Bebê que nasceu prematuro e nunca saiu do hospital ganha festa de aniversário de funcionários
Conecte-se conosco

Saúde

Bebê que nasceu prematuro e nunca saiu do hospital ganha festa de aniversário de funcionários

Miguel nasceu com apenas 24 semanas de gestação e com 480 gramas. Por causa do parto prematuro, ele desenvolveu complicações e permanece internado na UTI neonatal

Publicado

em

Bebê que nasceu prematuro e nunca saiu do hospital ganha sua primeira festa de aniversário
Bebê que nasceu prematuro e nunca saiu do hospital ganha festa de aniversário de funcionários (Foto: Arquivo Pessoal)

Uma equipe de médicos, enfermeiros e demais funcionários do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), em São José do Rio Preto (SP), se juntou para organizar uma festa de aniversário para Miguel, que nasceu prematuro e nunca saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. 

Recentemente, o bebê comemorou um ano de vida como um verdadeiro herói, literalmente, com direito a ensaio fotográfico e tudo mais!

Juliana Lopes, 27 anos, mãe de Miguel, conta que o parto do filho foi feito precocemente, com apenas 25 semanas de gestação. Ele nasceu com 480 gramas e desenvolveu diversas complicações de saúde. 

“Ele teve que ser submetido a cinco cirurgias. Duas foram feitas no intestino, uma nos olhos, uma para fechar uma veia do coração e última foi a abertura de um orifício na traqueia, uma traqueostomia”, afirma a mãe.

Desde julho do ano passado, o bebê permanece internado: recebe acompanhamento diário e atenção constante dos enfermeiros, médicos e outros profissionais.

LEIA TAMBÉM:

Pequena jundiaiense que nasceu com 560 gramas é considerada “milagre da medicina”

Após 102 dias internada, bebê recebe alta com festa no HU de Jundiaí

Naturalmente, o convívio diário criou um forte vínculo entre Miguel e a equipe que cuida dele. Logo surgiu a ideia de fazer uma festinha que demonstrasse o sentimento deles pela criança e sua família.

“O Miguel ganhou nosso coração pela incrível vontade de viver que tem. Ele passou por muitos momentos difíceis. Para nós, ele é uma lição de vida porque sempre deu a volta por cima e superou. Então nós resolvemos fazer a festa”, explica enfermeira Graziela Generato.

Segundo a enfermeira, cada um ajudou de alguma maneira. A festa foi organizada nos detalhes, desde a decoração, a roupa, a sessão de fotos, a comida.

Aliás, as festas, no plural, a equipe fez quatro, cada uma com um tema diferente para que todos pudessem participar.

“A última festa foi realizada na noite de terça-feira (23). Eu fiquei extremamente feliz e emocionada. Passou um filme na cabeça. Eu lembrei de tudo que nós já superamos. Antes eu tinha pouca esperança. Agora mudou tudo”, afirma a mãe de Miguel.

Os funcionários acompanham desde o início, ao lado da família, a batalha que Juliana e o marido, Michael de Brito, travam para superar as dificuldades do nascimento prematuro do garoto. “Ficamos muito emocionados ao ver a alegria da família durante as festas e poder participar desse momento inesquecível. A Juliana nos agradeceu muito e não acreditou em toda dedicação que tivemos”, afirma Graziela.

Fonte: Razões para Acreditar

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo
Publicidade