

Soluços em bebês: entenda por que acontecem e como ajudar

Em bebês, os soluços podem começar ainda no útero, sendo uma resposta natural do sistema nervoso em desenvolvimento.

Published

on

Soluços em bebês
Foto: Canva

Os soluços em bebês são uma ocorrência comum e, na maioria das vezes, inofensiva. Apesar de causarem curiosidade e, em alguns casos, preocupação, eles fazem parte do desenvolvimento natural do organismo do bebê e raramente indicam algum problema de saúde. Entenda por que eles acontecem e saiba como lidar com essas situações. O que são os soluços? Os soluços são…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content