Campanha contra Pólio segue nas UBSs
Connect with us

Saúde

Campanha contra Pólio segue nas UBSs

A gotinha é para crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente de já terem tomado todas as doses na rotina

Published

on

Atualizado há

Vacinação
O reforço visa visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí prossegue com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário das salas de vacinação. Caso o Ministério da Saúde não prorrogue novamente a data, a ação termina nesta sexta-feira (30).

A gotinha é para crianças de 1 a 4 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente de já terem tomado todas as doses na rotina, desde que tenham recebido três doses da vacina inativada contra Pólio (VIP). A ação de reforço, desencadeada no dia 8 de agosto, visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País. Em países como os Estados Unidos e Israel, onde a doença já estava erradicada, ressurgiram casos.

De acordo com o último balanço da Vigilância Epidemiológica (VE), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), em Jundiaí, foram vacinadas 10.631 crianças com a dose adicional, ou seja 53% do público-alvo. A meta é atingir 95% das crianças aptas.

Para alavancar a campanha, a aplicação também ocorre nas escolas de Educação Infantil I da rede municipal de ensino e nas creches conveniadas, na presença dos pais ou responsáveis ou mediante autorização assinada.

Multivacinação
Para a campanha de multivacinação – voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos – estão disponíveis 18 imunizantes contra várias doenças. Entre elas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Covid19
O Município também realiza campanha contra Covid-19, com aplicação das doses nas UBSs e no polo de vacinação, na Cidade Administrativa (antiga Creche do Idoso). O local, na avenida Alexandre Ludke, 780 (próximo ao Terminal Hortolândia), é polo exclusivo para a aplicação do imunizante Coronavac em crianças entre 3 e 4 anos, e também oferta as doses anteriores para o público a partir de cinco anos e a vacina contra Influenza para pessoas a partir de 6 meses até o término do estoque da cidade.

Bem-estar

Como escolher o melhor colchão: dicas essenciais para garantir sua saúde e conforto

Confira nossas dicas para acertar na escolha e garantir noites de sono reparadoras e saúde a longo prazo.

Published

on

Como escolher o melhor colchão
Foto: Canva

Um bom colchão é fundamental para a qualidade do sono e para a saúde do corpo. Escolher o modelo ideal pode parecer uma tarefa complicada diante das inúmeras opções disponíveis no mercado. Entretanto, compreender as características e os materiais dos colchões pode fazer toda a diferença. Confira nossas dicas para acertar na escolha e garantir noites de sono reparadoras e…

Continue Reading

Saúde

Vacina brasileira contra o câncer de próstata começa a ser testada nos EUA

Pesquisa levou 25 anos para ser desenvolvida e testes clínicos começaram a ser feitos na última semana.

Published

on

Vacina contra o câncer de próstata.
Testes clínicos estão sendo feitos pela FDA (Foto: Canva)

O tratamento do câncer de próstata pode ter um salto revolucionário graças a uma vacina desenvolvida no Brasil pelo médico gaúcho Fernando Kreutz, que começou a ser testada nos Estados Unidos. A fase de testes clínicos está sob supervisão da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA).  O processo terapêutico da vacina envolve fragmentos do tumor do próprio…

Continue Reading

Bem-estar

Mudanças bruscas de temperatura: como minimizar o impacto na saúde

Durante períodos de transição climática, infecções respiratórias podem se espalhar mais rapidamente. Veja como se prevenir.

Published

on

Mudanças bruscas de temperatura como minimizar o impacto na saúde
Foto: Canva

Com a chegada de uma época do ano em que as temperaturas variam drasticamente entre os dias, muitos acabam sofrendo com os efeitos dessas mudanças bruscas no organismo. Oscilações térmicas podem desencadear problemas respiratórios, enfraquecer o sistema imunológico e agravar doenças crônicas. Mas é possível minimizar esses impactos com algumas medidas simples e eficazes. Por que as mudanças de temperatura…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content