Campanha Nacional contra Pólio e Multivacinação é neste sábado
Connect with us

Saúde

Campanha Nacional contra Pólio e Multivacinação é neste sábado

em Jundiaí, dia D da campanha ocorrerá em dez pontos, confira!

Published

on

Atualizado há

Vacinação contra Pólio e Sarampo tem Dia D, neste sábado (18), das 8h às 17h (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Neste sábado (20) será realizado o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Jundiaí, a aplicação ocorrerá em dez pontos. Além disso, também estarão disponíveis as doses contra Covid-19 e Influenza.

Primeiramente, contra a Poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). Por fim, para a multivacinação, o público-alvo são crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Desencadeada no dia 8 de agosto pelo Ministério da Saúde, a campanha visa reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no País, além disso, vai aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendas pelo Plano Nacional de Imunização e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes. Assim, a meta é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de cinco anos contra a Pólio. Em Jundiaí, são 20.184 pessoas nessa faixa etária e, até o momento, 1.534 crianças de 1 a 4 anos receberam a dose da vacina.

Adultos

Os adultos também podem aproveitar para atualizar as carteiras de vacinação. No caso da vacina contra Influenza, a aplicação ocorrerá até que se esgote o estoque. Além de um documento de identidade, basta apresentar a carteirinha. Assim também, no caso da vacina contra Covid-19, quem não estiver com o comprovante, pode informar no momento e será emitido outro imediatamente.

“Será um dia para mobilizarmos todos e alavancar a aplicação de todas as vacinas em Jundiaí. Precisamos recuperar a cobertura para todas as vacinas recomendas pelo Plano Nacional de Imunização. As equipes da saúde estão mobilizadas e à espera das crianças, dos adolescentes e dos adultos”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, enfermeira Maria do Carmo Possidente.

CONFIRA OS LOCAIS

Das 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h30

  • UBS Hortolândia (rua Palmira Cervi Bárbaro, 91);
  • UBS Anhangabaú (Rua Hans Staden, 40);
  • UBS Rami (rua Cica, 1345);
  • Nova UBS Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358);
  • Clínica da Família do Almerinda Chaves (rua José Ribeiro Barbosa, 20);
  • Nova UBS Tulipas (rua Ana Congani Bocalão, 80);
  • UBS Colônia (rua. Profª. Benedita Siqueira de Godoy, 11);
  • Nova UBS Jundiaí Mirim (rua Josefa Piccolo, 198, Jardim Bandeiras).

Das 8h às 12h

  • UBS Ivoturucaia (rua Profª Valderez A. C. C. Lopes, 210);
  • UBS Santa Gertrudes (rua Alice Guimarães Pelegrini, 780).

Saúde Pública

Vacinação contra Covid-19 retorna em quatro unidades de saúde de Jundiaí

Município aplicou 3.598 doses da vacina Spikevax em crianças de até 5 anos, com meta de 22.705 imunizações.

Published

on

Criança recebendo vacina contra Covid-19 em UBS de Jundiaí
Vacinação está disponível a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí (SP) recebeu uma nova remessa com 200 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação nos grupos definidos pelo Ministério da Saúde. Diante da quantidade limitada, a UGPS centralizou a aplicação em quatro equipamentos de saúde: Clínica da Família 1 – Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540; Clínica da Família Hortolândia – Rua Campinas, 58;…

Continue Reading

Bem-estar

Mau hálito? Saiba quais as causas mais comuns e como combater o problema

Apesar de ser frequentemente associada à má higiene bucal, suas causas podem ser diversas. Confira.

Published

on

como combater mau hálito
Foto: Canva

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é um problema que atinge uma parcela significativa da população e pode ter impacto direto na vida social e profissional das pessoas. Mais do que apenas um desconforto momentâneo, a halitose pode ser um indicativo de problemas bucais ou até de condições sistêmicas de saúde. Apesar de ser frequentemente associada à má higiene…

Continue Reading

Saúde

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue

A cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro e maio, foram 21.158 ocorrências. Em abril, no pico da pandemia, 8.365 pessoas adoeceram.

Published

on

Jundiaí reforça estratégias para enfrentamento da dengue
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta semana, um panorama sobre a dengue foi apresentado aos médicos e aos enfermeiros da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde. Para não repetir o cenário deste ano, Jundiaí reforça estratégias para o enfrentamento e o combate à doença. De acordo com o último Boletim de Arboviroses, a cidade acumula 22.723 casos de dengue, com 16 mortes. Entre fevereiro…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content