Bruno Covas piora e recebe diagnóstico de líquido nos pulmões e no abdômen
Connect with us

Saúde

Bruno Covas piora e recebe diagnóstico de líquido nos pulmões e no abdômen

O prefeito de São Paulo está internado desde o dia 15 de abril, em função de um tratamento de câncer

Published

on

Atualizado há

Bruno Covas, prefeito de São Paulo (Foto: Reprodução VEJA - Kaio Lakaio/VEJA)

Desde o dia 15 de abril, quando foi constatada metástase nos ossos e fígado, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, está internado. Apesar do novo tratamento, Covas não pôde receber alta, pois foi identificado a presença de líquido nas pleuras, tecidos que revestem os pulmões e o tórax.

As informações foram confirmadas em coletiva de imprensa da equipe médica do Hospital Sírio Libanês, na tarde desta quarta-feira (21). De acordo com os médicos, o prefeito poderia receber alta e continuar com um novo tratamento oncológico, mas na sexta-feira (16) foi constatada a presença de líquido no abdômen e nos dois pulmões, desencadeada pela presença dos nódulos no fígado.

Covas enfrenta um câncer na região da cárdia, localizada na transição entre o estômago e o esôfago, com metástase em outras áreas do corpo. O líquido fica mais exatamente entre as pleuras, tecidos que revestem os pulmões e o tórax. Um tratamento com drenos foi iniciado no dia seguinte.

“O prefeito veio fazer uma avaliação rotineira e os exames de imagem, endoscópicos e gerais mostraram avanço da doença, tanto na região do fígado, quanto no aparecimento de lesões ósseas. Isso fez com que os oncologistas adotassem uma nova proposta terapêutica composta de dois quimioterápicos e dois imunobiológicos”, disse o médico David Uip.

Os médicos explicaram que todos possuem líquido pleural, uma composição de água e proteínas, e que o acúmulo dele em pacientes que passam pelo tratamento oncológico é rotineiro. O pequeno volume de líquido causa incômodo na função respiratória, mas segundo a equipe, a situação do prefeito está bem controlada, com condição clínica “bem confortável”, sendo a única dificuldade a previsão de quando o líquido será totalmente drenado para que ele receba alta hospitalar.

Situação atual

O médico David Uip disse que alguns pacientes podem ser liberados com drenos, mas a equipe optou por interná-lo para que se adeque ao novo tratamento. Covas também começou a receber alimentação por meio de uma sonda durante as madrugadas, enquanto dorme, para auxiliar no ganho de peso. Durante o dia, ele se alimenta normalmente.

De acordo com a equipe médica, o prefeito emagreceu um pouco, mas a complementação nutricional visa especialmente prepará-lo para o novo tratamento. Ainda de acordo com a equipe médica, Bruno Covas responde bem ao tratamento e permanecerá despachando do hospital, ainda que restrito, sem exposição pública.

Redes sociais

Nas redes sociais, Bruno Covas agradeceu o apoio que vem recebendo.  “A luta continua e o trabalho não pode parar. O apoio e o carinho que recebo todos os dias me dão cada vez mais força. Seguirei como sempre: de cabeça erguida e cumprindo, junto com minha equipe, nossos compromissos com São Paulo”, disse Covas nas redes sociais.

Primeiro diagnóstico

O prefeito da capital foi internado pela primeira vez em outubro de 2019, quando chegou ao hospital com infecção, que evoluiu para trombose venosa profunda (coágulos) na perna direita. Os coágulos subiram para o pulmão, causando o que é chamado de embolia. Durante os exames, médicos detectaram o câncer na cárdia, região entre o esôfago e o estômago, com metástase no fígado e nos linfonodos. Após oito sessões de quimioterapia, o tumor regrediu, mas, segundo a equipe médica, não foram suficientes para vencer o câncer. Após novos exames, o prefeito iniciou o tratamento com imunoterapia.

Em janeiro de 2021, após ser reeleito nas eleições municipais e continuar no cargo, Covas anunciou uma nova fase de procedimentos no combate à doença. Ele tirou uma licença de 10 dias, quando passou a ser submetido a sessões de radioterapia. Na época, estavam previstas 24 sessões de radioterapia complementares para o tratamento. Em abril deste ano, exames apontaram novos pontos de câncer nos ossos e no fígado.

Bem-estar

Mau hálito? Saiba quais as causas mais comuns e como combater o problema

Apesar de ser frequentemente associada à má higiene bucal, suas causas podem ser diversas. Confira.

Published

on

como combater mau hálito
Foto: Canva

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é um problema que atinge uma parcela significativa da população e pode ter impacto direto na vida social e profissional das pessoas. Mais do que apenas um desconforto momentâneo, a halitose pode ser um indicativo de problemas bucais ou até de condições sistêmicas de saúde. Apesar de ser frequentemente associada à má higiene…

Continue Reading

Saúde

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue

A cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro e maio, foram 21.158 ocorrências. Em abril, no pico da pandemia, 8.365 pessoas adoeceram.

Published

on

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, um panorama sobre a dengue foi apresentado aos médicos e aos enfermeiros da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde. Para não repetir o cenário deste ano, Jundiaí reforça estratégias para o enfrentamento e o combate à doença. De acordo com o último Boletim de Arboviroses, a cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro…

Continue Reading

Saúde

Soluços em bebês: entenda por que acontecem e como ajudar

Em bebês, os soluços podem começar ainda no útero, sendo uma resposta natural do sistema nervoso em desenvolvimento.

Published

on

Soluços em bebês
Foto: Canva

Os soluços em bebês são uma ocorrência comum e, na maioria das vezes, inofensiva. Apesar de causarem curiosidade e, em alguns casos, preocupação, eles fazem parte do desenvolvimento natural do organismo do bebê e raramente indicam algum problema de saúde. Entenda por que eles acontecem e saiba como lidar com essas situações. O que são os soluços? Os soluços são…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content