Covid: pacientes de Jundiaí passam por tratamento após alta médica
Conecte-se conosco

Coronavírus

Covid: pacientes de Jundiaí passam por tratamento após alta médica

Em um local específico para receber pacientes com sequelas do vírus são oferecidos atendimentos em fisioterapia e psicologia

Publicado

em

ambulatório
Tratamento envolve fisioterapia, reforço com medicamentos e até atendimento psicológico (Foto: Divulgação/PMJ)

Gilson Lopes teve Covid19 no final de janeiro deste ano e permaneceu 10 dias internado. Passou pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva) devido às complicações da doença, mas se recuperou e teve alta médica. Já em casa, ele recbeu uma ligação: era uma teleconsulta da Prefeitura de Jundiaí. O serviço, criado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, é oferecido para quem ficou com sequelas do vírus e inclui, entre outros serviços, fisioterapia e atendimento psicológico.

“No atendimento já pediram exames e enviaram medicamentos. Eu sentia muita canseira, ao ponto de ser difícil tomar banho, além de perceber falta de memória. Já identificaram alteração na questão cardíaca e pressão. Estou fazendo tratamento com fisioterapeuta e psicóloga. Só tenho elogios, o atendimento é excelente”, comenta Lopes.

Segundo a Prefeitura, um ambulatório para tratamentos pós-Covid foi montado em 2020, para estes acompanhamentos. “Percebemos que muitos pacientes apresentavam fragilidades como falta de ar, fraqueza muscular, além de questões psicológicas após a doença que precisavam de tratamento. Decidimos, então, fazer a separação desse atendimento, uma vez que o fluxo é específico para agilizar a recuperação dos pacientes. Os tratamentos são realizados pelo tempo necessário e totalmente gratuitos”, comenta Tiago Texera, gestor de Promoção da Saúde.

O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo, que faz a avaliação dos pacientes após o recebimento da alta do Hospital São Vicente (HSV).

ambulatório covid

Patrícia é uma das profissionais que promove o atendimento no ambulatório (Foto: Divulgação/PMJ)

“Com o relatório de comunicação do hospital, é feita a busca ativa do paciente pela nossa equipe e agendada uma teleconsulta com médicas clínicas e pneumologistas. Se for constatado que não há sequelas, o paciente segue na Unidade Básica de Saúde próxima à residência, caso seja necessário o tratamento, ele é encaminhado para o Ambulatório Pós-COVID-19”, explica Patrícia Ledo Martins Costa, geriatra e referência técnica da Saúde do ambulatório.

Avaliação

Ao chegar no ambulatório, o paciente é avaliado, orientado pela equipe multidisciplinar e encaminhado para continuidade do cuidado. Quem precisa de tratamento mais intensivo é encaminhado para Reabilitação no Centro de Reabilitação Jundiaí (CRJ).

Após a conclusão dos tratamentos, o paciente retorna para nova consulta. “Analisamos a evolução e a necessidade de seguir ou não com algum acompanhamento mais específico com cardiologista ou pneumologista, por exemplo”, lembra Patrícia.

Elisa Fatica Canna, 72 anos, passou pelo tratamento no Ambulatório Pós-COVID-19 em 2020, após ficar 12 dias internada, sendo 10 na UTI do São Vicente. “Como eu sentia cansaço e um pouco de falta de ar, a equipe me indicou para fazer fisioterapia. Depois das sessões eu me senti muito melhor e tive alta. Já passei por dois retornos no Ambulatório e tenho mais uma consulta. Apesar da alta, eu continuo a fazer o acompanhamento na UBS do Jardim Esplanada, inclusive tenho retorno já agendado para levar o resultado dos exames no começo de abril”, conta.

“Fui muito bem atendida, tanto no hospital quanto no ambulatório”, elogia Elisa, que já recebeu a primeira dose da vacina.

 

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade