Brasileiro que já teve Covid-19 é vacinado nos Estados Unidos no primeiro dia do ano
Conecte-se conosco

Coronavírus

Brasileiro que já teve Covid-19 é vacinado nos Estados Unidos no primeiro dia do ano

Douglas Felizardo é técnico oftálmico e mora há quatro anos no país norte-americano.

Publicado

em

Brasileiro é vacinado contra Covid-19 nos Estados Unidos
Foto: Arquivo pessoal/ Douglas Felizardo

Douglas Axel Felizardo começou seu 2021 com mais esperança. Natural de Sertãozinho, em São Paulo, o brasileiro mora há quatro anos no estado de Maryland, nos Estados Unidos. Douglas chegou a ser infectado com a Covid-19 em março de 2020, e teve a oportunidade de ser vacinado no primeiro dia deste ano.

Por ser profissional da área da saúde, o técnico oftalmológico de 27 anos recebeu a primeira dose da vacina contra a doença na sexta-feira (1º). De acordo com ele, para o G1, por causa da infecção chegou a ficar duas semanas sem paladar e olfato, além de ter apresentado falta de ar e febre alta.

Ainda assim, não precisou ser internado e pôde se recuperar em casa. “Foi um pesadelo. Fiquei com medo de morrer”, contou.

Depois da primeira dose da vacina, diz estar mais aliviado e, agora, aguarda a aplicação da segunda dose do imunizante, que está agendada para o dia 19 de janeiro. Douglas também disse ter o desejo se que a sensação de alívio se estendesse aos familiares no Brasil.

“Quando soube que seria vacinado, eu fiquei muito feliz. Foi uma sensação de luz no fim do túnel. Sensação de alívio, mas ao mesmo tempo tristeza, porque queria que meus familiares tivessem a mesma oportunidade que eu tive”, afirmou.

A vacina que Felizardo recebeu foi a da Pfizer, aprovada nos EUA no dia 13 de dezembro. O país também começou a aplicação da vacina da Moderna no dia 20 do mês passado.

Convocação para a imunização

A residência de Douglas nos EUA se deve ao seu casamento com um norte-americano. Depois de conseguir aprimorar seu inglês, o brasileiro se interessou pela área da saúde e ingressou em um curso técnico de enfermagem. Assim, ao ser certificado, conseguiu um emprego em um hospital da cidade, onde trabalhou por dois anos.

Como técnico oftalmológico, agora Douglas trabalha com cirurgiões especializados em olhos. Dessa forma, desde que soube do início das vacinações, soube que estava na lista dos primeiros a serem imunizados.

“Já estávamos cientes que agentes de saúde, não importando a posição, seriam os primeiros a tomar a vacina. Com isso na quinta-feira (31), recebemos um e-mail dos nossos supervisores dizendo que havia chegado a nossa vez”, explicou.

A vacinação do profissional aconteceu no salão de um hospital de Maryland. De acordo com ele, o processo foi simples e organizado, mesmo com a grande fila. Douglas não apresentou nenhuma reação adversa ao imunizante.

“O processo de agendamento foi super simples. O que eu fiz foi clicar no link que me mandaram, agendar, e ir ao local programado para receber a vacina. Não demorei muito. O que tive que fazer foi esperar na fila, assinar alguns documentos e aguardar minha vez. No final, esperei por 15 minutos em uma sala para ver se tinha alguma reação”, contou.

Leia também:

Com informações do G1.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade