Crianças e gestantes farão teste de coronavírus em Jundiaí
Conecte-se conosco

Coronavírus

Crianças e gestantes farão teste de coronavírus em Jundiaí

Testagem da população tem sido ferramenta de destaque no combate à doença

Publicado

em

Foto de bebê em consulta médica
Crianças atendidas pela rede de Saúde pública de Jundiaí serão convidadas a participar da pesquisa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí tem, a partir das deliberações do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), implementado a testagem da população para o novo coronavírus desde o mês de abril, com a certificação de laboratório que atende a rede de pública de Saúde para a realização dos exames de detecção do vírus Sars-CoV-2 e as testagens rápidas dos sintomáticos.

Na sequência, o Inquérito Epidemiológico implantado abarcou, além das pessoas com sintomas, os assintomáticos – com a testagem feita em endereços sorteados. Agora, a pesquisa alcança as crianças e gestantes atendidas nos equipamentos públicos conforme os parâmetros do estudo, estabelecidos pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e Hospital Universitário (HU).

A testagem da população tem sido ferramenta de destaque entre os países mais bem-sucedidos no combate à Covid-19. A Alemanha, por exemplo, testa 2,5% da população e é referência no enfrentamento à doença. Jundiaí testará mais de 5% da população para mapear a circulação do vírus além de identificar outras questões como a transmissibilidade.

“Mapear o avanço da doença é a ferramenta para combater a pandemia. Jundiaí, a partir do CEC, se antecipa e investe em pesquisas paralelamente ao atendimento demandado pela Covid-19. Com o Inquérito Epidemiológico abrangendo as crianças e gestantes, será possível identificar circunstâncias para a contaminação pelo novo coronavírus que ainda não são conhecidas, como a transmissão de gestante para bebê e entre os familiares. São descobertas que auxiliarão o mundo todo”, argumenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A pesquisa tem por objetivo identificar a circulação da Covid-19 entre gestantes e seus recém-nascidos atendidos no Hospital Universitário, crianças e adolescentes menores de 18 anos atendidas na rede pública de Jundiaí, além das crianças do grupo integrante da pesquisa Zika Vírus, já realizada pela FMJ.

Ao todo serão avaliadas 200 gestantes em trabalho de parto, e 100 crianças acompanhadas pelo projeto Coorte Zika Vírus atendidas pela equipe do HU de Jundiaí e região, além de 500 crianças sintomáticas e assintomáticas da rede de Atenção Básica de Saúde de Jundiaí. De acordo com o coordenador da pesquisa e infectologista, professor da FMJ, Saulo Passos, a pesquisa é ampla e buscará dados em transmissão vertical e horizontal.

“Queremos saber como acontece a transmissão da Covid-19, por isso escolhemos grupos que ainda não contam com informações claras. Entre as gestantes, por exemplo, se positivadas antes do parto, terão coletados material da placenta e do cordão umbilical, para verificar se existe a transmissão classificada como vertical”, explica o professor, acrescentando que a doença será investigada também com os parentes dos casos positivos, para acompanhamento do período de transmissibilidade da doença e o potencial de transmissão.

“De posse dessas informações é possível adotar medidas específicas, por exemplo, para a retomada das aulas”, aponta o professor.

Público

As gestantes serão convidadas a partir do atendimento no HU, em busca do parto. No caso das mães ou crianças positivas para Covid-19, as famílias também serão testadas para identificar a o avanço do vírus e o potencial de transmissão.

Já as crianças que fazem parte do projeto Coorte Zika, todas serão acompanhadas. Já as crianças e adolescentes serão convidadas a partir de atendimento na Rede de Unidades Básicas de Saúde de Jundiaí (UBSs), conforme os critérios estabelecidos pela pesquisa.

“Não há agendamento para a realização do teste. São amostras da cidade, detalhadas por idade entre outros parâmetros, que serão convidadas a participar da pesquisa”, comenta o médico.

“Durante esta Pandemia, a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) se torna uma grande parceira da Prefeitura Municipal de Jundiaí (PMJ), em especial neste Inquérito Epidemiológico, que vem sendo ampliado e por meio de um projeto de pesquisa do Prof. Dr. Saulo Passos, iniciou a testagem em crianças e gestantes”, explica o diretor da instituição, Prof. Dr. Evaldo Marchi.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, explica que a implementação da fase faz com que o Inquérito Epidemiológico de Jundiaí se destaque. “As informações são fundamentais para o avanço da ciência e da sociedade. Conhecer o inimigo é o primeiro passo para se vencer uma guerra. O inimigo invisível Sars-CoV-2 ainda é novo e pouco se sabe sobre ele. Ajudar a avançar no conhecimento é colaborar para o avanço da humanidade contra a doença”, salienta.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade