Bancos de sangue de SP estão operando em estado crítico
Conecte-se conosco

Coronavírus

Bancos de sangue de SP estão operando em estado crítico

Dados são da Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

Publicado

em

Bolsa de sangue
Postos de coletas estão segundo medidas de prevenção ao novo coronavírus (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Os hemocentros estão operando em situação crítica para a maioria dos tipos sanguíneos, segundo a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Apesar de os postos de coleta estarem seguindo medidas de prevenção, com a disponibilização de máscaras e álcool em gel para doadores, distanciamento social e agendamento para evitar aglomerações, o número continua baixo.

O número é reflexo de dúvidas e medo da população em contrair o vírus. Para esclarecer a situação, o portal ‘R7 Notícias’ separou as principais dúvidas sobre o ato que pode salvar vidas. Confira:

Quem já teve Covid-19 pode doar?

Sim, pois ainda não existe nenhum dado científico que comprove a infecção transfusional por coronavírus.

Segundo a Fundação Pró-Sangue, pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus que tiveram alguma infecção decorrente da doença são consideradas inaptas para doar por 30 dias. Para os assintomáticos, a doação pode ser feita após a recuperação clínica.

Já para quem teve contato, seja domiciliar ou profissional, com casos suspeitos ou confirmados, a determinação é de que sejam aguardados 14 dias após o último dia de contato para realizar a doação de sangue.

Para agendar a doação, basta acessar o site a seguir: https://prosangue.hubglobe.com/entrar

Quem não teve Covid-19 pode doar?

Sim! Os pré-requisitos para se tornar um doador de sangue são: ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e levar documento de identidade original com foto.

Após a triagem realizada no posto de coleta, fica impedido de doar o candidato que for diagnosticado com anemia no teste realizado imediatamente antes da doação, com hipertensão ou hipotensão arterial, batimentos cardíacos irregulares e febre.

Mulheres grávidas ou amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses, também estão inaptas a fazer a doação.

Restrição permanente

Quem testou positivo para HIV, teve hepatite após os 10 anos de idade, teve malária ou algum tipo de câncer, diabético com complicações vasculares ou em uso de insulina não podem doar sangue permanentemente. Clique aqui para saber mais!

Informações da COLSAN Jundiaí

A Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN) fica na Rua XV de Novembro, 1848, Vila Municipal, Jundiaí. Mais informações pelo telefone (11) 4521-4025.

Com informações do portal de notícias ‘R7’.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade