Casamentos adiados e aniversários cancelados: os planos que mudaram por causa do coronavírus
Conecte-se conosco

Coronavírus

Casamentos adiados e aniversários cancelados: os planos que mudaram por causa do coronavírus

Em Jundiaí, famílias suspenderam as comemorações para prezar pela saúde dos convidados

Publicado

em

Atualizado há

À esquerda, casal abraçado na praia; à direita, mãe segura bebê no colo e pai beija o pé
O casamento de Thais e o aniversário de um aninho do Levi precisaram ser suspensos pelo medo da chegada do coronavírus. (Foto: Arquivo pessoal)

Thais Defendi Rosa e Alan Fernando Cotelezze deveriam estar em lua de mel nesta sexta-feira (27). Mas o casamento não aconteceu.

A cerimônia planejada durante um ano para o último 21 de março foi cancelada um dia antes.

“Convidamos 300 pessoas. Na última semana, começamos a receber os cancelamentos. Não seriam nem 100 no dia”, explica Thais, depois de casar no civil na tarde de terça-feira (24). “Os fornecedores estavam preparados para nos atender, mas todos já colocavam muitas restrições”.

Selfie de Alan e Thais

Thais e Alan casaram no último dia 24 no civil. (Foto: Arquivo pessoal)

A banda não desceria do palco para interagir com os convidados. Na igreja, não seria possível trocar abraços e cumprimentos. Os membros do buffet trabalhariam de máscara cirúrgica: o casamento seria diferente daquele planejado nos mínimos detalhes.

“Tudo isso fez com que a nossa festa começasse a perder o sentido. Somos de famílias muito animadas e que estavam na expectativa e pouco a pouco foi distorcendo tudo”, confessa a nutricionista.

“Não era mais o nosso casamento. Não era o que a gente tinha programado”.

Embora parecesse ser o certo a se fazer, tomar a decisão de cancelar o casamento no dia anterior, foi dolorido. A data foi remarcada e ficou para março de 2021.

“Conseguimos vender todos os docinhos. A decoradora fez buquês com as flores da decoração e vendeu para pessoas que doaram os arranjos para idosos que não podiam receber visitas. Isso tudo fez com que os fornecedores conseguissem reverter o prejuízo”, detalha Thais. “Eles também decidiram nos atender no próximo ano sem custos adicionais”, completa.

A espera de um ano será dolorida, mas Thais garante que ela e o agora, marido, estão com o coração tranquilo.

“Porque quando acontecer, ela vai ser do jeito que sempre sonhamos”.

Primeiro aniversário

Levi Lima Gadelha, de 11 meses, comemorou 11 “mesversários”. A cada mês de vida, as famílias se encontravam para cantar parabéns e comer bolo. Mas a festa tão aguardada para comemorar o 1º ano de vida do pequeno não vai acontecer.

No dia 10 de março, a mãe Bárbara Lima Gadelha enviou o convite a todos os convidados. Seis dias depois, o comunicado: “decidimos cancelar o aniversário do Levi em respeito a todos, principalmente aos idosos e pessoas de risco, em relação ao coronavírus”.

A biomédica reconhece a importância da quarentena e para ela, não haveria outra opção. No dia em que tomou a decisão com o esposo, Murilo Gadelha, as aulas na Itália começavam a ser suspensas.

“Eu imaginei que logo seria um “boom” e que o melhor a fazer era evitar contato com os bisavós e as outras crianças”, conta.

Com a chegada e aumento de casos do novo coronavírus no Brasil, Levi que não dispensa festa e diversão, vai precisar esperar um pouco para comemorar o 1º aninho.

“Vamos fazer um bolinho para nós, mas a comemoração do aniversário não haverá mais. Talvez, em alguns meses, façamos uma festinha pra ele”, garante a mãe. Mas ela deixa claro: “não adiamos. Achamos melhor cancelar”.

Pai e mãe, estidos de Chaves e Chiquinha, seguram Levi no colo com balões de festa com o número 11

O último mesverário do pequeno Levi foi com o tema do programa Chaves. (Foto: Arquivo pessoal)

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade